terça-feira, 14 de outubro de 2025

UFC recebe evento internacional na área de cristalografia de 14 a 17 de outubro

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, de 14 a 17 de outubro, a reunião conjunta (aca-abcr-2025.abcristalografia.org.br) da Associação Latino-Americana de Cristalografia (LACA) e da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr). O evento reunirá cerca de 250 cientistas de mais de 20 países, de todos os continentes.
A cristalografia é a área de conhecimento que estuda como os átomos estão organizados em um determinado sólido. Ela foi crucial para a descoberta das estruturas metalorgânicas, materiais pelos quais foi outorgado o Prêmio Nobel de Química deste ano aos cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi.
Esses pesquisadores construíram estruturas em que íons metálicos e moléculas orgânicas formam cristais com grandes cavidades, as MOFs. Esses cristais abrem grandes possibilidades para atacar diversos problemas contemporâneos. Podem, por exemplo, capturar dióxido de carbono e contribuir para a redução do aquecimento global, para separar algumas substâncias químicas sintéticas da água potável, para decompor traços de alguns produtos que contaminam o meio ambiente e, até, para coletar água de regiões desérticas.
Alejandro Ayala, professor do Departamento de Física da UFC e um dos organizadores do evento, explica que antes mesmo de sair o resultado do Nobel, na semana passada, o encontro já previa um simpósio específico para esse tema, a ser realizado na sexta-feira (17).
Mas a trajetória da cristalografia na ciência é longa. Ayala diz que a área já foi responsável por cerca de 30 prêmios Nobel diretamente relacionados, de diversas áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia, Engenharias e Farmácia. “Veja o caso do DNA humano, por exemplo. A Ciência já sabia há muito tempo qual sua composição, mas não como ele se organizava. Foi graças à cristalografia que se identificou nos anos de 1950 a estrutura de dupla hélice que todos conhecemos hoje”, relata Ayala.
O EVENTO - O evento terá início nesta terça-feira (14), às 17h30, com a cerimônia de abertura e a conferência da pesquisadora Irene Margiolaki, da Universidade de Patras (Grécia). A programação está disponível no site do evento (aca-abcr-2025.abcristalografia.org.br), seguindo com apresentações orais, conferências, pôsteres e micro-simpósios paralelos. A cerimônia de encerramento será na sexta-feira (17), às 18h.

Nenhum comentário: