quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Casa de Cuidados do Ceará promove evento sobre AVC para pacientes e cuidadores

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), promoveu, nos dias 28 e 29 de outubro, a “Semana de conscientização sobre AVC: da prevenção à reabilitação” para os pacientes e cuidadores do equipamento. O objetivo é orientar sobre o tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tirar dúvidas sobre a doença.
“Atualmente a principal demanda de atendimento na Casa é de pacientes com sequelas de AVC. Por isso promovemos esse momento para que eles entendam melhor a forma de tratamento e a atuação da equipe multidisciplinar”, explica a coordenadora de terapias multidisciplinares, Aryadne Marques.
“O AVC é uma causa principal de sequelas complexas. A reabilitação é longa e exige esforço de pacientes e cuidadores. Há uma lacuna de informação clara e acessível sobre o processo de recuperação e as possibilidades reais de melhora. Nosso próximo planejamento é um grupo terapêutico somente com pacientes nesse perfil”, acrescenta a fisioterapeuta Lucilene Cirino.
Facilitar o entendimento do diagnóstico é o principal intuito da equipe de saúde, de acordo com a terapeuta ocupacional Gardênia Leão, uma das palestrantes do evento. “Percebemos que precisamos melhorar o entendimento do paciente sobre o diagnóstico de AVC, pois ainda há muitas dúvidas. É preciso alinhar expectativas de reabilitação e por isso passar informações claras e acessíveis a esse público”.
A informação serve como base no tratamento de saúde, segundo avalia a gerente Itala Oliveira. “Queremos multiplicar conhecimento, que o paciente tenha esclarecimento sobre o assunto e que esse conhecimento não fique só em nossa unidade, mas que seja propagado também em outros locais. A participação de cada um faz a diferença”.
Os temas abordados foram “Do Risco à Reabilitação: o caminho do cuidado no AVC” e “AVC e cuidado multidisciplinar: um caso que inspira práticas”. Outros assuntos abordados envolvem “A importância vital da Fisioterapia na recuperação do pós-AVC” , “A Fonoaudiologia e a Psicologia no cuidado do paciente pós-AVC” , “Reabilitação pós-AVC na Terapia Ocupacional” , “A importância da rede de apoio para o paciente com AVC”, “A Farmácia no cuidado pós-AVC” e “Atuação da Enfermagem com pacientes com sequelas de AVC”.
A cuidadora Jaqueline Barbosa, 51, já atua na profissão há alguns anos e cuidou de alguns pacientes da CCC, inclusive com sequelas de AVC. Apesar da experiência, disse que teve novos aprendizados no ciclo de palestras. “Pude aprender mais sobre saúde, que é a coisa mais importante que temos. Se a gente não se cuidar agora, mais tarde as consequências aparecem. Gostei muito da palestra da ‘fono’ sobre orientações na hora de engolir o alimento, muita coisa eu não sabia e pude aprender naquele momento”.
O paciente Francisco José de Andrade, 63, nunca teve AVC, mas relatou que lembrou de um amigo que faleceu da doença. Ele diz que as palestras serviram para alertar sobre o cuidado com a saúde. “Tive um grande amigo que lutava artes marciais comigo e faleceu de AVC aos 37 anos, isso me marcou muito. Eu gostei bastante da fala da nutricionista sobre alimentação, reconheço que preciso melhorar a minha. Nunca tinha participado de uma atividade promovida na Casa e adorei”.
Além do ciclo de palestras, a equipe multidisciplinar fará um “quiz” de perguntas e respostas sobre AVC para pacientes e cuidadores sobre os tópicos abordados.

Nenhum comentário: