A exposição promoveu uma experiência tátil para pessoas com deficiência visual acompanhadas pelo CEJA
O artista plástico cearense, Davi Ângelo, pioneiro na criação de sereias e seres encantados, promoveu uma exposição social na cidade de Sobral. O evento foi realizado para o público com deficiência visual do CEJA Professora Cecy Cialdine. Na ocasião, os participantes puderam viver uma experiência tátil imersiva e tocar esculturas de sereias em tamanho real. A exposição, nomeada “Seio Rio dos Encantados”, é apoiada pela Secretaria de Cultura do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Diferente das sereias representadas em desenhos e filmes, as esculturas produzidas por Davi Ângelo trazem um realismo inédito que impactam à primeira vista, trazendo um novo olhar para estes seres encantados.
Denise, uma das visitantes da exposição, nasceu vidente e se recorda que as sereias que via nos desenhos eram bem diferentes das que encontrou na exposição. “A sereia foi o que me chamou mais atenção, ela na rede, grande…eu tinha uma imagem da sereia de outro jeito, aquela sereia bonita, mas pegando assim dá uma sensação diferente, eu gostei muito”, explica. “Por ser deficiente visual a gente vê apenas pelo que as pessoas descrevem. É bom esse tipo de trabalho pra gente ter o contato direto, poder tocar, sentir e imaginar”, complementa.
Algumas das características mais impressionantes da arte produzida por Davi Ângelo são as texturas, camadas e detalhes das peças: uma mistura única de terror e encanto. “Tudo parte de como eu percebo a necessidade da obra. Existem aquelas que só podem ser produzidas com material rígido porque a pele precisa de rigidez, e outras que necessitam da elasticidade semelhante ao couro ou pele. Meu trabalho também é sensorial. Para meu processo é mais interessante não só a observação do espectador, eu prefiro que ele também sinta com as mãos”, explica o artista.
Junior Santos também participou da ação e ficou impressionado com as peças expostas. “Foi uma experiência nova. A gente tinha uma visão da sereia parte peixe parte mulher e o que foi apresentado é uma sereia totalmente peixe. É um trabalho bastante interessante voltado para nós que somos deficiente visuais, e isso faz com que a gente conheça melhor o formato”, comenta.
Esses e outros trabalhos do sereeiro Davi Ângelo podem ser vistos no instagram @daviangelo.s, também é possível visitar presencialmente o ateliê do artista em Sobral - CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário