segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Coreógrafa Lēnablou, de Guadalupe, ministra no dia 30 (quinta-feira) a masterclass “Techni’ka” aberta ao público

Esta é uma das ações formativas da XV Bienal Internacional de Dança do Ceará. A atividade será no Porto Iracema das Artes, com participação por ordem de chegada
Foto: Philippe Hurgon

A XV Bienal Internacional de Dança do Ceará realiza, nos dias 27, 30 e 31 de outubro, quatro masterclasses com coreógrafos e bailarinos que se apresentam nesta edição. Uma será aberta ao público e três destinadas a estudantes de Dança do Porto Iracema das Artes e no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). As atividades abordarão os temas de “Estética”, “Técnica de Dança Africana em Expressão Contemporânea”, “Corpo e Território de Memória” e “Fundamentos de Criação e Resistência”. 

ABERTA AO PÚBLICO
A atividade aberta ao público será a masterclass “Techni’ka”, conduzida pela coreógrafa Lēnablou, de Guadalupe, acompanhada de músicos da Cie Trilogie Lēnablou. Ela acontecerá no dia 30 de outubro, das 17h às 18h30, no Porto Iracema das Artes. São 25 vagas e a participação será por ordem de chegada. A atividade apresenta a estética da “harmonia da desordem” e do Bigidi, filosofia e prática de dança guadalupense que valoriza a improvisação e capacidade de se adaptar à instabilidade. 

PARA ESTUDANTES
A programação conta com mais três masterclasses voltadas para estudantes. No dia 27, das 10h30 às 12h30, no Porto Iracema das Artes, a atividade será “Corpo Provisório” com o coreógrafo e bailarino norte-riograndense Clébio Oliveira, residente em Berlim. Será um laboratório de presença, atenção e invenção, destinado aos alunos do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes. 
O coletivo La Mangrove, da França, ministrará a masterclass “Corpos e Territórios”, onde propõe um percurso prático-reflexivo que articula fundamentos do candomblé e do gwo ka,  convidando os participantes a explorar fronteiras identitárias, memórias do corpo e territórios de movimento. Será no dia 30, das 10h às 12h, para alunos do ICA-UFC, e no dia 31, das 16h às 17h30 para alunos do Porto Iracema das Artes.
E a coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, grande referência da dança africana contemporânea, vai ministrar a masterclass “Técnica Acogny”, no dia 31, das 11h às 13h, para alunos do ICA-UFC. A realização da atividade é uma parceria institucional no âmbito da Temporada França-Brasil / CAIS, com o Curso de Dança da UFC e o Centro Cultural Banco do Nordeste.
15ª EDIÇÃO - Esta é a última das quatro “estações” que compõem esta edição histórica da Bienal, que, pela primeira vez, ultrapassou continentes com uma programação internacional e descentralizada. Essa edição começou em maio na África, com a Estação Cabo Verde, realizada nas cidades de Praia, Santa Cruz e Tarrafal. No mesmo mês chegou à Europa, com a Estação Portugal, na cidade de Belmonte. Em setembro, foi a vez da Estação França, com apresentações em Paris.
Agora, de volta ao Ceará, a Bienal realiza a Estação Brasil, que teve início no dia 24 de outubro e segue até 1º de novembro, circulando por oito cidades, somando mais de 45 apresentações de 30 espetáculos diferentes, com artistas e companhias do Ceará, de outros estados e de países como Cabo Verde, Portugal e França. Em Fortaleza, a programação acontece de 24 de outubro a 1º de novembro; em Paracuru, nos dias 24 e 25; Trairi recebe o evento nos dias 27 e 28; Baturité e Guaramiranga, nos dias 29 e 30; Itapipoca será palco da Bienal de 30 de outubro a 1º de novembro; e, nos dois últimos dias, 31 de outubro e  1º  de novembro, Pacatuba e Pacajus também entram na rota. A programação completa está disponível no site oficial da Bienal: www.bienaldedanca.com. 

QUEM FAZ A BIENAL - Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural,  a XV Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança do Ceará e da Proarte - Associação dos Produtores de Artes do Ceará, junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com correalização de Chaillot - Teatro Nacional da Dança; República francesa; Temporada França-Brasil 2025; Instituto Francês; Instituto Guimarães Rosa; e Ministério das Relações Exteriores. Patrocínio: Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal Nº 14.399 de julho de 2022, e Lei Estadual Nº 18.012, de 1o de abril de 2022. Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará.

SERVIÇO
XV Bienal Internacional de Dança do Ceará / Estação Brasil: De 24 de outubro a 1º de novembro de 2025, em Fortaleza, Paracuru, Trairi, Baturité, Guaramiranga, Itapipoca, Pacatuba e Pacajus (CE). Masterclasses – 27, 30 e 31 de outubro, no Porto Iracema das Artes e no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), em Fortaleza. Site: https://bienaldedanca.com/. Contato: contato@bienaldedanca.com.

Nenhum comentário: