segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Prêmio Palavra Solar anuncia vencedores

O concurso literário voltado para o gênero romance curto vai publicar obras inéditas dos escritores José Cupertino de Freitas Júnior e Álvaro Jansen Viana da Silva. Por sua vez, Carlos André Braga Brandão vai lançar seu primeiro livro

Com a obra “Por falta de zelo”, o escritor José Cupertino de Freitas Júnior garantiu o primeiro lugar no Prêmio Palavra Solar. Em segundo lugar, Carlos André Braga Brandão vai publicar a primeira obra de sua autoria, o romance “O Peste”. Já “O livro de Yekun”, assinado por Álvaro Jansen Viana da Silva, ficou em terceiro lugar. O Prêmio Palavra Solar integra o projeto Escritas em Volta do Sol e consiste em um concurso literário voltado para obras do gênero romance curto. Os três primeiros lugares terão suas obras publicadas pelo selo editorial Palavra Solar.
O primeiro lugar será contemplado com a versão impressa e o audiobook; o segundo, com a obra impressa e o livro digital em Epub; já o terceiro, recebe o livro no formato digital de Epub. Além disso, os vencedores lançam seus livros em eventos na capital e no interior do Estado (Redenção e Quixadá), bem como recebem troféus e certificado de participação. Vale destacar ainda que o apoio aos três escritores conta com a elaboração de um plano de venda, divulgação e circulação dos seus livros, incluindo venda das obras impressas pelo site da Editora Sol Literário e orientação para ancoragem dos e-books em plataformas digitais.
O lançamento do edital do concurso foi em julho e o prêmio recebeu inscrições até o mês de agosto. O processo de seleção das obras foi realizado pela comissão julgadora formada pela escritora e professora, Tércia Montenegro; e a jornalista, professora e curadora Izabel Gurgel.
O prêmio contempla autores experientes e iniciantes, todos residentes do Ceará. Além da capital, participaram escritores dos municípios de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Umirim, Itapajé, Quixadá e Tianguá, o que mostra a força criativa do nosso Estado.
“Foi um processo longo e exigiu muita atenção. Recebemos obras muito boas e, escolher apenas três, foi um trabalho delicado. Mas estamos muito satisfeitos com o resultado da primeira edição do Prêmio Palavra Solar, que tem como propósito revelar os talentos cearenses no território nacional ao publicar e divulgar o trabalho dos nossos escritores”, afirma a fundadora da editora, professora, escritora e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), Angélica Sampaio.
Izabel Gurgel, por sua vez, ressalta a relevância do projeto: “Prêmios literários podem abrir passagens. Para quem escreve, para quem lê, para quem faz livro, para quem trabalha na área. Pode ser chuva em hortas do ecossistema livro e leitura.  No Ceará, torcemos sempre por um céu bonito pra chover. Que surjam outras possibilidades de publicação, difusão e circulação, como o Prêmio Palavra Solar”.
Escritas em Volta do Sol – O projeto é idealizado e realizado pela Editora Sol Literário, editora independente que atua no mercado cearense há 13 anos. Contempla um selo editorial – Palavra Solar, que vai selecionar as obras a serem publicadas por meio de concurso literário; o ciclo de palestras Palavra Impressa; um programa de formação denominado Laboratório de Escrita Literária; além de um plano de incentivo à leitura, o Falar Livros.
O Palavra Impressa é composto por quatro palestras com foco no mercado editorial, pensando nos desafios que os escritores iniciantes e até os mais experientes enfrentam para publicar seus trabalhos. Vai abordar temas como orientações básicas para contrato de edição, o futuro de publicações independentes diante das novas tecnologias, a atuação de editoras independentes e políticas de fomento à leitura.
O Laboratório de Escrita Literária é composto por três workshops e tem como objetivo agregar na formação de novos escritores, amantes da leitura e literatura. Propõe como temas: Decolonizando a caneta: criatividade e identidade na escrita; Narrativas em luta: feminismo e gênero na literatura; Criar e expressar: oficina para uma escrita autêntica.
Para divulgar as obras e estimular a leitura, o Falar Livros consiste em diversos vídeos a serem disponibilizados em plataformas digitais e redes sociais, reunindo personalidades, escritores e formadores de opinião lendo trechos das obras vencedoras do concurso. “Além da divulgação, o objetivo é formar uma rede de comunicação e circulação do trabalho desenvolvido pela editora com os autores, para desmistificar o livro como objeto cultural inacessível ou em declínio e estimular o hábito da leitura em pessoas de todas as idades”, ressalta Angélica.
O projeto Escritas em Volta do Sol é uma realização da Editora Sol Literário. Apoiado pelo Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), conta com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Ceará, via Edital Arte da Palavra.

Saiba mais sobre os autores vencedores:
José Cupertino de Freitas Júnior – Fortaleza (CE) - Mestre em Ciências Políticas, escritor e dramaturgo, atua no mercado internacional de Tecnologia e Inovação. É autor de "Judas no paiol" (2018), "Cidade Santa" (2020), "A harmonia dos Álvares" (2021), "Roupa lavada" (2022), "Segredos que só eu sei" (2023/2024), "No limite do fôlego" (2025), dos infantojuvenis "O furo na carapaça" (2022) e "Chuva de tamarindos" (2025), além de diversos textos publicados nas antologias do Coletivo Delirantes. Foi agraciado em concursos literários no Brasil, Portugal e Espanha, dentre eles o "Prêmio Funarte de Dramaturgia" (2021).
Carlos André Braga Brandão – Itapajé (CE) – Cursa o sexto semestre da graduação em Letras Português e Inglês pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), no campus Umirim. Fissurado em literatura, rock, cinema e gatos, gosta de escrever em suas horas vagas.
Álvaro Jansen Viana da Silva – Fortaleza (CE) - Jansen Viana é escritor, dramaturgo e poeta cearense, com formação em Administração, Teologia e Psicanálise Clínica. Autor de mais de 15 livros, incluindo Apenas Um Carpinteiro (finalista do Prêmio Areté 2012), é criador da coleção infantil Ceará&Cearenses, que apresenta de forma lúdica a história e os personagens marcantes do estado. Seu musical Gritos, baseado no livro A Coragem de Ser Negro, foi exibido na Espanha e Portugal, recebendo reconhecimento nos eventos do SAC. Também é roteirista de obras como Cortabunda – O Maníaco do Zé Walter, inspirada em lendas urbanas de Fortaleza.
Jansen já foi premiado em concursos literários da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) e Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (CAPEF), além de ter projetos aprovados em editais culturais do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Suas obras são adotadas em escolas públicas e privadas do Ceará, contribuindo para a valorização da cultura local.

Nenhum comentário: