A programação gratuita ocorrerá de 27 de outubro a 27 de novembro, no Crato (CE), com diversas atividades conduzidas por artistas contemporâneos brasileiros
O Festival Sérvulo Esmeraldo, o FSE 96, chega à sua sexta edição com início na segunda-feira, 27 de outubro, e segue até 27 de novembro, no Crato (CE), terra natal do artista. Com o tema Tecer o Amanhã, o evento terá programação com residências artísticas, exposições, masterclasses, oficinas, bate-papos on-line, vivências ambientais e culturais. As oficinas serão conduzidas pelos residentes Carmela Gross (SP), professora emérita da USP; Carla Chaim (SP); Rodrigo Andrade (SP); e Tibico Brasil (CE).
A programação começa no dia 27, com as oficinas Cariris, Performar para desenhar para performar, Manchinhas do Cariri, Contar histórias com celular, das 14h30 às 17h30, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA). A abertura oficial do FSE96 será às 19h, com a inauguração da nova exposição da artista Carmela Gross, Maria Bonita, no Centro Cultural do Araripe (Estação da RFFSA). A abertura contará com intérprete de LIBRAS e a exposição terá audiodescrição. Ambos os eventos são abertos ao público e a exposição fica em cartaz até 27 de novembro.
O FSE96 é um convite à reflexão e ao diálogo entre artistas, cientistas e o público sobre o futuro, tendo a arte como fio condutor para a superação, a transformação e a inovação. A proposta é ampliar, incluir e possibilitar o olhar além do horizonte fermentando a formação artística e de público, fortalecendo a produção e a cidadania cultural. Chegando à sexta edição, o Festival Sérvulo Esmeraldo 96 (FSE 96) é inspirado nas ideias criativas e de interesse coletivo de Sérvulo Esmeraldo, e celebra os seus 96 anos de nascimento.
As masterclasses e oficinas com os artistas residentes serão realizadas presencialmente, de 27 de outubro a 02 de novembro, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da URCA, no Crato, totalizando 20 horas/aula. Os participantes selecionados que tiverem frequência de 80% receberão certificado da URCA.
Os bate-papos online, intitulados "Tecer o amanhã, hoje!", serão transmitidos no Canal do Youtube e contam com a participação de Brisa Cabral e Álamo Saraiva Feitosa; Gugu e Boni de Góis; Tiago Florêncio e Vanda Cariri; Calos Tolovi e Laís Vertano.
O Instituto Cultural do Cariri receberá a exibição do curta-metragem Mulher Barco, do fotógrafo, professor e realizador audiovisual Tibico Brasil, sobre a escultura La Femme Bateau e o lançamento do livro sobre o artista Maciej Babinski, Meu Vizinho Babinski, do escritor Jurani Clementino, no dia 30 de outubro, às 19h.
No dia 02 de novembro, ocorre a abertura das exposições construídas nas oficinas Cariris, Performar para desenhar para performar, Manchinhas do Cariri, Contar histórias com celular, às 17h, Centro Cultural do Araripe (Galeria da RFFSA). As exposições seguem em cartaz até 27 de novembro.
O Festival Sérvulo Esmeraldo é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional da Secretaria Estadual da Cultura (Edital Mecenas 2024) e agradecimentos à Aço Cearense; além das parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri e do Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
SERVIÇO FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 96
Data: De 27/10 a 27/11
Local: Crato/CE
Gratuito
Mais informações: @institutoservuloesmeraldo
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 96 (FSE 96) – TECER O AMANHÃ
De 27/10 A 27/11 de 2024:
Residências artísticas, masterclasses, exposições, oficinas, palestras, vivências ambientais, estendendo-se até 27 de novembro de 2025 (exposições, bate-papos na web).
Dia 27/10 – Início das oficinas do FSE 96
Dia 27/10, a partir das 19h – Solenidade de Abertura do FSE96, com a inauguração da exposição Maria Bonita, de Carmela Gross
Gratuita e aberta ao público até 02 de novembro de 2024
De terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h
Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA – Centro
Masterclasses dos artistas residentes
Dia 28/10 – das 10h às 12h: Tibico Brasil. Mediação: Kayllane Adriano
Dia 29/10 – das 10h às 12h: Rodrigo Andrade. Mediação: Paloma Piancó e Erikson Kariri
Dia 30/10 – das 10h às 12h: Carmela Gross. Mediação: Vitória Emilly
Dia 31/10 – das 10h às 12h: Carla Chaim. Mediação: Havi Chitão e Joaquim Neto.
Gratuitas e abertas ao público
Local: Galeria do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) - Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Dia 30/10, às 19h - Exibição do curta-metragem Mulher Barco, com a presença do cineasta Tibico Brasil e lançamento do livro Meu Vizinho Babinski, do escritor Jurani Clementino.
Dia 02/11, a partir das 17h – Encerramento das oficinas e apresentação pública dos trabalhos construídos
Aberturas das exposições das oficinas de Carmela Gross (SP), professora emérita da USP, Carla Chaim (SP), Rodrigo Andrade (SP) e Tibico Brasil (CE).
Local: Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA – Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário