Expert XP anuncia participação de Andre Agassi e Caio Amato

A Expert XP, maior festival de investimentos do mundo, anuncia as participações de Andre Agassi, ex-tenista profissional, e Caio Amato, Presidente Global da Oakley, como palestrantes da edição de 2026.
No painel “Reinventar-se para Vencer: Liderança, Propósito e Coragem”, Agassi irá compartilhar seus ensinamentos e experiências que o levaram a ser uma referência máxima no tênis, sendo oito vezes campeão de Grand Slams.
Andre Agassi é um ícone esportivo internacional e um dos atletas mais populares e admirados de todos os tempos. De forma notável, seu impacto fora das quadras pode até superar suas conquistas esportivas, sendo referência em liderança, disciplina e alta performance. Seu compromisso com a filantropia e com a retribuição à sociedade, especialmente na área da educação, já impactou e continua impactando inúmeras vidas. A liderança, a disciplina e as realizações de Andre, assim como sua disposição em compartilhar abertamente os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória, fizeram dele um dos palestrantes e embaixadores mais requisitados do mundo.
Já Caio Amato traz sua perspectiva única sobre como transformar inovação, propósito e pertencimento em valor, uma visão que inspira empresas e líderes em todo o mundo. Reconhecido pela Vogue Business entre os TOP 100 Innovators 2025 e listado pela World Future Awards entre os TOP 30 Tech Voices, Caio Amato é considerado uma das vozes mais influentes do cenário global em inovação, construção de marca e propósito.
Com mais de duas décadas de experiência, lidera a Oakley em um ciclo histórico de cinco anos consecutivos de crescimento recorde de faturamento. Esse resultado é fruto de sua visão futurista, de inovações marcantes e de parcerias com ícones como Travis Scott, Kylian Mbappé, Jaylen Brown, Patrick Mahomes e Mikaela Shiffrin.
Além de Agassi e Caio Amato, a Expert XP 2026 já conta com as participações da ex-secretária do Tesouro Americano Janet Yellen, do historiador econômico britânico Sir Niall Ferguson e de Mike Pompeo, 70º Secretário de Estado dos EUA.
Agora, com três dias abertos ao público geral, com novos formatos e espaços, a Expert XP já está com as vendas abertas, disponível no site oficial: www.expertxp.com.br. O evento acontece nos dias 23 a 25 de julho, no São Paulo Expo.  Em sua última edição, o evento reuniu mais de 50 mil participantes, 230 patrocinadores e 350 palestrantes, em mais de 120 horas de conteúdo.
 
Serviço
Evento: Expert XP 2026
Data: 23 e 25 de julho de 2026
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Pré-venda:  disponível no site oficial: www.expertxp.com.br

Ambev mantém viva a tradição dos maiores São Joões do Norte e Nordeste em ano de Copa do Mundo

Com Brahma em grandes festejos juninos, companhia conecta duas paixões nacionais em um ano marcado pelo encontro entre São João e Copa do Mundo

Em 2026, o coração do Brasil pulsa no ritmo do forró e no grito de gol. Duas das maiores paixões nacionais voltam a dividir espaço no calendário: o São João e a Copa do Mundo. No Norte e Nordeste, onde junho transforma cidades inteiras em celebração, a Ambev amplia sua atuação nos festejos juninos e, por meio de Brahma, leva ativações e experiências para alguns dos principais polos da temporada.
As iniciativas da marca estão em importantes festejos do calendário junino. Em Maracanaú (CE), Mossoró (RN), Parnaíba (PI) e Belém (PA). Brahma acompanha algumas das maiores celebrações do período. Em Fortaleza (CE), Natal (RN), São Luís (MA), Salvador (BA) e Recife (PE), a presença da marca nos festejos ganha reforço com o Ginga, projeto que leva experiências inspiradas na cultura da torcida brasileira e no clima da Copa do Mundo.
Entre os destaques estão o retorno de Brahma ao São João de Caruaru após uma década e o quinto ano consecutivo de parceria com Campina Grande. Durante os jogos da Seleção Brasileira, a marca promove transmissões e ações especiais que levam o clima da Copa para dentro dos festejos, aproximando ainda mais duas celebrações que mobilizam milhões de brasileiros.
Na Bahia, a presença da marca alcança 12 cidades e ganha reforço com a chegada da Arena Nº1, Rua N1 e Arena Chopp em Salvador. A Rua N1 também marca presença em Fortaleza e Recife, ampliando as opções de entretenimento para quem acompanha os jogos da Seleção Brasileira durante o período junino. A ação reforça o papel dos bares como verdadeiros palcos da torcida durante a Copa do Mundo, celebrando espaços que fazem parte da cultura brasileira e onde duas grandes paixões nacionais - futebol e cerveja - se encontram. 
Além das ativações nos festejos, a temporada marca a chegada das novas latas temáticas da Copa do Mundo, iniciativa que integra o movimento nacional “Tá Liberado Acreditar” e reforça a conexão da marca com momentos de celebração e torcida.
Além do valor cultural, as festas juninas exercem papel relevante na economia e no turismo do Nordeste, movimentando diferentes setores e contribuindo para a geração de emprego, renda e valorização das tradições regionais.
“O São João é uma celebração que movimenta cidades inteiras, fortalece a cultura local e ocupa um lugar muito especial na identidade brasileira. Para Brahma, estar presente nesses momentos é uma forma de valorizar e celebrar o que torna essas festas tão únicas”, afirma Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.
Ao longo do período junino, em bares, pontos de venda e operações credenciadas espalhadas pelos circuitos das festas, o público poderá encontrar marcas como Brahma, Brahma 0,0%, Budweiser, Michelob Ultra, Original e Stella Pure Gold, ampliando as opções para diferentes ocasiões de consumo e preferências dos consumidores. A presença de marcas do segmento de escolhas equilibradas reforça o compromisso da companhia em ampliar as possibilidades de escolha, oferecendo alternativas para quem deseja celebrar com moderação, sem abrir mão da experiência e do sabor. Michelob Ultra também estará presente nas ativações da Arena Nº1 e do Ginga, reforçando a participação do portfólio da companhia nos principais projetos da temporada.
Durante a Copa do Mundo, bares e estabelecimentos parceiros se tornam pontos de encontro para quem acompanha os jogos e participa da programação junina, reunindo diferentes públicos em um mesmo ambiente de celebração. Nesse contexto, a força e a diversidade do portfólio da Ambev permitem atender diferentes ocasiões de consumo, incluindo opções 0,0% álcool que contribuem para uma experiência alinhada às preferências de cada consumidor.
Ampliando essa homenagem à cultura brasileira, a marca também desembarca no Festival de Parintins. Com latas especiais decoradas nas cores azul e vermelho, Brahma presta homenagem aos bois Caprichoso e Garantido e celebra o orgulho, a tradição e a diversidade que marcam uma das manifestações culturais mais emblemáticas do país.

Sobre a Ambev
Sonhamos grande por um futuro com mais brindes. Esse é o nosso propósito. Mais do que uma empresa brasileira com operações em 18 países, somos uma companhia com um portfólio diversificado que ajuda a conectar pessoas e impulsiona o crescimento em todo o ecossistema. Isso inclui iniciativas como o BEES, nossa plataforma projetada para parceiros do varejo, e o Zé Delivery, um aplicativo de entrega de bebidas disponível em mais de 700 cidades.
No Brasil, temos uma equipe de mais de 24 mil pessoas que compartilham a paixão por produzir bebidas e por fazer parte dos momentos de celebração e conexão que mais importam aos brasileiros. Nossa cultura incentiva a experimentação, a inovação e o desenvolvimento de soluções que geram valor para consumidores, clientes e parceiros.
Estamos comprometidos em construir marcas que resistam ao teste do tempo e em produzir bebidas com os mais altos padrões de qualidade e excelência. Acreditamos que a cerveja deve ser apreciada com responsabilidade, e é por isso que promovemos o consumo responsável por meio de iniciativas, parcerias e campanhas baseadas em evidências. Também trabalhamos para oferecer aos consumidores opções equilibradas para diferentes ocasiões e estilos de vida, expandindo nosso portfólio e investindo em soluções que atendam às diversas preferências e momentos de consumo dos brasileiros.

O São João está mais doce? Especialista alerta para o excesso de açúcar nas comidas típicas

Nutricionista explica como aproveitar os festejos juninos sem descuidar da saúde e alerta para os perigos da alta carga glicêmica nas receitas tradicionais

O aroma do milho cozido, o brilho dos amendoins caramelizados e o calor do licor são sinais inequívocos de que o São João chegou. A mesa junina brasileira, historicamente fundamentada em ingredientes naturais como o milho e o coco, tornou-se, ao longo dos anos, um cenário de alta concentração de açúcar. Entre pamonhas, canjicas, bolos de milho e bebidas açucaradas, a soma de calorias e glicose pode transformar a celebração em um desafio metabólico para o organismo.
O consumo excessivo de açúcar refinado não é apenas uma questão de calorias, mas um fator de risco para picos de insulina e processos inflamatórios. Segundo Paulo Telles, nutricionista da Clínica SiM, o alerta se faz necessário especialmente pelo acúmulo de alimentos doces ao longo de vários dias de festa.
"É comum vermos receitas que carregam no açúcar não apenas pelo sabor, mas por questões de textura e conservação. O problema é que essa carga glicêmica elevada, quando somada ao consumo frequente de bebidas alcoólicas doces ou industrializadas, pode causar picos de insulina significativos, prejudicando o controle glicêmico, principalmente em pessoas com pré-diabetes ou diabetes," explica Telles.

O desafio do equilíbrio
Além das sobremesas, o especialista chama a atenção para a invisibilidade do açúcar nas bebidas típicas. O licor, símbolo das festas no Nordeste, possui um alto teor de açúcar residual, o que potencializa os efeitos negativos quando consumido em excesso.
Para quem não abre mão das tradições, a orientação profissional foca na estratégia de compensação e escolha consciente. O nutricionista ressalta que a restrição radical raramente é sustentável durante períodos festivos, mas a moderação é inegociável.
"A recomendação não é proibir o consumo, mas praticar o equilíbrio. Optar por versões caseiras com menos adoçante, priorizar as preparações salgadas à base de milho e monitorar a frequência são estratégias fundamentais. O corpo humano não precisa de restrição severa, mas de moderação consciente para evitar que a alegria da festa termine em um desconforto metabólico," completa o especialista.

Para manter a saúde durante os festejos, o nutricionista recomenda algumas condutas práticas:

Fracione o consumo: Evite ingerir vários doces de uma só vez. A ingestão fracionada ao longo do dia ajuda o organismo a processar a glicose de forma mais gradual.

Priorize o salgado: Entre as opções de milho, dê preferência ao milho cozido ou assado, que preserva as fibras naturais e não possui adição de açúcar ou leite condensado.

Aposte na proteína: Antes de consumir doces típicos, tente incluir uma fonte de proteína ou gordura boa na refeição anterior. Isso ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar no sangue.

Atenção às bebidas: Intercale o consumo de licor ou outras bebidas alcoólicas com doses de água. A hidratação auxilia o corpo a metabolizar os componentes do álcool e o excesso de glicose.

Leia rótulos: Em caso de produtos industrializados, verifique a lista de ingredientes. O açúcar aparece sob diversos nomes, como xarope de glicose ou sacarose.

Uma dica final para o período é manter a hidratação com água entre as doses de licor ou doces, garantindo que o metabolismo tenha suporte para processar o excesso de glicose ingerido durante os festejos.

O Bar é nossa arquibancada: Rua Nº1 prepara dia de festa e torcida no Mercado dos Pinhões

Ação da Brahma reúne torcedores para acompanhar Brasil x Escócia em Fortaleza, em um dia marcado pela tradição junina e pela paixão pelo futebol

A Rua Nº1 Brahma promete transformar o dia 24 de junho em uma grande celebração no centro de Fortaleza. Em meio ao clima de São João que toma conta do bairro, a iniciativa convida os torcedores a viverem mais um capítulo da Copa do Mundo acompanhando a partida entre Brasil e Escócia em um ambiente de encontro, festa e muita torcida.
O dia será embalado pela movimentação característica das festas juninas da região,  reunindo moradores e visitantes em uma celebração marcada por música, cultura popular e alegria. A programação ajuda a aquecer o clima do Mercado dos Pinhões na Rua Nº1 para acompanhar a Seleção, com momentos especiais no intervalo do jogo.
Com transmissão da partida, ambientação temática e ativações especiais, a Rua Nº1 reforça a proposta de que o bar é o estádio do brasileiro, reunindo amigos, famílias e apaixonados por futebol para torcer juntos.
A iniciativa integra o movimento “Tá Liberado Acreditar”, plataforma de Brahma para a Copa do Mundo de 2026 que convida os brasileiros a reacenderem a confiança na Seleção e compartilharem a emoção da competição. A Cerveja Nº1 também lançou a promessa de liberar a cerveja que os torcedores deixaram de brindar durante os 24 anos sem um título mundial, caso o Brasil conquiste a Copa do Mundo de 2026.
Após reunir o público na última rodada, a expectativa é de mais uma tarde e noite de celebração na capital cearense, unindo duas paixões que movem os brasileiros: o futebol e as festas populares.

Serviço
Rua Nº1 Brahma
Mercado dos Pinhões – Centro, Fortaleza
24 de junho
Transmissão de Brasil x Escócia

Jazz em Cena homenageia o Clube da Esquina em show especial no Banco do Nordeste Cultural

O projeto Jazz em Cena apresenta no sábado, 27/6, às 20h, no Banco do Nordeste Cultural Fortaleza, uma atração especialíssima, em celebração ao Clube da Esquina, unindo à música mineira a influência do jazz, revisitando clássicos e lados B com amplo espaço para a improvisação.
Assim é o show "Certas Canções São Eternas", que os multi-instrumentistas e produtores musicais Anfrísio Rocha e Luiz Vianna, acompanhados de outros grandes nomes da cena cearense, apresentam especialmente para o público do projeto Jazz em Cena. 
Com Anfrísio Rocha nos teclados, no violão e na voz e Luiz Vianna na guitarra e no violão, os artistas recriarão canções históricas do Clube da Esquina, recentemente revisitados em grande intensidade, em todo o País, após a despedida do cantor e compositor Lô Borges.
No baixo, Márcio Cardoso. Na bateria, Ricardo Pontes. Participação: Família Vilas Boas, com Edinho, Yayá e Vinicius.
Entre os temas, espaço para os improvisos, a interação e a liberdade que caracterizam o jazz e marcam o público do projeto Jazz em Cena, em sua 11a. temporada, no Banco do Nordeste Cultural.
"A música de Minas sempre me influenciou, sempre esteve muito presente na minha formação musical. Escutei muito essa galera! Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges e Flavio Venturini, principalmente", conta Anfrísio Rocha, produtor de singles e álbuns para inúmeros artistas, no estúdio Som do Mar, em Fortaleza, colaborador em inúmeros discos, shows, DVDs, especiais audiovisuais, mixagens, masterizações e outros projetos musicais.
"Na casa dos meus pais, eu e meus irmãos ouvíamos muito os discos desses quatro. Até hoje os meus arranjos puxam um pouco, sem querer até, pra música de Minas. Claro que depende da música. Mas no geral os arranjos que faço têm essa influência", destaca Anfrísio, que é formado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, tem mais de 40 anos de trabalho como músico e mais de 30 anos como produtor musical. Mais recentemente o estúdio Som do Mar se mudou da Praia de Iracema para o Centro de Fortaleza.
"Sempre sonhei em tocar o repertório do Clube da Esquina. Vou tocar teclado, algo que aprendi por conta de tanto escutar o Flavio Venturini, observar ele cantando, tocando, escutar os arranjos", destaca Anfrísio Rocha.
A Família Vilas Boas também conta com uma forte conexão com a cena musical de Minas Gerais, tendo sido premiada no tradicionalíssimo Festival Nacional da Canção, o Fenac, no Interior mineiro, e realizado shows em espaços referenciais de Belo Horizonte, como o Bar e Museu Clube da Esquina, o Barbazul e a Casa Outono. Um caminho que Anfrísio e Luiz Vianna esperam seguir, em breve, com o show "Certas Canções São Eternas".

Serviço:
Jazz em Cena, show de Anfrísio Rocha, Luiz Vianna e banda, no Banco do Nordeste Cultural Fortaleza. Sábado, 27/6, às 20h, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro. Ingressos gratuitos disponíveis desde já no site e app Outgo. Ingressos remanescentes serão distribuídos momentos antes do show, no Banco do Nordeste Cultural Fortaleza. Participação especial: Família Vilas Boas.

Caio Castelo faz show quinta, 25/6, às 19h, lançando o disco "V", no Cantinho do Frango

Nesta quinta-feira, 25/06, às 19h, o cantor, compositor e produtor musical Caio Castelo faz show tocando na íntegra seu novo álbum, “V”, no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71 - Aldeota)

No palco, a mesma banda das gravações: Ednar Pinho no baixo, Ayrton Pessoa no piano e sintetizadores e Jully Nobre na bateria, além de Caio na voz e guitarras. O show acontece em meio a uma sequência de lançamentos de clipes que, juntos, irão integrar um álbum visual com lançamento previsto para agosto.
V traz uma sonoridade influenciada pelo rock e definida pelo próprio processo de gravação: em apenas 3 dias com Caio e sua banda tocaram as músicas ao vivo, com todas as possibilidades e limitações que isso agrega à identidade sonora. Neste novo trabalho, o músico reflete sobre a presença, a atenção e a empatia como respostas possíveis para uma sociedade cada vez mais dispersa, anestesiada e em desacordo.
A noite contará com pocket-show de abertura, com o compositor e cantor cearense Dalwton Moura e o maestro Luciano Franco, apresentando composições da dupla e uma canção de Dalwton e do saudoso mestre Tarcísio Sardinha, do álbum recentemente lançado, "A Cor do Teu Olhar", que reúne vários intérpretes, de CE, SP, RJ, MG e ES, celebrando a obra de Sardinha, nos quatro anos desde a despedida do grande multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor..
Ouça “V”, novo álbum de Caio Castelo: https://onerpm.link/182170037238
Sobre Caio Castelo
Com cinco álbuns de estúdio e um ao vivo lançados, Caio vem se apresentando pelo Brasil e exterior, com destaque para turnê nacional em 2017, em Cabo Verde em 2014 e pelo Nordeste em 2024. Como produtor, diretor musical e instrumentista, acompanha artistas como Silvero Pereira, Mulher Barbada, Tiago Araripe, entre outros; além de colaborações com nomes como Ivete Sangalo, Guilherme Kastrup, Alê Siqueira, Marcelo Jeneci, Zeca Baleiro e Lorena Nunes. Está à frente do selo e estúdio Orelha e do grupo instrumental Drama Machine.

Serviço: 
Show Caio Castelo e banda no Cantinho do Frango. 
Rua Torres Câmara, 71. Quinta-feira, 25/6, 19h. 
Couvert artístico: R$ 25. 
No Sympla e na própria casa. 
Abertura: Dalwton Moura e Luciano Franco. 
Mais informações: @caiocasteloooo.

ESTREIA DA SEMANA: “Supergirl” renova a heroína da DC em aventura irregular

Com uma interpretação marcante de Milly Alcock e uma abordagem mais madura da personagem, filme aposta no drama espacial e na emoção, mas encontra dificuldades para manter o equilíbrio narrativo

Após o enorme sucesso de Superman no reinício cinematográfico comandado por James Gunn, a expectativa em torno de Supergirl era inevitavelmente alta. Inspirado na premiada HQ Supergirl: Woman of Tomorrow, de Tom King e Bilquis Evely, o longa dirigido por Craig Gillespie abandona a imagem tradicional da prima sorridente do Homem de Aço para apresentar uma protagonista marcada por perdas, ressentimentos e cicatrizes emocionais.

O resultado é um filme que possui ambição visual e narrativa, mas que oscila entre momentos genuinamente emocionantes e uma irregularidade que impede a obra de alcançar o mesmo impacto de seu antecessor.

Milly Alcock, conhecida mundialmente por House of the Dragon, é sem dúvida o grande acerto da produção. A atriz constrói uma Kara Zor-El vulnerável, sarcástica e muitas vezes relutante em assumir o papel de heroína. Sua interpretação traz humanidade a uma personagem que poderia facilmente cair em estereótipos de força e perfeição.
A trama acompanha Kara em uma jornada intergaláctica ao lado da jovem Ruthye, interpretada por Eve Ridley, em busca de vingança contra o responsável pela destruição de sua família. A estrutura lembra um faroeste espacial, misturando ficção científica, fantasia e drama pessoal. A influência da HQ original aparece claramente no tom melancólico e na tentativa de transformar a aventura em uma reflexão sobre trauma, luto e identidade.
Visualmente, Supergirl impressiona em vários momentos. Há cenários cósmicos grandiosos, criaturas exóticas e sequências que demonstram um cuidado estético superior ao de boa parte dos filmes recentes do gênero. Entretanto, alguns efeitos digitais apresentam inconsistências perceptíveis, principalmente nas cenas de ação mais carregadas de computação gráfica.
Jason Momoa surge como Lobo e entrega exatamente o que se espera do personagem: exagero, humor e carisma. Sempre que aparece em cena, o filme ganha energia. O problema é que sua presença acaba sendo tão marcante que, em determinados momentos, ameaça roubar a atenção da própria protagonista.
O maior obstáculo da produção está no ritmo. Ao tentar equilibrar desenvolvimento psicológico, construção de universo e espetáculo visual, o roteiro se alonga além do necessário. Existem sequências contemplativas que funcionam muito bem isoladamente, mas que acabam comprometendo a fluidez da narrativa. O filme frequentemente parece dividido entre ser um épico espacial intimista e um blockbuster tradicional, sem conseguir harmonizar completamente essas duas propostas.
Ainda assim, Supergirl merece reconhecimento por tentar algo diferente dentro do gênero dos super-heróis. Em vez de repetir a fórmula tradicional de origem e salvação do mundo, o filme investe em uma protagonista falha, traumatizada e emocionalmente complexa. Nem todas as escolhas funcionam, mas há coragem criativa em seguir esse caminho.
No fim das contas, Supergirl está longe de ser um desastre e também distante de se tornar uma obra-prima da DC. É um filme competente, visualmente atraente e sustentado por uma protagonista excelente, mas que sofre com excessos narrativos e um desenvolvimento irregular. Uma experiência interessante para os fãs do novo universo DC e uma demonstração de que Milly Alcock tem potencial para se tornar uma das figuras centrais da franquia nos próximos anos.
Em Fortaleza, uma das melhores opções para conferir Supergirl nas telonas é a rede UCI Cinemas, no Shopping Iguatemi Bosque, que oferece salas com tecnologia de projeção de última geração e grande conforto para o público. Outra excelente alternativa é o Cinemas Benfica, tradicional espaço exibidor da capital cearense e um dos mais queridos pelos cinéfilos da cidade.
A produção confirma que a nova fase da DC busca caminhos diferentes para seus personagens clássicos. Mesmo sem atingir plenamente suas ambições, Supergirl demonstra personalidade própria e abre possibilidades interessantes para o futuro do universo compartilhado idealizado por James Gunn.

SERVIÇO
SUPERGIRL 
Ficha Técnica
Título original: Supergirl: Woman of Tomorrow
Direção: Craig Gillespie
Roteiro: Ana Nogueira, baseado na HQ de Tom King e Bilquis Evely
Elenco: Milly Alcock, Eve Ridley, Jason Momoa, Matthias Schoenaerts, David Krumholtz e Emily Beecham
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica, Fantasia
País: Estados Unidos
Ano: 2026
Duração: 2h08min
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse
Kara Zor-El parte em uma jornada pelos confins da galáxia ao lado da jovem Ruthye Marye Knoll. Movida pelo desejo de ajudar a garota a encontrar justiça após uma tragédia familiar, Supergirl enfrenta mercenários, tiranos e criaturas alienígenas enquanto confronta seus próprios traumas e o peso de ser uma das últimas sobreviventes de Krypton.

Nota: 7,5/10
⭐⭐ Regular 



CINEMA/CRÍTICA: “Toy Story 5” prova que ainda há vida na franquia da Pixar

Com uma história emocionante sobre tecnologia, infância e imaginação, animação resgata a essência da série, mas repete fórmulas já conhecidas

Quando a Pixar anunciou Toy Story 5, a reação inicial de muitos fãs foi de desconfiança. Afinal, a franquia parecia ter encerrado sua trajetória de forma definitiva em Toy Story 3 e, posteriormente, encontrou uma despedida emocional para Woody em Toy Story 4. A pergunta era inevitável: havia realmente algo novo a ser contado?
A resposta é sim — embora não de maneira tão revolucionária quanto seus criadores talvez imaginassem.
Dirigido por Andrew Stanton, um dos nomes mais importantes da história da Pixar, o novo longa coloca Woody, Buzz Lightyear, Jessie e seus amigos diante de um desafio contemporâneo: a crescente dependência das crianças em relação às telas. Bonnie, agora mais velha, passa a dedicar sua atenção a um tablet inteligente chamado Lilypad, enquanto os brinquedos começam a questionar seu papel em um mundo cada vez mais digital. 
O tema poderia facilmente descambar para um discurso simplista contra a tecnologia, mas o roteiro demonstra maturidade ao evitar esse caminho. Em vez de condenar celulares, tablets e dispositivos eletrônicos, o filme discute como a imaginação infantil vem sendo transformada pelas novas formas de entretenimento. A reflexão é pertinente e dialoga diretamente com pais, filhos e até mesmo adultos que cresceram acompanhando a franquia. 
A grande surpresa está em Jessie. Pela primeira vez, a cowgirl assume papel central na narrativa e ganha o desenvolvimento emocional mais rico do filme. Joan Cusack entrega uma interpretação vocal carregada de sensibilidade, conduzindo alguns dos momentos mais emocionantes da produção. Diversos críticos internacionais apontaram justamente a personagem como o coração da história. 
Visualmente, Toy Story 5 é mais uma demonstração da excelência técnica da Pixar. A animação atinge um nível impressionante de detalhamento, especialmente nos cenários domésticos e nos efeitos de iluminação. Em vários momentos, o filme lembra por que o estúdio continua sendo uma das maiores referências mundiais em animação digital. 
No entanto, nem tudo funciona perfeitamente.
O principal problema é a sensação de repetição. A premissa de um brinquedo tradicional sentindo-se ameaçado por uma novidade tecnológica remete diretamente ao conflito central do primeiro Toy Story. Embora o contexto seja diferente, a estrutura narrativa frequentemente parece revisitar territórios já explorados pela franquia há mais de três décadas. Alguns críticos internacionais destacaram justamente essa falta de ousadia na construção da trama. 
Outro ponto discutível é o espaço reduzido dado a personagens clássicos como Rex, Hamm e Sr. Cabeça de Batata. Muitos acabam relegados a participações pontuais enquanto novos personagens recebem maior destaque. Essa crítica também apareceu entre fãs e espectadores nas primeiras discussões online sobre o longa. 
Ainda assim, a força emocional da franquia permanece intacta. Stanton compreende como poucos a conexão afetiva que o público desenvolveu com esses personagens ao longo de mais de 30 anos. Há cenas capazes de arrancar lágrimas mesmo dos espectadores mais resistentes, especialmente nas reflexões sobre crescimento, mudanças e a inevitável passagem do tempo. 
Talvez Toy Story 5 não alcance o impacto revolucionário dos dois primeiros filmes nem a perfeição emocional de Toy Story 3. Mas consegue algo que parecia improvável: justificar sua própria existência. Em uma época dominada por continuações desnecessárias, a Pixar entrega uma sequência que possui algo relevante a dizer sobre o mundo atual e sobre as novas gerações.
Para quem cresceu ao lado de Woody e Buzz, a experiência é especialmente tocante. O filme entende que seus espectadores envelheceram e usa essa maturidade para construir uma narrativa que conversa tanto com crianças quanto com os adultos que um dia levaram seus brinquedos favoritos para todos os lugares.
Em Fortaleza, as melhores opções para assistir à animação são as salas da rede UCI Cinemas, no Shopping Iguatemi Bosque, e o Cinemas Benfica, que segue como uma das referências para os apaixonados por cinema na capital cearense.
A verdade é que, mesmo após cinco filmes, a magia de Toy Story continua funcionando. Talvez não com a mesma intensidade de antes, mas ainda com emoção suficiente para lembrar por que essa é uma das franquias mais importantes da história da animação.

Nota: 8,5/10
⭐⭐⭐ BOM 

SERVIÇO
TOY STORY 5
Ficha Técnica
Direção: Andrew Stanton
Roteiro: Andrew Stanton e McKenna Harris
Elenco (vozes): Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Greta Lee, Conan O'Brien, Ernie Hudson e Bonnie Hunt
Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Família
País: Estados Unidos
Ano: 2026
Duração: 1h42min
Produção: Pixar Animation Studios
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures
Classificação Indicativa: Livre

Sinopse
Quando Bonnie passa a dedicar mais atenção a um moderno tablet inteligente chamado Lilypad, Woody, Buzz, Jessie e os demais brinquedos enfrentam uma crise existencial. Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, eles precisam descobrir se ainda existe espaço para a imaginação, a amizade e as brincadeiras tradicionais.

Faculdade Serra Dourada é lançada em Canaã dos Carajás e amplia oportunidades de ensino superior no sudeste do Pará


CEO da Trivento Educação, Débora Guerra - Foto: Paulo Henrique

Canaã dos Carajás deu mais um importante passo em direção ao fortalecimento da educação superior na última quarta-feira (17), com o lançamento oficial da Faculdade Serra Dourada, instituição mantida pela Trivento Educação. O evento de apresentação da nova unidade foi realizado no Espaço de Eventos Fantasie e reuniu autoridades municipais, representantes do setor produtivo, empresários, lideranças locais, educadores e profissionais da imprensa.

A chegada da Faculdade Serra Dourada acompanha o acelerado crescimento econômico e industrial vivenciado por Canaã dos Carajás e por toda a região sudeste do Pará, ampliando o acesso à formação acadêmica de qualidade e contribuindo para a qualificação de profissionais que atuarão em setores estratégicos para o desenvolvimento local.

Neste primeiro momento, a instituição inicia suas atividades oferecendo cursos presenciais e semipresenciais nas áreas de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A proposta acadêmica busca integrar teoria e prática, aproximando os estudantes das demandas reais do mercado de trabalho e das oportunidades geradas pelo crescimento regional.

A CEO da Trivento Educação, Débora Guerra, ressaltou o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para os desafios contemporâneos e alinhados às necessidades de desenvolvimento da Amazônia. Para ela, a chegada da Faculdade Serra Dourada representa a concretização de um projeto construído para ampliar oportunidades, fortalecer talentos locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

“Quando sonhamos juntos, os sonhos se tornam realidade. Mais do que sonhar, o que fazemos por meio da educação é trabalhar para transformar vidas e criar oportunidades concretas para as pessoas. E essa oportunidade chegou a Canaã dos Carajás com a Faculdade Serra Dourada. Queremos contribuir para a formação de profissionais qualificados, fortalecer o desenvolvimento da região e ajudar a construir um futuro cada vez mais promissor para o município”, destacou Débora Guerra.

Além dos cursos já disponibilizados, a Faculdade Serra Dourada prevê a ampliação gradual de seu portfólio acadêmico nos próximos ciclos de implantação. Entre as futuras graduações planejadas estão Direito, Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Gastronomia, Fonoaudiologia e Engenharia de Minas, reforçando a vocação da instituição para atender diferentes áreas do conhecimento e setores econômicos relevantes para a região.

Jô Marsaro amplia atuação da Rommanel no Nordeste com nova unidade em Fortaleza

Maior distribuidor Rommanel dos estados do Ceará e Pernambuco reforça sua atuação com nova loja em um dos principais centros comerciais da capital cearense

O Grupo Marsaro, referência no segmento de joias folheadas e maior distribuidor autorizado Rommanel nos estados do Ceará e Pernambuco, anuncia a inauguração de sua nova unidade no Shopping RioMar Fortaleza. A abertura reforça a estratégia de expansão e consolidação da marca na região, aproximando ainda mais os clientes da experiência Rommanel.
Sob a liderança da empresária Jô Marsaro, que acumula mais de 25 anos de atuação no setor, o Grupo Marsaro construiu uma trajetória pautada pela excelência no atendimento, desenvolvimento de empreendedores e fortalecimento da presença da Rommanel no Nordeste. Ao longo dos anos, a empresa tornou-se uma das principais responsáveis pela expansão da marca nos mercados cearense e pernambucano.
A nova loja chega com o propósito de oferecer aos consumidores um ambiente moderno e acolhedor, alinhado aos padrões nacionais da Rommanel. O espaço reúne coleções que refletem as principais tendências do mercado de joias folheadas, contemplando linhas femininas, masculinas e infantis, além de opções voltadas para presentes e ocasiões especiais.
Reconhecida nacionalmente pela qualidade de suas joias banhadas a ouro 18k e prata maciça 925, a Rommanel se destaca por unir sofisticação, inovação e design em peças que atendem diferentes perfis de consumidores. A nova unidade no RioMar Fortaleza reforça o compromisso do Grupo Marsaro em ampliar o acesso à marca e proporcionar uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.
Além do varejo, o Grupo Marsaro segue atuando como importante parceiro de revendedores e empreendedores da região, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento do mercado de joias folheadas no Nordeste.

Serviço
Rommanel RioMar Fortaleza
Shopping RioMar Fortaleza – Piso L1
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza (CE).

CINEMA/CRÍTICA: “Dia D” desperdiça uma grande premissa e se torna a maior decepção da carreira de Steven Spielberg

Em cartaz em Fortaleza na UCI Cinemas e no Cinemas Benfica, ficção científica do diretor se perde em um roteiro arrastado, conflitos sem resolução satisfatória e um desfecho frustrante

POR FELIPE PALHANO

Poucos cineastas possuem uma filmografia tão admirada quanto a de Steven Spielberg. Responsável por clássicos como Tubarão, E.T. – O Extraterrestre, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Jurassic Park e A Lista de Schindler, o diretor construiu uma carreira marcada pela capacidade de transformar histórias fantásticas em experiências cinematográficas inesquecíveis. Justamente por isso, Dia D (Disclosure Day), atualmente em cartaz em Fortaleza na rede UCI Cinemas e no Cinemas Benfica, acaba se revelando uma das maiores decepções de sua trajetória. 

A premissa é promissora: a humanidade é confrontada com a revelação definitiva da existência de vida extraterrestre e com décadas de segredos escondidos pelos governos. Com roteiro de David Koepp, parceiro de Spielberg em sucessos como Jurassic Park e Guerra dos Mundos, o longa parecia reunir todos os ingredientes para um retorno triunfal do diretor à ficção científica. 
No entanto, o que se vê na tela é um filme excessivamente longo e arrastado. A narrativa demora a avançar, dedica um tempo exagerado a subtramas pouco relevantes e se mostra incapaz de sustentar a tensão que a premissa promete. Ao longo de mais de duas horas, a sensação é de que a história gira em torno de si mesma, adiando constantemente respostas e soluções.
Embora parte da crítica internacional tenha recebido o filme com entusiasmo, veículos e espectadores mais céticos apontaram justamente aquilo que mais prejudica a experiência: a incapacidade do roteiro de desenvolver satisfatoriamente seus próprios mistérios. Em discussões entre espectadores, muitos classificaram a obra como uma grande decepção e chegaram a afirmar que faltou alguém para alertar Spielberg sobre a fragilidade do roteiro. Outros destacaram que as dificuldades enfrentadas pelos personagens são resolvidas de maneira simplista e que o desfecho provocou até risos involuntários em algumas salas de cinema. 
"Dia D" é um dos piores filmes de Spielberg

O problema mais evidente de Dia D está justamente em sua falta de resolução dramática. Spielberg parece mais interessado em prolongar o mistério do que em construir um clímax verdadeiramente impactante. Quando finalmente chega ao terceiro ato, o filme entrega respostas pouco convincentes e um final que está longe de justificar o tempo investido pelo espectador.

A impressão é a de assistir a uma longa preparação para algo grandioso que jamais acontece. O resultado é uma experiência frustrante, marcada por um excesso de duração e por uma narrativa incapaz de proporcionar a catarse emocional que caracterizou os grandes filmes do cineasta.

Tecnicamente, há qualidades inegáveis. A fotografia é elegante, os efeitos visuais são eficientes e Emily Blunt entrega uma atuação segura. Mas nem mesmo a competência técnica consegue compensar um roteiro que se mostra surpreendentemente vazio para os padrões de Spielberg.
Emily Blunt é a melhor razão para ver o filme 

Em uma carreira que redefiniu a ficção científica moderna, Dia D acaba se destacando não pela grandiosidade, mas pela sensação de oportunidade desperdiçada. Pode não ser o pior filme já dirigido por Steven Spielberg, mas certamente figura entre os mais decepcionantes de sua filmografia: uma obra excessivamente longa, dramaticamente irregular e com um final frustrante que deixa a impressão de que o mestre da fantasia e do suspense já foi capaz de oferecer muito mais.


DIA D
Cotação: ⭐⭐ / Razoável 

Título original: D-Day
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Spielberg e Tony Kushner
Gênero: Drama / Guerra
País: Estados Unidos
Ano: 2025
Duração: Aproximadamente 2h50
Distribuição: Universal Pictures
Elenco principal: Tom Hanks, Cillian Murphy, Mark Rylance, Barry Keoghan e Florence Pugh.
Sinopse
Ambientado durante os acontecimentos que antecederam e sucederam o desembarque aliado na Normandia, em 6 de junho de 1944, Dia D acompanha diferentes personagens envolvidos na maior operação militar da Segunda Guerra Mundial. Entre soldados, estrategistas e civis afetados pelo conflito, o filme busca retratar o impacto humano e emocional de uma data que mudou os rumos da história, alternando múltiplos pontos de vista e narrativas paralelas sobre coragem, medo, sacrifício e sobrevivência.
Classificação indicativa: 14 anos.

Rogério Gomes amplia ações sustentáveis e realiza nova edição do projeto ambiental em Fortaleza

Com patrocínio da Assembleia Legislativa do Ceará, ação acontece no próximo domingo (21), reunindo distribuição de sementes, materiais ecológicos e atividades de conscientização ambiental

Depois de iniciar uma série de ações voltadas à educação ambiental e ao incentivo à cidadania em frente a Assembleia Legislativa do Ceará, o jornalista Rogério Gomes, através do seu Blog e Rádio, promove a segunda edição do projeto “Sustentabilidade na Prática”, no domingo, 21 de junho, a partir das 8h, no Parque Adahil Barreto, em Fortaleza. A iniciativa conta com patrocínio da ALECE, por meio da Coordenadoria de Comunicação.
A ação faz parte das comemorações pelos dez anos de atuação do Blog do Rogério Gomes e amplia a proposta de aproximar comunicação e responsabilidade socioambiental por meio de atividades voltadas à população. A iniciativa busca estimular atitudes sustentáveis e fortalecer a consciência ambiental em espaços de convivência da capital cearense.
Nesta nova etapa, o público que frequenta o parque poderá participar de ações educativas e receber sementes de espécies nativas, além de materiais ecológicos voltados ao descarte correto de resíduos. A programação também contará com orientações sobre preservação ambiental e práticas sustentáveis para o dia a dia, conduzidas por uma equipe de promotores capacitados.
Segundo o jornalista e diretor do Blog e da Rádio do Rogério Gomes, Rogério Gomes, a proposta é transformar informação em participação efetiva da sociedade. “Nosso objetivo é fazer com que a discussão sobre sustentabilidade esteja presente na rotina das pessoas. A comunicação tem um papel importante nesse processo e queremos contribuir para uma cidade mais consciente e comprometida com o meio ambiente”, afirma.
Após as eleições, novas intervenções deverão ser realizadas em diferentes espaços públicos de Fortaleza, ampliando o alcance da iniciativa e incentivando o engajamento comunitário em torno das questões ambientais. Além das atividades presenciais, o projeto conta com uma campanha de divulgação desenvolvida pelo Blog do Rogério Gomes e pela Rádio do Rogério Gomes, com conteúdos institucionais e educativos que também poderão ser compartilhados pelos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará, entre eles TV Alece, Rádio Alece e o portal institucional.
Com foco na conscientização, na preservação ambiental e na mobilização da sociedade, o projeto “Sustentabilidade na Prática” reforça a importância de pequenas atitudes cotidianas na construção de uma Fortaleza mais sustentável.

SERVIÇO
Sustentabilidade na Prática – Segunda Ação
Realização: Blog e Rádio do Rogério Gomes – 10 anos
Patrocínio: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) – Coordenadoria de Comunicação
Data: Domingo, 21 de junho de 2026
Horário: A partir das 8h
Local: Parque Adahil Barreto – Fortaleza (CE)
Atividades previstas:
- Distribuição de sementes de plantas nativas;
- Entrega de materiais ecológicos;
- Orientações sobre sustentabilidade e descarte correto de resíduos;
- Ações de educação ambiental com equipe de promotores.

Centro do Café de Sombra do Ceará é selecionado para programa nacional da ABIC voltado à nova geração da cafeicultura brasileira

Projeto da Serra de Baturité está entre os 50 escolhidos do país e fortalece estratégia de inovação, torrefação artesanal e desenvolvimento territorial ligado ao café cultivado sob a Mata Atlântica

O Centro de Referência do Café de Sombra, sediado na comunidade do Uirapuru, em Baturité, no Maciço de Baturité (CE), acaba de conquistar reconhecimento nacional ao ser selecionado para integrar o Projeto Nano ABIC, iniciativa inédita da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) voltada ao fortalecimento de nano e microtorrefações de café em todo o Brasil.
Entre mais de 150 empreendimentos inscritos em nível nacional, apenas 50 foram escolhidos para participar da primeira turma do programa, que busca apoiar pequenos negócios com potencial de inovação, qualidade e conexão com os territórios produtores.
De acordo com Rose Henud, coordenadora do Centro de Referência do Café de Sombra, a seleção coloca o Maciço de Baturité entre os territórios emergentes da nova cafeicultura brasileira, marcada pela valorização dos cafés de origem, da produção sustentável e da agregação de valor dentro das próprias regiões produtoras. “A participação representa um passo estratégico para o Centro na consolidação de sua futura torrefação-escola e no fortalecimento de sua atuação como espaço de inovação, pesquisa, turismo, gastronomia e valorização da cafeicultura de montanha da Serra de Baturité”, comenta a gestora.
A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento territorial da região serrana, utilizando o café de sombra como ferramenta de preservação ambiental, formação, economia criativa e geração de renda para agricultores familiares e comunidades locais.
Cultivado sob a sombra da Mata Atlântica, o café produzido no Maciço de Baturité vem ganhando destaque por unir conservação ambiental, identidade cultural e sistemas agroflorestais tradicionais.
“Com a entrada no Projeto Nano ABIC, o Centro terá acesso a mentorias técnicas especializadas, qualificação de processos produtivos, aperfeiçoamento da torra, fortalecimento dos controles de qualidade e preparação para futuras certificações reconhecidas nacionalmente pela entidade”, explica Rose Henud.
Entre os impactos esperados estão o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, a ampliação das oportunidades de mercado para os cafés serranos e a estruturação de modelos de negócio mais sustentáveis e competitivos.
Além da produção cafeeira, o Centro do Café de Sombra vem consolidando uma atuação integrada envolvendo gastronomia territorial, audiovisual, juventude, cultura, turismo de experiência e preservação ambiental.
A seleção também fortalece a criação do Laboratório do Café de Sombra da Serra de Baturité, espaço voltado à pesquisa gastronômica, experiências sensoriais e desenvolvimento de produtos à base de café produzidos por moradores da região, incluindo trufas artesanais, licores, doces e receitas autorais ligadas à cultura cafeeira serrana.
Com a conquista, o Centro de Referência do Café de Sombra passa a integrar uma rede nacional de iniciativas inovadoras que vêm construindo o futuro da torrefação artesanal e dos cafés de origem no Brasil, levando o nome de Baturité e do Ceará para um dos principais programas de qualificação da indústria cafeeira brasileira.

Saiba mais:
Criado pela ABIC em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, o Projeto Nano promove uma jornada de incubação de seis meses com capacitações técnicas e gerenciais voltadas à profissionalização de pequenos empreendimentos ligados à torrefação de café.
O programa reúne conteúdos nas áreas de torra e qualidade do café; análise sensorial; legislação; adequação sanitária; gestão empresarial; registro de marcas; certificações; sustentabilidade e economia circular.
Segundo a ABIC, o objetivo do Projeto Nano é apoiar a entrada responsável de novos empreendimentos no mercado e promover o desenvolvimento sustentável das pequenas torrefações brasileiras, reduzindo a informalidade e fortalecendo toda a cadeia produtiva do café nacional.