quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Porto Iracema das Artes promove aulas de dança gratuitas com bailarinos internacionais nos dias 30 e 31 de outubro

Ofertando 48 vagas, as atividades serão ministradas por artistas de países como Alemanha e França
(Foto: Mika Pasco)

Em parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, promove, nos dias 30 e 31 de outubro, aulas de dança ministradas por bailarinos internacionais. Ofertando 48 vagas ao todo, as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A programação especial começa na quinta-feira (30), com a masterclass da coreógrafa e pesquisadora Léna Blou, da ilha caribenha de Guadalupe, acompanhada pelos músicos Allan Blou e Félix Flauzin. Reconhecida por seu trabalho com o estilo folclórico Gwoka, a artista ensina movimentos da Techni’ka, método que investiga a harmonia da desordem e estuda a dimensão da dança Bigidi, símbolo da adaptação e resistência do povo guadalupense. A atividade acontece das 14h às 17h.
Na sexta-feira (31), a programação segue com a Masterclass de Dança Contemporânea ministrada pelo bailarino e coreógrafo Clébio Oliveira, da Alemanha, das 10h30 às 12h. Baseando-se nas pesquisas do artista sobre memórias e afetos, o momento promete transformar o corpo em um arquivo vivo que transita entre poesia, improvisação e performance. 
Ainda na sexta, de 16h às 17h30, o público também pode marcar presença na oficina “Corpos”, conduzida pelo francês Hubert Petit-Phar junto ao brasileiro Augusto Soledade, artistas da Cia La Mangrove, companhia de dança de Pantin, na França. A atividade propõe uma imersão criativa que dialoga com tradições ancestrais, como o candomblé, e princípios contemporâneos da dança. O objetivo é convidar os participantes a explorarem suas identidades e territórios de movimento, além de refletir sobre o corpo como espaço de resistência. 
Promovidas a partir de parceria entre o Curso Técnico em Dança (CTD), da Porto Iracema das Artes, e a Bienal Internacional de Dança do Ceará, as atividades não exigem inscrição, respeitando a ordem de chegada dos participantes. 
SOBRE OS ARTISTAS 
Léna Blou é antropóloga, dançarina, coreógrafa e educadora de Guadalupe. Criadora do método pedagógico contemporâneo Techni’ka, inspirado nos ritmos e danças gwoka, Blou é fundadora do Centro de Estudos de Dança e Coreografia, da Companhia Trilogie Léna Blou e do Larel Bigidi’Art. Sua trajetória une arte, pesquisa e educação, explorando a desordem e a adaptabilidade como formas de resistência criativa diante das precariedades sociais, políticas e ambientais.
Clébio Oliveira é bailarino, coreógrafo e professor com Licenciatura Plena em Dança. Radicado em Berlim desde 2008. Sua pesquisa investiga memórias, afetos e camadas sociais, transformando o corpo em um arquivo vivo e passageiro. Suas obras transitam entre poesia, improvisação e pesquisa performativa, explorando o movimento como linguagem sensível e pensamento encarnado.
Augusto Soledade é coreógrafo e pesquisador, e atualmente professor titular de dança na Universidade da Flórida (EUA). Augusto Soledade é nascido na Bahia (Brasil) e fundador e diretor artístico da companhia Brazzdance em Miami. 
Hubert Petit-Phar é coreógrafo, dançarino e pedagogo. Fundou, com Delphine Cammal, a Companhia La Mangrove, onde desenvolve criações inspiradas na cultura caribenha e em autores como Maryse Condé e Édouard Glissant. Hoje, divide sua atuação entre criação artística, formação e projetos de território entre a Guadeloupe e a região da Seine-Saint-Denis.

SERVIÇO:
Masterclass “Techni’ka”, com Léna Blou (Guadalupe)
Quando: 30/10, das 10h30 às 12h
Onde: Sala da Wilemara Barros - Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema, Fortaleza)
Vagas: 20 vagas
Gratuito e aberto ao público

Masterclass “Dança Contemporânea”, com Clébio Oliveira (Alemanha)
Quando: 31/10, das 14h às 17h
Onde: Sala da Wilemara Barros - Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema, Fortaleza)
Vagas: 8 vagas
Gratuito e aberto ao público

Oficina “Corpos” com Hubert Petit-Phar (França) e Augusto Soledade (Brasil)
Quando: 31/10, das 16h às 17h30
Onde: Sala da Wilemara Barros - Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema, Fortaleza)
Vagas: 20 vagas
Gratuito e aberto ao público

Nenhum comentário: