O XV Workshop e Simpósio Latino-Americano de Digestão Anaeróbia (daal.ufc.br) ocorre em Fortaleza, de 14 a 17 de outubro, no Hotel Oásis Atlântico Imperial. A organização é da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Embrapa Agroindústria Tropical.
Com o tema "Contribuindo para a Transição Energética e Descarbonização", o evento apresenta discussões sobre os avanços e desafios científicos e tecnológicos dos processos relacionados ao tratamento anaeróbio de resíduos sólidos e líquidos, enfatizando as contribuições para a economia circular. Os presidentes do evento são o professor André Bezerra dos Santos, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, e Renato Carrhá Leitão, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Na programação, serão realizados cursos, mesas-redondas, palestras, visitas técnicas e apresentações orais que abordam temas como a revalorização de resíduos, transição energética e captura de CO₂, recuperação de energia via metano ou hidrogênio, recuperação de nutrientes e compostos químicos de base, reúso de águas e lodo, entre outros produtos preciosos. Também serão realizados os encontros da Rede Mulheres do Biogás e da Rede Biogásfort.
Na manhã do dia 14, a professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, moderou a mesa sobre o papel da digestão anaeróbia na transição energética e descarbonização. Participaram os palestrantes Gustavo Possetti, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Airton Kunz, da Embrapa, e Hugo Nery dos Santos, da Marquise Ambiental.
Serão discutidos, ao longo da programação, tópicos sobre águas residuárias industriais, esgoto sanitário, biomassa, biogás, modelagem e controle, recuperação de nutrientes, remoção de contaminantes emergentes, economia circular e avaliação de ciclo de vida, entre outros. O evento busca promover a troca de conhecimento entre academia, sociedade, órgãos governamentais e setor empresarial.
O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais da área, gestores, políticos, projetistas, instituições de fomento, companhias e empresas atuantes no setor de saneamento, indústrias, órgãos públicos e empresas privadas, ONGs e organismos de cooperação internacional interessados e atuantes na área de digestão anaeróbia.
O público geral terá acesso liberado para visitação aos estandes dos expositores. O controle de acesso será restrito apenas aos auditórios e aos demais espaços destinados à programação técnica e social do evento. Todas as informações estão disponíveis no site (daal.ufc.br) e no perfil do evento no Instagram (instagram.com/daalfortaleza).
Fonte: André Bezerra dos Santos, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC - e-mail: andre23@ufc.br
Imagem em anexo: Guilherme Silva/UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário