sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Filmes premiados em Cannes e mostras especiais gratuitas compõem a programação do Cinema do Dragão

O público poderá conferir os filmes cearenses na mostra Siará Cinema

A programação do Cinema do Dragão nesta semana reúne estreias internacionais e a celebração do cinema cearense. Na sala 2, segue em cartaz “The Mastermind”, novo longa de Kelly Reichardt, estrelado por Josh O’Connor, que narra, com ritmo preciso e direção sensível, a história de um ladrão de arte amador em um subúrbio dos anos 1970. Já na sala 1, estreia na sexta-feira, dia 17, “O Retrato de Norah”, primeiro filme saudita premiado em Cannes, dirigido por Tawfik Alzaidi, que aborda a liberdade e a resistência por meio da arte em um contexto de repressão. Até o dia 18, o Cinema também recebe a Mostra Siará Cinema, iniciativa da Secult Ceará que exibe gratuitamente curtas e longas fomentados pelos editais estaduais de audiovisual, com sessões abertas e work-in-progress seguidas de debates com as equipes dos filmes.

Estreias
Na sala 2, o Cinema do Dragão exibe “The Mastermind”, filme dirigido por Kelly Reichardt e estrelado por Josh O’Connor, que traz uma fotografia contemplativa, ritmo preciso e uma direção sensível. Em um tranquilo subúrbio de Massachusetts dos anos 1970, J.B. Mooney, pai de família desempregado e ladrão de arte amador, decide realizar seu primeiro assalto. Com o museu já estudado e os cúmplices recrutados, ele tem um plano infalível, ou assim pensa. O longa também conta com Alana Haim, Gaby Hoffmann, John Magaro, Hope Davis e Bill Camp. Exibido recentemente no Festival do Rio,  “The Mastermind” concorreu em maio deste ano à Palma de Ouro do Festival de Cannes. 
Primeiro filme saudita premiado em Cannes, “O Retrato de Norah” estreia na sala 1 na sexta-feira, 17. Dirigido e roteirizado pelo cineasta saudita Tawfik Alzaidi, o longa mostra uma juventude silenciada que encontra na arte um sopro de liberdade. Exibido na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes 2014, onde recebeu Menção Especial do Júri, o filme foi gravado integralmente em AlUla, região remota conhecida por suas paisagens desérticas e sítios arqueológicos. Quando conhece Nader (Yagoub Alfarhan), professor e artista frustrado, nasce entre os dois uma conexão que inspira coragem e criatividade. A relação delicada se transforma em uma jornada de autodescoberta e resistência silenciosa, explorando a tensão entre tradição e modernidade, silêncio e expressão.

Mostra Siará Cinema
Até o dia 18 de outubro, acontece no Cinema do Dragão a “Mostra Siará Cinema”, ação realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará, com a exibição dos curtas e longas-metragens fomentados com recursos do Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense - Lei Aldir Blanc, XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo e XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo - Produções. 
Trazendo filmes de diversos gêneros, Mostra busca evidenciar os olhares da produção cinematográfica cearense, através de ficções, documentários e animações. As sessões da mostra ocorrerão em duas modalidades de exibição: Sessões Abertas (para filmes que já foram lançados comercialmente e/ou entraram no circuito de festivais) e Sessões Work-in-Progress (para filmes que ainda estão em processo de finalização ou que ainda estão lidando com questões de ineditismo). No Cinema do Dragão, toda programação é gratuita e aberta ao público, com exibições seguidas de debates com as equipes dos filmes. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema sempre 1h antes do início da sessão. 

Acesso ao Dragão do Mar
Rua José Avelino - atravesse a praça pelo
Palco Rogaciano Leite Filho
Rua Boris - em frente ao Hub Cultural Porto Dragão 
Av Pessoa Anta - ao lado da Caixa Cultural
 
INFORMAÇÕES CINEMA DO DRAGÃO
Site: www.dragaodomar.org.br
Instagram: instagram.com/cinemadodragao/
Curadoria e Programação: fabio.filho@idm.org.br

Nenhum comentário: