Espetáculo “A Lua de Amanhã” estreia temporada gratuita no Teatro Chico Anysio

O espetáculo “A Lua de Amanhã”, drama intenso do autor cearense  Walden Luiz, fica em cartaz nos dias 04, 05 e 06 de junho (quinta-feira a sábado), às 19h30, no Teatro Chico Anysio, em Fortaleza. A entrada é gratuita e conta com recurso de acessibilidade, ampliando o acesso do público à experiência teatral.
“A Lua de Amanhã"  faz parte da aclamada coleção de textos do livro "24 Tons de Rosa", dramaturgia de Walden Luiz, que chega aos palcos trazendo ainda mais profundidade literária para a cena cearense.
Com direção de Monique Gonçalves e as atuações potentes das artistas Joana Paracampos e Jaci Donga, o espetáculo promete uma sensibilidade única em apenas três apresentações.

Sinopse
O amor tudo suporta? 
No caos do presente, Cida e Cristina relembram as promessas do passado. Entre o peso do alcoolismo, promessas não cumpridas e jogos de controle, a estrutura dessa relação começa a ruir. O que fala mais alto: a dor da realidade ou a força do sentimento?
Uma história visceral sobre limites, afeto e sobrevivência.
O espetáculo é realizado pela Boca D’ Cena Produções, em parceria com a Escola de Humor do Ceará,  coletivo As Moiras, e integra uma proposta de valorização e visibilidade para produções protagonizadas por mulheres — sendo 99% do projeto composto por mulheres. A produção executiva é de Lucivan Moura, com coordenação de Eveline Siará. E conta com o apoio do site cultural Papo Cult.
Este projeto é apoiado pelo 14º Edital das Artes, através da Lei Aldir Blanc, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult CE.

Serviço:
Espetáculo: A Lua de Amanhã
Datas: 04, 05 e 06 de junho  
Horário: 19h30
Local: Teatro Chico Anysio
Endereço: Av. da Universidade, 2175, Benfica – Fortaleza-CE
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Sim
Classificação: 12 anos

Blog do Rogério Gomes completa 10 anos e inicia nova fase com expansão da rádio web e integração de plataformas de comunicação

Jornalista com mais de 35 anos de carreira em rádio, TV, jornal impresso e mídia digital amplia atuação com parceria da Rádio Blog do Rogério Gomes com a Rede MIB Conecta, integração com o Portal Terra da Luz e atuação conjunta na Platinum Comunicação

O Blog do Rogério Gomes completa 10 anos de atuação em 2026, consolidando uma década de cobertura voltada à política, economia e aos principais fatos do cotidiano no Ceará. Criado em 2015 pelo jornalista Rogério Gomes, o projeto nasceu em meio às transformações do mercado da comunicação e se consolidou como uma plataforma de jornalismo digital com presença em diferentes formatos, reunindo portal de notícias, rádio web, canal no YouTube e redes sociais.
A marca dos 10 anos coincide com uma nova fase de expansão da plataforma, impulsionada pela parceria entre a Rádio Blog do Rogério Gomes e a Rede MIB Conecta, iniciativa voltada ao fortalecimento do segmento de rádio web e à ampliação da distribuição multiplataforma de conteúdo. A parceria reúne o jornalista Hermann Hesse e o radialista Alexandre Ricarte, profissional com experiência em formatação de programação radiofônica, incluindo atuação no mercado internacional.
Criada em Fortaleza, a Rede MIB Conecta atua no segmento de rádio digital e streaming de áudio, apostando na convergência entre música, informação e tecnologia, em um cenário de crescimento do consumo de conteúdo sob demanda e via internet. A proposta da parceria é ampliar o alcance da Rádio Blog do Rogério Gomes, mantendo uma programação voltada à música brasileira, valorização de artistas cearenses e informação jornalística.
“É um segmento que só cresce no País. Onde tem sinal de internet, você ouve nossa programação em qualquer lugar do mundo. Queremos oferecer uma programação de qualidade, com foco em música brasileira, artistas cearenses e também informações jornalísticas”, afirma Rogério Gomes.
A nova etapa também inclui a aproximação editorial com o Portal Terra da Luz, plataforma jornalística dirigida por Hermann Hesse, fortalecendo a circulação de conteúdo e a produção de pautas relacionadas à política, economia, cultura e cotidiano cearense.
Outro braço dessa convergência é a atuação conjunta na Platinum Comunicação, assessoria de imprensa conduzida por Rogério Gomes e Hermann Hesse, voltada ao atendimento de empresas, instituições, agentes públicos, iniciativas culturais e projetos estratégicos de comunicação. A proposta é integrar experiência em jornalismo, relacionamento com a mídia e posicionamento institucional.
Natural de Crato (CE) e residente em Fortaleza há mais de 35 anos, Rogério Gomes de Norões é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou a carreira na Rádio Universitária FM e passou pela TV Verdes Mares antes de atuar em diferentes veículos de alcance regional e nacional.
Ao longo da trajetória profissional, trabalhou como repórter da Rede Manchete e da RedeTV. No Grupo de Comunicação O POVO, onde permaneceu por 24 anos, exerceu funções como repórter e editor do Jornal O POVO, além de apresentador e jornalista da Rádio O POVO.
Também atuou durante 21 anos na TV Cidade Fortaleza, afiliada da Record TV, realizando reportagens locais e nacionais para a Record News. Posteriormente, integrou a Jovem Pan News Fortaleza, no Grupo Cidade de Comunicação. Mais recentemente, foi Editor de Política da Band Ceará, produzindo reportagens para os telejornais nacionais da Band e BandNews, além de mediar debates eleitorais durante as eleições municipais de 2024, em Fortaleza e Juazeiro do Norte.
A decisão de criar uma plataforma própria ocorreu em 2015, após o encerramento de um ciclo de mais de duas décadas no Grupo O POVO. Para Rogério, aquele momento representou uma mudança na forma de pensar a profissão e acompanhar as transformações do mercado.
“Quando deixei o Grupo de Comunicação O POVO, depois de 24 anos com atuação no jornal e na rádio, entendi que era o momento de investir em uma plataforma própria. Daí surgiram o Blog do Rogério Gomes e a Rádio Blog do Rogério Gomes”, relembra.
Ao longo dos últimos dez anos, o jornalista acompanhou as mudanças no consumo de informação e o crescimento da demanda por conteúdos produzidos em tempo real e distribuídos em múltiplos formatos.
“O público quer acompanhar as notícias pelo celular, na palma da mão. E não quer apenas o relato. Quer áudio, quer vídeo, quer análise em tempo real. O maior desafio para quem trabalha com comunicação e tem compromisso com a credibilidade é combater as fake news. Fazer jornalismo online com seriedade exige apuração diária e compromisso com a informação correta”, avalia.
Mesmo diante das mudanças tecnológicas, Rogério entende que princípios tradicionais da reportagem seguem fundamentais para o exercício do jornalismo.
“O jornalista da minha geração aprendeu muito a contar histórias a partir do que vê na rua. Hoje existe muito jornalismo de redação e pauta feita por telefone ou a partir de releases enviados pelas assessorias. Mas as novas tecnologias ajudam muito na captação e na veiculação das informações. Ao longo da carreira, precisei me adaptar a essa evolução”, afirma.
Na avaliação do jornalista, as redes sociais também modificaram a relação entre profissionais da imprensa e audiência, exigindo maior presença nas plataformas digitais, mas sem abrir mão da responsabilidade editorial.
“É importante que o jornalista ocupe seu espaço e fortaleça sua credibilidade junto ao público. Mas continuo entendendo que a relevância da informação precisa vir em primeiro lugar”, diz.
Atualmente, o Blog do Rogério Gomes mantém cobertura diária de política, economia e temas ligados ao cotidiano, integrando portal de notícias, rádio online, YouTube, Instagram e Facebook, com alcance dentro e fora do Ceará.

SERVIÇO
Blog do Rogério Gomes – 10 anos
Plataforma de jornalismo digital com cobertura política, econômica e de cotidiano, integrada a rádio web e redes sociais.
https://blogdorogeriogomes.com.br/

Instagram: @blogdorogeriogomes
https://www.instagram.com/radioblogdorogeriogomes?igsh=cTl3MW9sc2E4OTlq

YouTube: Blog do Rogério Gomes
https://youtube.com/@jornalistarogeriogomes?si=36hO15pnSkuLhaqT

Cantor Thiago Freitas celebra nova fase com o projeto "Irapuru – Meu Lugar no Sertão"

Com audição exclusiva e pocket show intimista, fenômeno do forró celebra nova fase na carreira em evento para convidados

O cantor Thiago Freitas, em uma parceria estratégica entre a Warner Music Brasil e o Sua Música, apresentou o projeto "Irapuru – Meu Lugar no Sertão" na noite de quarta-feira (27). O evento aconteceu no Sua Música Space, na Aldeota, em um formato exclusivo para jornalistas, influenciadores e profissionais do mercado fonográfico.
O evento contou com uma audição em primeira mão do novo álbum, seguida de um pocket show intimista, onde o artista apresentou a essência desse trabalho que promete consolidar ainda mais sua identidade musical.
Natural do Nordeste e com o DNA do autêntico forró correndo nas veias, Thiago Freitas deixou de ser uma promessa para se tornar uma das realidades mais festejadas do gênero. Conhecido por sua voz marcante e pela capacidade de conectar o forró romântico às tendências modernas, o cantor vem conquistando números expressivos nas plataformas de streaming e arrastando multidões em suas turnês.
A assinatura com a gigante Warner Music Brasil, combinada com o ecossistema de peso do Sua Música, chancela o momento de maturidade artística do cantor. Thiago não apenas canta o sertão; ele traduz a vivência, a poesia e o sentimento do povo nordestino para uma nova geração de ouvintes.
O projeto "Irapuru – Meu Lugar no Sertão" surge justamente como um manifesto desse amadurecimento, um retorno às suas raízes com uma roupagem de superprodução.
"Irapuru – Meu Lugar no Sertão"
O título do projeto faz alusão ao canto do Irapuru, ave mística conhecida por hipnotizar a floresta com o seu canto único. Da mesma forma, Thiago Freitas busca tocar o coração do público com um repertório selecionado a dedo, misturando faixas inéditas que prometem virar hits e letras que tocam profundamente a alma forrozeira. O álbum simboliza um divisor de águas na carreira do artista, unindo a tradição do interior à força do mercado nacional.
"Este projeto é o reflexo mais honesto da minha verdade e do meu amor pelo sertão. Poder compartilhá-lo primeiro em Fortaleza, com parceiros tão gigantes, é a realização de um sonho", afirma Thiago.

Caixa Cultural Fortaleza apresenta o espetáculo “Por Detrás do Fole - Sanfoneiras do Brasil”

Sob o olhar de mulheres instrumentistas, show celebra a trajetória da sanfona 
entre raízes nordestinas e novas sonoridades

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta nos dias 6, 7, 13 e 14 de junho (sábado e domingo) o espetáculo musical inédito “Por Detrás do Fole – Sanfoneiras do Brasil”, que celebra a força e o protagonismo feminino na história
da sanfona brasileira. O show reúne três acordeonistas de diferentes regiões do país: a paulista Vitória Faria, a pernambucana Karol Maciel e a paranaense Maryanne Francescon, acompanhadas por uma banda base exclusivamente feminina e por participações especiais. 
Os ingressos podem ser adquiridos a partir de sexta-feira (29), às 10h, na bilheteria física, e às 15h no site da  CAIXA Cultural. Entre composições autorais, releituras e arranjos inéditos, o espetáculo propõe um passeio sonoro pela trajetória da sanfona no Brasil, ressignificado por mãos femininas e valorizando o instrumento como patrimônio cultural vivo. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo do Brasil.
Construindo um mosaico de linguagens, o show apresenta a tradição nordestina da sanfona consagrada por Luiz Gonzaga, o legado de Dominguinhos e sua conexão com a harmonia da MPB e do jazz, além de mostrar os novos caminhos abertos pelas sanfoneiras contemporâneas, que vêm expandindo os horizontes expressivos do instrumento.
Vitória Faria (idealização e direção Musical), Karol Maciel e Maryanne Francescon são acompanhadas pela violonista Luiza Brina (produção musical e arranjos) e a percussionista Franci Oliver. Em Fortaleza, os shows têm participações especiais das cantoras Flaira Ferro, no primeiro fim de semana, e Bruna Black, no segundo. 
Mais do que uma homenagem, “Por Detrás do Fole - Sanfoneiras do Brasil” é um reencontro entre gerações, expressões regionais e universos sonoros, que evidencia o papel transformador das mulheres na renovação simbólica e estética do fole.
Atividade Pedagógica:
Além dos shows, no dia 7 (domingo), das 14h às 15h30, as artistas do projeto realizam o bate-papo musical “Conversas afinadas – Mulheres, sanfona e caminhos da Música Brasileira”, com entrada gratuita. A ação voltada a estudantes, músicos, educadores e interessados em geral vai abordar a trajetória das sanfoneiras participantes, seus processos de formação e de criação, referências musicais e os desafios enfrentados pelas mulheres no campo da música instrumental e popular. 

Sobre as artistas:
Vitória Faria é cantora, compositora e acordeonista brasileira, nascida no interior de São Paulo. Com uma carreira de alcance internacional, já se apresentou em festivais de destaque na América Latina, Europa e Estados Unidos, como FMM Sines, LEAF Festival (Carolina do Norte, EUA), Super Bock e Catraia Festival (Portugal), além do Forró da Lua Cheia no Brasil.

Karol Maciel, de Recife (PE), é sanfoneira, compositora e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É integrante dos grupos instrumentais Desdobrado Trio e Makamo, e do grupo de forró Trio Aranduá. Desde 2021, faz parte da Orquestra do Baile do Menino Deus.

Maryanne Francescon, nascida em Medianeira (PR), é bacharel em Música pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2018), pós-graduada em Docência no Ensino Superior (2024) e Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2025). Foi a primeira brasileira campeã mundial de Acordeon Diatônico. É docente no Conservatório de Medianeira e se dedica a pesquisas relacionadas ao acordeon diatônico utilizado na região Sul e suas práticas.

Serviço:
[MÚSICA] Por Detrás do Fole - Sanfoneiras do Brasil
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema 
Datas: apresentações nos dias 6, 7, 13 e 14 de junho de 2026 (sábado e domingo)
Horários: 
Sábado - dia 6, às 17h (sessão com Libras) e às 20h (bate-papo após a sessão); 
Domingo - dia 7, às 17h (bate-papo após a sessão); 
Sábado - dia 13, às 16h (sessão com Libras); 
Domingo - dia 14, às 16h e às 19h. 
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e demais casos previstos em lei)
Vendas: iniciam na sexta-feira, 29 de maio, às 10h na bilheteria física, e às 15h no site da  CAIXA Cultural 
Duração: 80 minutos
Capacidade: 181 lugares
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram @caixaculturalfortaleza
Acesso para pessoas com deficiência 
Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

Sem Censura, da TV Brasil, recebe nomes consagrados do jornalismo no Dia da Imprensa

Programa traz experientes profissionais para um papo sobre a trajetória e os novos desafios da carreira  
 
No Dia da Imprensa, comemorado nesta segunda (1º), o Sem Censura traz uma edição especial com jornalistas. Para celebrar a data, a apresentadora Cissa Guimarães entrevista Sonia Bridi, Paulo Zero, Tino Marcos e Luciana Barreto no programa da TV Brasil, às 16h. O premiado quarteto compartilha experiências e memórias.
Na bancada, os convidados recordam boas histórias de suas trajetórias, comentam desafios profissionais e destacam novos projetos para a carreira. A debatedora da atração inédita é a também jornalista Katy Navarro, com trabalho consolidado em produções de televisão e rádios públicas.
Correspondentes internacionais, o casal Sonia Bridi e Paulo Zero já cobriu guerras e terremotos. Eles viveram grandes aventuras dentro e fora do ambiente de trabalho, no país e no exterior. Com talento, competência e ética, formam uma dupla reconhecida pelo público.
Com uma jornada de 40 anos no jornalismo esportivo, Tino Marcos lembra das oito Copas do Mundo que acompanhou no batente, entre 1990 e 2018. Testemunha ocular de momentos icônicos dos atletas brasileiros, como a vitória da seleção canarinho em 1994 e a derrota na decisão de 1998. Ele revela bastidores do que vivenciou na imprensa esportiva e dá pitacos com as expectativas para o próximo mundial que se aproxima.
Conhecida profissional do telejornalismo público nacional, a jornalista Luciana Barreto é âncora e editora-chefe do telejornal Repórter Brasil Tarde na telinha da TV Brasil. Repleta de carisma, a convidada esbanja simpatia, com credibilidade, seriedade e empatia ao noticiar o cotidiano do país.

Serviço
Sem Censura – Segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – Segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
 
TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br

Instituto Confúcio oferta curso online gratuito de introdução à língua e à cultura chinesa; inscrições até 4 de junho

O Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará (UFC - institutoconfucio.ufc.br) recebe, até a próxima quinta-feira (4), inscrições para o curso “Introdução à Língua e à Cultura Chinesa”. Estão sendo ofertadas gratuitamente duas turmas: uma aberta à comunidade externa e outra exclusiva para servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.
São disponibilizadas 30 vagas para cada uma das turmas, com possibilidade de ampliação conforme a demanda de inscrições. De acordo com a direção do instituto, não haverá processo seletivo, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Para participar, os interessados do público geral devem preencher formulário eletrônico próprio (https://abre.ai/pk6r), assim como os servidores da UFC, por meio de formulário eletrônico específico (https://abre.ai/pk6u). Nesse caso, será necessário comprovar vínculo com a instituição.
As aulas serão realizadas de forma online, às terças e quintas-feiras. Para a comunidade externa, os encontros ocorrerão das 16h às 17h40; já a turma destinada aos profissionais da UFC terá aulas das 19h às 20h40. Com carga horária total de 32 horas-aula, o curso abordará temas introdutórios sobre a China, incluindo língua, cultura, culinária, festivais tradicionais, relações comerciais e inovações tecnológicas.
As atividades estão previstas para iniciar em 9 de junho e seguir até 30 de julho. O resultado das inscrições será divulgado em 5 de junho, no site do Instituto Confúcio na UFC (institutoconfucio.ufc.br).
Imagem em anexo: Victor Braga/UFC

21ª Feira da Música leva artistas cearenses para Residência Artística em São Paulo

As Caramelas, Batuta e Pira Coletiva participaram do percurso formativo do festival e foram selecionados para residência na Nave Coletiva

A 21ª Feira da Música segue ampliando seu percurso formativo e de criação com a seleção de três grupos para a Residência Artística 2026: As Caramelas, Batuta e Pira Coletiva. A experiência acontece na Nave Coletiva, em São Paulo, de 01 a 08 de junho e reúne vivências, visitas, atividades práticas e experimentações artísticas, encerrando com uma apresentação ao vivo dos participantes.
O percurso formativo da Feira da Música teve início em 30 de março e recebeu 185 inscrições de artistas e grupos de diferentes regiões. Ao longo de sete encontros online, os participantes tiveram acesso a formações com profissionais da cena musical brasileira, abordando temas como panorama da música independente, comunicação e planejamento, ecossistema digital, direitos autorais, organização de coletivos em rede e acessibilidade estética e poética na prática.
Após esta etapa, 21 projetos foram selecionados para os showcases realizados durante a Feira da Música, entre os dias 13 e 16 de maio de 2026, em Fortaleza. Agora, três grupos seguem para a residência artística em São Paulo. “A residência é uma oportunidade para artistas vivenciarem outros ambientes e territórios criativos, além de experimentarem novas possibilidades para suas trajetórias”, destaca Ivan Ferraro, diretor geral da Feira da Música. 
A ida dos artistas para a residência é realizada em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Agência da Cultura, programa de atendimentos e circulação do Hub Cultural Porto Dragão. “A Feira da Música é uma importante parceira do Hub por ser pioneira entre os festivais de música no Brasil e promover a cultura enquanto oportunidade econômica e de geração de renda, por isso contamos com uma relação histórica que fomenta a profissionalização e circulação de artistas cearenses. Esta residência é uma oportunidade para que os artistas qualifiquem seus trabalhos, façam novas conexões e aumentem as chances de fechar novos negócios”, explica Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão. 
A Feira da Música é um festival correalizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), com recursos do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.399 de julho de 2022), e pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Conta com apoio do Governo do Ceará, por meio 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via Hub Cultural Porto Dragão e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e tem parceria com o Instituto Dragão do Mar. Com patrocínio Caixa, onde tem patrocínio Caixa tem governo do Brasil. É Filiado à Abrafin e Aface, também é apoiado pela Mídia Ninja, Nave Coletiva, Plataforma SOM, UBC e ABMI.

UFC adere ao Sisu+ com 126 vagas em 11 cursos ofertados por campi do interior; edital será divulgado em breve

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), informa aos participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que a instituição assinou, nesta sexta-feira (29), o Termo Aditivo ao Termo de Adesão ao Sisu 2026 (https://abre.ai/pk7s). Com o documento, a UFC adere à etapa complementar do Sisu, conhecido como Sisu+, que visa o preenchimento das vagas ociosas no processo seletivo do Sisu vigente. No total, serão disponibilizadas 126 vagas em 11 cursos ofertados em campi do interior do Ceará: Sobral, Itapajé, Quixadá, Crateús e Russas. O Edital do Sisu+ na UFC será divulgado em breve, com todas as informações necessárias ao candidato, que somente poderá concorrer às vagas se já for inscrito na edição de 2026.
Nesta nova etapa, os candidatos poderão atualizar os dados socioeconômicos, modificar as modalidades de concorrência e selecionar até duas opções de curso, independentemente das escolhas realizadas na etapa regular ocorrida em janeiro.
Por fazer parte do mesmo processo seletivo do Sisu 2026, o Sisu+ seguirá os mesmos critérios gerais de elegibilidade aplicados aos participantes. O sistema de inscrição do Sisu fará automaticamente a identificação das edições do Enem que atendam simultaneamente a essas exigências, desconsiderando aquelas em que o candidato participou na condição de “treineiro” e/ou obteve nota zero na redação.
Também será semelhante o processo das convocações, incluindo documentação para a ampla concorrência e vagas destinadas às pessoas com deficiência. É importante que o candidato fique atento para não confundir os procedimentos e prazos, que serão distintos das chamadas do Sisu regular.
O Sisu 2026 continuará com as chamadas previstas, conforme o cronograma e o Aditivo nº 3/2026 (https://abre.ai/pk7w) ao Edital nº 2/2026 (https://abre.ai/pk7y), que regulamenta novas chamadas, caso ainda haja vagas. Portanto, o Sisu+ não interfere na ocupação das vagas do Sisu vigente, e segue cronograma e chamadas distintas.

ENTENDA O SISU+
O Sisu+ 2026 é uma etapa complementar criada pelo Ministério da Educação (MEC - https://abre.ai/pk7B) para ampliar o preenchimento das vagas ociosas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A iniciativa surge como uma nova oportunidade para estudantes que participaram da edição regular do Sisu, mas não conseguiram ingressar em uma instituição de ensino superior pública.
Na prática, após a conclusão do processo regular do Sisu, algumas vagas podem permanecer disponíveis devido à desistência de candidatos, ausência de matrícula ou encerramento das chamadas previstas inicialmente. Para evitar que essas vagas fiquem ociosas, o MEC realiza o Sisu+, uma fase adicional voltada exclusivamente para o aproveitamento dessas oportunidades.
O principal objetivo do programa é ampliar o acesso ao ensino superior público, garantindo melhor aproveitamento das vagas disponíveis e oferecendo aos estudantes uma nova possibilidade de ingresso sem a necessidade de aguardar outro processo seletivo.
De acordo com o edital, poderão participar do Sisu+ apenas os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreveram na edição regular do Sisu 2026. A seleção continuará sendo feita com base nas notas do Enem, considerando as edições de 2023, 2024 e 2025.
Assim, o Sisu+ funciona como uma espécie de continuidade do processo seletivo principal, permitindo que candidatos já inscritos disputem novamente as vagas que permaneceram disponíveis após a primeira etapa.
Confira as 126 vagas ofertadas nos 11 cursos de graduação presencial dos campi da UFC em Sobral, Itapajé, Quixadá, Crateús e Russas.

Campus da UFC em  Sobral (29 vagas)
Engenharia Elétrica – 12 vagas
Finanças – 2 vagas
Música – 15 vagas

Campus da UFC em Itapajé (8 vagas)
Ciência de Dados – 8 vagas

Campus da UFC em Quixadá (3 vagas)
Inteligência Artificial – 3 vagas

Campus da UFC em Crateús (51 vagas)
Engenharia Ambiental e Sanitária – 15 vagas
Engenharia Civil – 16 vagas
Engenharia de Minas – 20 vagas

Campus da UFC em Russas (35 vagas)
Engenharia Civil – 20 vagas
Engenharia de Produção – 11 vagas
Engenharia Mecânica – 4 vagas

GPA: Pão de Açúcar e Extra Mercado estão com 25 vagas abertas em Fortaleza

O GPA, das marcas Pão de Açúcar e Extra Mercado, está com 25 vagas efetivas abertas para atuação em Fortaleza, reforçando as operações da companhia na cidade

As vagas são para os cargos de repositor, operador de caixa, atendente de loja, fiscal de prevenção de perdas, fiscal de caixa, peixeiro, cozinheiro, açougueiro, padeiro e auxiliar de manutenção. Não é necessário ter experiência para participar do processo seletivo para os cargos de entrada.
Os profissionais contratados contarão com benefícios como assistência médica, assistência odontológica, vale-refeição, seguro de vida, convênio com academias, extensão de licença maternidade e paternidade, cooperativa de crédito, previdência privada, entre outros. Para se candidatar, basta realizar o cadastro exclusivamente por meio do link: https://gpa.gupy.io

Padre Eugênio Pacelli e Movimento Amare promovem “Entardecer com Maria” na Beira-Mar de Fortaleza

Evento aberto ao público acontecerá no dia 31 de maio, reunindo famílias em uma tarde de fé, espiritualidade, louvor e coroação de Nossa Senhora

O mês dedicado a Nossa Senhora será encerrado em Fortaleza com um momento especial de espiritualidade, oração e encontro com Deus à beira-mar. No próximo dia 31 de maio, às 16h30, o Movimento Amare, em parceria com o padre Eugênio Pacelli, promove o evento “Entardecer com Maria”, no Anfiteatro da Avenida Beira-Mar.
A programação reunirá fiéis, famílias e devotos para uma tarde marcada por louvor, oração, coroação de Nossa Senhora e reflexão espiritual, em um cenário que une a beleza do pôr do sol ao simbolismo do mês mariano na tradição católica.
Com uma proposta afetiva e acolhedora, o encontro convida o público a renovar a fé, agradecer a intercessão de Maria e viver uma experiência de união e esperança.
Segundo o padre Eugênio Pacelli, o momento nasce do desejo de proporcionar à cidade uma experiência de encontro com Deus através da ternura e da presença materna de Nossa Senhora.
“Encerrar o mês de maio contemplando Maria, em família e diante do mar, é também recordar que Nossa Senhora continua caminhando conosco, acolhendo nossas dores, nossas preces e conduzindo nossos corações até Jesus. Será um entardecer de oração, paz e esperança para todos que desejarem viver esse momento de fé”, destaca o sacerdote.
O Movimento Amare, conhecido por iniciativas de evangelização e espiritualidade voltadas às famílias, reforça que o evento será aberto ao público e pretende reunir pessoas de diferentes comunidades em um clima de fraternidade, devoção e amor mariano.
A expectativa da organização é transformar o entardecer da Beira-Mar em um grande momento de comunhão, onde música, oração e espiritualidade se encontrem sob o olhar amoroso de Nossa Senhora.
Na ocasião, cantores Philipe Dantas, Marcio Campos e Suyanny  Lopes farão um concerto em homenagem à Nossa Senhora. 

SERVIÇO
Entardecer com Maria
Data: 31 de maio de 2026
Horário: 16h30
Local: Anfiteatro da Avenida Beira-Mar – Fortaleza
Realização: Movimento Amare e padre Eugênio Pacelli
Aberto ao público.

Masterclass gratuita para médicos sobre longevidade e prática clínica acontece neste sábado no BS Design

Fortaleza recebe ,neste sábado (30), uma masterclass exclusiva voltada para médicos, reunindo profissionais interessados em atualização clínica, medicina integrativa e estratégias voltadas à longevidade e qualidade de vida dos pacientes. O encontro será realizado no complexo BS Design, em Fortaleza, e contará com a participação do professor e médico especialista Dr. Gustavo Rodrigues.
A iniciativa é promovida em parceria com a Roval Farmácia de Manipulação e integra uma programação voltada ao aperfeiçoamento médico e à troca de experiências entre profissionais da saúde. As inscrições são gratuitas e abertas a médicos com CRM ativo.
A masterclass abordará temas ligados à prática clínica contemporânea, medicina da longevidade, inovação terapêutica e novas abordagens para promoção da saúde e bem-estar, em um formato imersivo e direcionado exclusivamente à classe médica.
Além da programação deste sábado, os organizadores também antecipam a realização de um curso intensivo para médicos nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, no Hotel Afago Mareiro, reunindo especialistas e conteúdos voltados à formação em longevidade saudável.

SERVIÇO:
Masterclass para Médicos – Medicina da Longevidade
Data: sábado
Local: BS Design – Av. Desembargador Moreira, 1300 – Aldeota
Inscrições GRATUITAS  para médicos com CRM ativo

ENTREVISTA | Claudia Raia fala sobre maturidade, potência feminina e o fenômeno de “Cenas da Menopausa”

Após grande procura por ingressos, "Cenas da Menopausa" estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello abre nova sessão no sábado (30), no Cineteatro São Luiz; atriz fala com o DIVIRTA-CE sobre etarismo, potência feminina e o impacto social da montagem na entrevista para Felipe Muniz Palhano 

Depois de mobilizar milhares de espectadores pelo Brasil e Portugal, o espetáculo “Cenas da Menopausa” desembarca em Fortaleza cercado de expectativa — e agora com sessão extra confirmada no sábado (30), às 15h, devido à alta procura por ingressos. Estrelada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, a comédia musical entra em cartaz no Cineteatro São Luiz entre os dias 29 e 31 de maio, trazendo ao palco humor, música e uma conversa franca sobre uma fase ainda cercada por tabus: a menopausa.

Mais do que um espetáculo, a montagem vem se consolidando como um espaço de identificação coletiva. Entre gargalhadas, relatos emocionados e um bate-papo com o público ao final das apresentações, “Cenas da Menopausa” tem provocado discussões sobre envelhecimento, desejo, saúde hormonal, relacionamentos e o papel da mulher 50+ na sociedade contemporânea.

Em entrevista ao DIVIRTA-CE, Claudia Raia — que protagoniza a peça ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello — fala sobre a dimensão social da montagem, a quebra do etarismo, as conexões entre sua vida pessoal e a personagem Teresa, além da força política do humor para abordar temas historicamente silenciados.

A atriz, hoje com 59 anos, vive um momento singular: maternidade recente, casamento maduro, reinvenção profissional e um espetáculo que dialoga diretamente com transformações vividas por ela própria. “A menopausa não é o fim, é o início de um novo ato”, resume.

DIVIRTA-CE: Você já disse que Cenas da Menopausa ultrapassou o entretenimento e virou quase um espaço de acolhimento para mulheres e famílias. Em que momento você percebeu que a peça tinha deixado de ser apenas uma comédia musical e se tornado também uma ferramenta de transformação social?

CLAUDIA RAIA: Quando o espetáculo deixou de terminar no aplauso e passou a continuar nas rodas de conversa. No final de cada sessão, eu me vulnerabilizo e abro espaço para que o público também compartilhe suas dores, suas dúvidas e essa busca por entender o que está acontecendo com o próprio corpo e, muitas vezes, por encontrar caminhos de cuidado e tratamento. O teatro assumiu um papel de prestação de serviço: acolhimento, escuta e identificação. E o mais bonito é ver que a peça não é só para mulheres: é para homens e jovens também. Tem marido, filho, adolescente tentando entender essa mulher em transformação. A menopausa atravessa a família inteira e quando a gente ri disso junto, algo se abre. O humor baixa a guarda, e a conversa finalmente acontece. Virou uma catarse coletiva. Eu costumo dizer que é um serviço público com glitter, música e fogacho.

DIVIRTA-CE: Você vive hoje uma fase muito singular: maternidade de um filho pequeno, casamento, maturidade profissional e uma personagem que enfrenta justamente os atravessamentos físicos e emocionais do climatério. O quanto existe de Claudia em Teresa — e o quanto você precisou se afastar de si para construí-la?

CLAUDIA RAIA: Tem muita Claudia em Teresa, talvez até demais (risos). Eu vivi tudo aquilo: calores, insônia, névoa mental, dores, essa montanha-russa hormonal. Nos ensaios, meu corpo chegou a reviver sintomas que eu já tinha superado. Mas a Teresa também é muitas mulheres. Ela é essa mulher que tenta dar conta de tudo enquanto por dentro tudo está em transformação. Por isso tanta gente se reconhece nela. E eu também vivo uma fase muito simbólica: maternidade tardia, um bebê pequeno, um casamento maduro e uma gravidez aos 55 anos no meio da menopausa. Nem os médicos tinham protocolo para isso. Minha vida acabou desmontando muitas certezas sobre idade, potência e feminilidade.

DIVIRTA-CE: A televisão e o entretenimento brasileiros durante décadas venderam uma imagem feminina quase incompatível com o envelhecimento. Você sente que Cenas da Menopausa ajuda a romper um etarismo estrutural, mostrando a mulher 50+ como protagonista de desejo, potência, humor e reinvenção?

CLAUDIA RAIA: A mulher 50+ foi empurrada por muito tempo para a invisibilidade, como se precisasse desaparecer. Mas essa mulher de hoje não cabe mais nesse lugar. Ela trabalha, deseja, recomeça, se reinventa, se diverte, se transforma. O espetáculo mostra exatamente isso: mulheres vivas, contraditórias, engraçadas, emocionais, sensuais, ativas sexualmente, mulheres à frente de negócios, liderando empresas, são mulheres potentes. Na peça ressaltamos que a menopausa não é o fim, é o início de um novo ato. Nós não queremos ser invisíveis. Estamos na nossa fase mais poderosa, temos conhecimento, podemos ter calma, tomar as melhores decisões e conquistar tudo que queremos e sonhamos.

DIVIRTA-CE: A peça escolhe rir de algo que para muitas mulheres é doloroso e solitário. Você acredita que o humor pode ser uma forma de enfrentamento político dos silenciamentos impostos ao corpo feminino?

CLAUDIA RAIA: O humor é profundamente político. Porque a menopausa, sozinha, não tem nada de leve, é um processo duro, confuso e muitas vezes solitário. Mas quando a gente ri disso junto, em coletivo, algo muda. O riso quebra o tabu, tira a culpa e mostra que ninguém está sozinha nem “enlouquecendo”. Fomos ensinadas a atravessar o corpo em silêncio: cólica, gravidez, puerpério, menopausa. Só que a menopausa te obriga a olhar para si mesma. Encontrar novos caminhos. É uma revolução. Então, transformar isso em cena, música e riso é também um ato de resistência. É uma forma de dizer: não vamos mais viver isso caladas.

DIVIRTA-CE: Depois de décadas sendo chamada de ‘rainha dos musicais’, de montagens grandiosas como Cabaret, Sweet Charity e agora Tarsila, como você enxerga a evolução do teatro musical brasileiro? Ainda é um gênero elitizado ou houve democratização real do acesso?

CLAUDIA RAIA: O teatro musical brasileiro evoluiu muito. Antes parecia algo distante, quase importado. Hoje temos uma cena potente, com autores, diretores e artistas brasileiros falando da nossa realidade. Ainda existe o desafio do acesso, como na cultura em geral, mas vejo um público muito mais diverso e interessado. Cenas da Menopausa é um exemplo disso: um musical popular que fala de etarismo, saúde, desejo, casamento e invisibilidade feminina. Já são mais de 250 mil espectadores que nos prestigiaram. Isso é um acontecimento! Sigo acreditando profundamente no teatro. O teatro é o ao vivo, o encontro, a troca. Nada substitui isso.

DIVIRTA-CE: A peça fala muito do “segundo ato da vida”. Aos 59 anos, depois de tantas personagens icônicas, musicais e reinvenções pessoais, qual é o segundo ato que Claudia Raia ainda sente que precisa viver — no palco ou fora dele?

CLAUDIA RAIA: Estou descobrindo agora quem eu quero ser, e isso é muito bonito. Quero viver com mais calma, mais consciência e mais escolha sobre onde coloco minha energia. Ainda quero fazer muito teatro, produzir, dirigir e contar histórias de mulheres reais, que por muito tempo não tiveram espaço. Mas também quero viver meu segundo ato fora do palco: acompanhar meu filho crescer, amar com mais leveza, envelhecer sem pedir desculpas e continuar curiosa com a vida. A menopausa me ensinou isso: maturidade não é perda. É elevação. E o segundo ato, no teatro e na vida, é sempre o mais interessante.

SERVIÇO

Cenas da Menopausa

Sessões: 29 de maio (sexta-feira, às 20h), 30 de maio (sábado, sessão extra às 15h e sessão às 18h) e 31 de maio (domingo, às 18h)

Local: Cineteatro São Luiz

Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza (CE)

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: de R$ 100 a R$ 250

Nova diretoria da Fecomércio Ceará toma posse sob liderança de Luiz Fernando Bittencourt

A nova diretoria do Sistema Fecomércio Ceará toma posse hoje, dia 29 de maio, às 19h, no La Maison, em Fortaleza, para o mandato 2026-2030. A solenidade marca o início da gestão do empresário Luiz Fernando Bittencourt à frente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
Eleito no último dia 24 de abril, com 85% dos votos válidos, Luiz Fernando assume a presidência da entidade com a proposta de fortalecer ainda mais a integração entre os empresários do setor e os presidentes dos sindicatos filiados, ampliando o diálogo e a atuação conjunta em defesa do setor produtivo cearense.

O novo presidente destaca que a gestão dará continuidade ao trabalho desenvolvido no Sistema Fecomércio Ceará, com foco no fortalecimento institucional, na qualificação profissional e no desenvolvimento do comércio de bens, serviços e do turismo no Estado.

A nova diretoria terá mandato até 2030 e assume a condução de um dos principais sistemas de desenvolvimento social e empresarial do Estado, responsável pelas ações da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC no Ceará.

Perfil
Luiz Fernando Monteiro Bittencourt, 37 anos, é casado com Raquel e pai de Helena. Empresário do setor de serviços, é presidente do Conselho de Administração do Grupo Serval e do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec).
Graduado em Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV) e mestre em Economia de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (CAEN-UFC), reúne experiência em gestão empresarial, representação sindical e articulação institucional.
Foi eleito presidente da Fecomércio-CE para o quadriênio 2026-2030. Também atua como coordenador das Câmaras Setoriais e integra, ainda, os conselhos regionais e nacionais do Sesc e do Senac. Na atual gestão exerce o cargo de vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará.
Sua atuação é voltada ao fortalecimento do setor produtivo, com atenção às agendas de comércio, serviços, turismo, inovação e qualificação profissional no Ceará.

Shopping Parangaba recebe campanha de arrecadação de alimentos

Ação acontece no Piso L1 do empreendimento e arrecada alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade

O Shopping Parangaba recebe, até o dia 15 de junho, uma campanha de arrecadação de alimentos promovida pela ALLOS em apoio à Associação Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (AGACC). A ação acontece no Piso L1, próximo à loja Liebe, e tem como objetivo mobilizar clientes, colaboradores e visitantes para a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.
A iniciativa busca incentivar a solidariedade e fortalecer o apoio às comunidades carentes por meio de pequenas ações do dia a dia. O ponto de coleta foi instalado em uma área de fácil acesso dentro do shopping para facilitar a participação do público durante o período da campanha.
“Pequenos gestos podem gerar grandes transformações. Essa campanha reforça o compromisso da ALLOS com ações de impacto social e com o incentivo à solidariedade junto às comunidades onde atua”, destaca Cristina Oliveira, gerente de marketing do Shopping Parangaba.
A campanha integra as ações sociais desenvolvidas pela ALLOS em seus empreendimentos em diferentes regiões do país, estimulando o engajamento da população em iniciativas que contribuem diretamente para o bem-estar de diversas famílias.

Serviço – Campanha de arrecadação de alimentos
Local: Piso L1, próximo à Liebe – Shopping Parangaba
Período: até 15 de junho
Doações: alimentos não perecíveis
Informações gerais:
Shopping Parangaba – Rua Germano Franck, 300 – Parangaba – Fortaleza/CE
Site: Shopping Parangaba
Horário de funcionamento: 10h às 22h
Instagram: @shoppingparangaba

Padre Ránis Dias é recebido pela advogada Carolina Parente em Fortaleza

A advogada Carolina Parente recebeu, em seu escritório, o Parente Sociedade de Advogados, a visita do Padre Ránis Dias, pároco de Uruburetama e integrante da Diocese de Itapipoca.
Reconhecida por sua atuação no Direito Canônico, Carolina mantém uma relação próxima com pautas ligadas à Igreja e às relações institucionais religiosas, área em que também desenvolve atuação jurídica especializada.
O encontro aconteceu em clima de cordialidade e diálogo no elegante espaço do escritório, em Fortaleza, reunindo momentos de troca de experiências e conexão entre Direito e fé.

Luizianne Lins apresenta PL para aumentar pena em casos de tentativa de feminicídio com mutilação

A deputada federal Luizianne Lins (Rede-CE) apresentou um Projeto de Lei para endurecer a pena nos crimes de tentativa de feminicídio praticados com crueldade ou violência extrema. O PL nº 2416/2026 altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 (Código Penal). Pela proposta, a pena do crime é aumentada de um terço até a metade, quando resultar em amputação de membros, mutilação de órgãos ou deformidade permanente e grave à vítima.
Segundo a justificativa do PL de Luizianne, em 2025, o Brasil registrou recorde, com 1.568 mulheres vítimas de feminicídio, média de quatro casos por dia. Estudos indicam que o feminicídio é o ápice de uma série de agressões anteriores. Em 2025, cerca de 30% das vítimas de feminicídio já tinham registrado denúncia contra o agressor. Monitoramento de fontes especializadas registraram até 13.870 tentativas de feminicídio no Brasil durante o ano de 2024.
A deputada cita o caso recente ocorrido em Quixeramobim/CE, onde Ana Clara Antero de Oliveira, de 21 anos, teve uma das mãos decepada e a outra semi-amputada por um golpe de foice. A tentativa de feminicídio foi executada pelo ex-companheiro dela Ronivaldo Rocha e seu irmão, Evangelista Rocha. “A amputação de um membro demonstra que a pena atual muitas vezes não reflete o dano simbólico e físico vitalício. Ao tipificar a mutilação como causa de aumento de pena, o Estado reconhece a perversidade desse ato e reforça a repressão contra a misoginia - o ódio pelas mulheres”, afirma o PL de Luizianne.

Grupo MRH anuncia mais de 130 vagas de emprego entre oportunidades efetivas, operacionais, estágio e aprendizagem

O Grupo MRH está com mais de 130 vagas de emprego abertas, reforçando o movimento de contratações em diferentes setores e ampliando as oportunidades de inserção e recolocação no mercado de trabalho em três estados e algumas cidades de Fortaleza. 
Ao todo, são 32 vagas efetivas distribuídas entre Salvador, Teresina e Fortaleza, voltadas para cargos estratégicos e táticos, além de novas oportunidades operacionais ligadas à área de locação de mão de obra e serviços.
Entre as vagas efetivas, há posições nas áreas de gestão, operação, comercial e administrativa, contemplando empresas em Fortaleza e em outras regiões. Já as vagas operacionais somam 31 oportunidades para funções como auxiliar de serviços operacionais, manobrista categoria D, operador de empilhadeira, auxiliar de farmácia, auxiliar de carga e descarga, técnico em segurança do trabalho, assistente administrativo, assistente fiscal, técnico de manutenção e auxiliar de manutenção.
O levantamento também inclui 35 vagas para jovem aprendiz, sendo 28 em Fortaleza, 6 em Maracanaú e 1 em Caucaia. As oportunidades contemplam áreas como administrativo, varejo, turismo e hospitalidade, logística e produção, fortalecendo a entrada de jovens no mercado de trabalho por meio da formação prática e acompanhamento profissional.
Já os programas de estágio somam 37 vagas, distribuídas entre Fortaleza (33), Eusébio (2) e Caucaia (2). As oportunidades atendem estudantes de áreas como administração, ciências contábeis, engenharia civil, arquitetura, logística, farmácia, enfermagem, tecnologia da informação, direito, marketing, design, moda, gestão financeira, engenharia de produção, recursos humanos e rede de computadores, entre outras.
As oportunidades refletem o aumento da demanda das empresas por reforço operacional e reestruturação de equipes em diferentes segmentos, especialmente nas áreas de serviços, logística, indústria e atendimento. As vagas operacionais também representam uma importante porta de entrada para profissionais que buscam experiência ou recolocação no mercado.
Para Philipe Mariano, Coordenador de Gente e Gestão do Grupo MRH, o cenário demonstra a continuidade do aquecimento nas contratações. “As empresas seguem ampliando equipes e buscando profissionais para diferentes níveis de atuação, desde funções operacionais até posições estratégicas. Esse movimento fortalece o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de contratação no Ceará”, afirma.
Os interessados podem acompanhar as oportunidades e realizar cadastro por meio dos canais oficiais do Grupo MRH, no site: https://mrh.tweezer.jobs/.

Faculdade Senac Ceará abre matrículas para 2º semestre de 2026

A Faculdade Senac Ceará está com matrículas abertas para o segundo semestre de 2026. No total, são ofertados nove cursos nas áreas de Gestão e Tecnologia da Informação (TI), incluindo as graduações tecnológicas em Inteligência Artificial e Segurança da Informação; e o bacharelado em Administração. O processo seletivo pode ser on-line, presencial, como transferido ou graduado e pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com inscrições gratuitas pelo site da faculdade.
Com novo campus, localizado no Senac Aldeota, as aulas iniciam no mês de agosto e são presenciais, de segunda a sexta-feira, com horas complementares virtuais, conforme Projeto Pedagógico do curso. Além de estudantes que concluíram o Ensino Médio e interessados em formação superior, podem se inscrever profissionais que buscam uma segunda graduação e alunos ou ex-alunos dos cursos de qualificação, aperfeiçoamento e Técnico do Senac.
Ao todo, na área de Gestão, são ofertados os cursos de bacharelado em Administração, com duração de quatro anos; além de graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Gestão Comercial, Gestão em Logística e Gestão Financeira, com duração de 2 anos. Já na área de Tecnologia, as opções são os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Segurança da Informação e Inteligência Artificial, com duração de 2 anos e meio.
A Faculdade Senac Ceará iniciou suas atividades em 2022, com nota máxima do Ministério da Educação (MEC). “Entre os diferenciais, estão o modelo pedagógico e a equipe de docentes, que preparam para o mercado de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades mais buscadas pelas empresas, hoje, para alavancar os seus negócios. Ou seja, é um investimento em qualificação e empregabilidade”, garante o diretor da Faculdade Senac Ceará, Prof. Luís Antônio Rabelo.
Política de descontos
Aos interessados, a política de descontos da Faculdade Senac Ceará – que chegam a 50% - beneficia prioritariamente os comerciários, empresários e seus dependentes, bem como estudantes da rede pública de ensino e do Pré-Vestibular do Sesc; ex-alunos dos cursos Técnicos do Senac e graduados.
 
Mais informações: https://www.faculdadesenacce.com.br/matriculas/ / (85) 3270.5400 / (85) 99984-0161 / @faculdadesenacce/

Afya Educação Médica realizará mutirão de cirurgias dermatológicas gratuitas

Como parte de suas atividades de aprendizagem prática, a Afya Educação Médica Fortaleza realizará um mutirão de cirurgias dermatológicas gratuitas, na Capital. O serviço terá início nos próximos dias 29 e 30 de maio, e seguirá até outubro, com ações mensais. A expectativa é que sejam atendidos cerca de 160 pacientes. As vagas são limitadas e destinadas, preferencialmente, à população mais necessitada, mediante agendamento prévio junto à instituição.
"Essa iniciativa é fantástica e benéfica para todos. Tanto para os alunos da nossa pós-graduação em Dermatologia, que têm a possibilidade de acompanhar procedimentos na prática, adquirindo experiência, sob a supervisão de médicos qualificados já formados na área, quanto para a população carente, que têm à disposição serviços de excelência, reduzindo a demanda por atendimento médico especializado, sobretudo na rede pública, que a gente sabe que é alta", explica Maria Cecília Cavalcante, diretora da Afya Educação Médica Fortaleza.
A oferta do serviço, que será disponibilizado na sede da instituição, no bairro Aldeota, deve durar seis meses, durante o curso de aprimoramento em Cirurgia Dermatológica da instituição. A cada mês, cerca entre 20 e 40 pacientes serão submetidos a procedimentos como: retirada de câncer de pele, costura de lóbulo de orelha, retirada de xantelasma, de sinais e de lipomas, entre outros.
Os interessados devem entrar em contato com a instituição por meio do telefone: (85) 98835 1063. A Afya fica localizada na rua Vicente Linhares, 500, Térreo, Loja 01. De maneira alternada, todas as sextas e sábados, ela também oferece consultas ao público nas seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, pediatria, neurologia, neuropediatria, nutrologia, psiquiatria, clínica de dor, ginecologia, reumatologia, pneumologia, além de exames, como ultrassonografia e ecocardiografia.

João Gomes apresenta projeto junino em Fortaleza com ingressos a R$ 30

Valor da entrada é referente à compra do copo oficial. Evento acontece no feriado, 04 de junho, no Colosso

O cantor pernambucano João Gomes desembarca na capital cearense no feriado de 4 de junho para uma edição especial do São João Gomes, projeto que vem levando a cultura nordestina para diferentes cidades do Brasil e até para fora do país. Em Fortaleza, o encontro acontece no estacionamento do Colosso, a partir das 15 horas, com muito forró e clima de São João raiz.
Com proposta intimista e inspirada nos festejos tradicionais nordestinos, o evento chega a Fortaleza trazendo a essência do forró pé de serra, repertório afetivo e a forte conexão cultural que transformou João Gomes em um dos principais representantes da música popular brasileira da atualidade. 
A apresentação em Fortaleza integra uma série de eventos juninos do artista, que passa por Porto, em Portugal, no dia 29 de maio, antes de seguir para Salvador, em 14 de junho, e Recife, no dia 17.
O diferencial do evento já começa na entrada. O ingresso será a compra do copo oficial do São João Gomes, no valor de R$ 30, através da plataforma Ingresse. No acesso ao evento, o público apresenta o ingresso e recebe o copo oficial da festa. O espaço possui capacidade limitada e conta com setor único.
Mais do que um show, o São João Gomes propõe uma imersão na maior festa popular do Brasil. O projeto resgata elementos da cultura nordestina, das festas de interior e do repertório tradicional que acompanha a trajetória de João Gomes desde os primeiros sucessos. Na discografia do cantor estão trabalhos como “Dominguinho”, em parceria com Jota.pê e Mestrinho, além de faixas como “Pé de Serrita” e “Digo ou Não Digo”.
O São João Gomes nasceu como um movimento de valorização da cultura nordestina. Em fevereiro deste ano, a Drilha São João Gomes marcou a abertura simbólica do ciclo junino em Recife, reunindo milhares de pessoas em uma celebração transmitida nacionalmente. Agora, o projeto percorre diferentes cidades levando música, identidade cultural e tradição para públicos de várias regiões.

Serviço:
São João Gomes em Fortaleza
Data: quinta-feira, 4 de junho
Horário: a partir das 15h
Local: estacionamento do Colosso Fortaleza
Endereço: Av. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n, Edson Queiroz
Ingressos: https://www.ingresse.com/vila-sao-joao-gomes-fortaleza/
Mais informações: @saojoaogomes

Festival Alberto Nepomuceno apresenta Joias do Ceará

A série de encontros pelo YouTube revela preciosidades em acervos artísticos e culturais

Sensibilizar públicos para a diversidade e sofisticação de acervos do Ceará é o mote da série de encontros virtuais Joias do Ceará, realizada no âmbito do Festival Alberto Nepomuceno (FAN). Uma criação da jornalista Izabel Gurgel, responsável pela pesquisa, curadoria e apresentação dos encontros, a série transmitida pelo YouTube do festival aborda bens artísticos e culturais, compondo acervos materiais e imateriais. Em 2026, leva para o espaço virtual a série Leituras Públicas Gilmar de Carvalho, iniciada na programação do festival em 2023, de forma presencial, no Museu de Arte da UFC (Mauc).
Em sua 12ª edição, o FAN apresenta três edições do Joias do Ceará. O primeiro deles, neste sábado, 30 de maio, às 10h, apresenta o acervo pessoal desenvolvido por Virgínia Fukuda, uma mestra das artes têxteis. “O encontro marca os 80 anos de vida da paulista Virgínia Fukuda, filha de japoneses, e seus 50 anos vivendo em Fortaleza. Nos últimos anos, a artista tem se aplicado ao bordado que aprendeu na infância com a mãe, criando um acervo pessoal de preciosidades”, conta Izabel Gurgel.
Com especial dedicação à linguagem musical, Virgínia Fukuda tem uma série de bordados sobre jazz e chorinho. “Bordou também Alberto Nepomuceno, o maestro cearense nascido em 1864 cuja trajetória inspira o festival”, diz a responsável pelo projeto. A migração japonesa, a vida em Fortaleza e a literatura ficcional são outras fontes para Virgínia bordar. Além de leitora, ela própria realiza livros têxteis, como o que produziu durante a pandemia de Covid-19. É professora de bordado, com atenção ao sashiko, uma técnica japonesa; participou de ações coletivas, como o projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) denominado Iluminuras – Literatura e Bordado; e integra o grupo Café com Bordado.
No dia 6 de junho, também às 10h, o encontro é com o antropólogo Gerson Augusto de Oliveira Jr., professor da UFC. Ele é autor do livro “Torém: brincadeira dos índios velhos”, publicado em 1998 pela editora Annablume e pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). A dissertação de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, foi contemplada em 1997 com o Prêmio Sílvio Romero, concedido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). O professor Gerson Augusto de Oliveira Jr. apresenta, desde os primeiros registros históricos — quando o torém “designa também um instrumento musical utilizado durante a dança” —, à pesquisa de campo realizada junto ao povo Tremembé de Almofala, no litoral Oeste do Ceará.

A apresentação do livro “Tirinete – Rabecas da Tradição”, do professor Gilmar de Carvalho, no dia 9 de junho, às 19h, marca o início das Leituras Públicas Gilmar de Carvalho em formato virtual. A pesquisa nos quatro cantos do Ceará sobre rabecas, luteria e performance foi contemplada em 2014 com o Prêmio Rodrigo de Mello Franco, do Iphan. Um pensador da cultura com uma intensa prática de atuação artística e acadêmica, Gilmar de Carvalho (1949-2021) lançou a pesquisa em 2018 no formato de livro. Uma documentação com mais de uma centena de rabequistas redesenha o Ceará a partir também da trajetória de Ana Soares, única mulher dentre tantos homens construtores e tocadores de rabeca. O livro tem fotos de Francisco Sousa, com quem Gilmar já havia publicado “Rabecas do Ceará”, em 2006.

SERVIÇO:
Encontros virtuais Joias do Ceará
Pelo YouTube do Festival Alberto Nepomuceno
Dia 30/5 (sábado), às 10h
Virgínia Fukuda (80 anos de vida – 50 de Fortaleza) – Música, leitura e bordado

Dia 06/06 (sábado), às 10h
“Torém: brincadeira dos índios velhos”, livro de Gerson Augusto de Oliveira Jr.  

Dia 09/06 (terça-feira), às 19h
Leituras Públicas Gilmar de Carvalho: livro “Tirinete – Rabecas da Tradição”

DFB Festival 2026 anuncia shows de Fernanda Abreu, Ana Cañas, Alice Caymmi, FBC e Os Garotin no Dragão do Mar

O DFB Festival 2026 amplia sua programação cultural e reúne nomes de diferentes gerações da música brasileira em uma agenda de shows na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Entre os dias 9 a 12 de junho, o festival promove apresentações de Os Garotin, Ana Cañas, Alice Caymmi, FBC e Fernanda Abreu, além de DJs, bandas e projetos independentes locais que integram a programação musical do evento. Os shows terão acesso gratuito, sujeito à capacidade do espaço. 
A agenda reforça a proposta do DFB de conectar moda autoral, música, comportamento e economia criativa em diferentes espaços da cidade. Ao longo de sua trajetória, o festival consolidou uma programação que ultrapassa as passarelas e incorpora experiências culturais ligadas à produção artística contemporânea e à ocupação urbana da Praia de Iracema.
Abrindo a programação de destaques nacionais, Alice Caymmi apresenta um repertório que transita entre MPB, música pop e experimentações contemporâneas, consolidando sua trajetória ligada à cena musical brasileira contemporânea. Na mesma noite, Ana Cañas sobe ao palco com o espetáculo “Ana Cañas Canta Rita Lee”, projeto em que revisita canções que marcaram a carreira de Rita Lee, um dos principais nomes do rock nacional.
A programação também inclui show de Os Garotin, trio que vem ampliando sua presença no cenário nacional ao combinar referências de soul, R&B, MPB e música urbana contemporânea. O grupo integra a nova geração de artistas brasileiros que articulam sonoridade, estética visual e influências ligadas à cultura urbana.
A Kenner apresenta FBC, artista mineiro reconhecido por trabalhos que aproximam rap, funk e narrativas urbanas. Com trajetória vinculada à cena independente, o rapper se consolidou como um dos representantes do rap contemporâneo brasileiro.
Encerrando os destaques nacionais da programação, Fernanda Abreu apresenta a turnê “Da Lata 30 Anos”, projeto comemorativo que celebra as três décadas do álbum lançado em 1995. A artista construiu carreira marcada pela aproximação entre pop, funk carioca, música eletrônica e referências da cultura urbana brasileira.
Além dos shows nacionais, a programação musical do DFB Festival 2026 reúne DJs, bandas e projetos independentes locais, ampliando o espaço para artistas ligados à cena cultural de Fortaleza e fortalecendo o diálogo entre moda, música e produção criativa contemporânea.
O DFB Festival 2026 é apresentado pela Prefeitura, com patrocínio da Enel Brasil (@enelbrasil), do Governo do Estado do Ceará, do Banco do Nordeste, do Governo do Brasil (@govbr) e do Ministério da Cultura (@minc). “Onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil.” Realização da Associação Artesanias do Ceará e do Empório Lokar, com apoio institucional da @secultceara, por meio da Lei nº 1.012/2022.
Confira a programação musical do DFB Festival 2026

9 de junho (terça-feira)
- DJ Renata Dib
- Alice Caymmi
- Ana Cañas canta Rita Lee
- DJ Nego Celo

10 de junho (quarta-feira)
- Projeto Voyage
- Super Banda
- Os Garotin
- DJ Davi Fiuza

11 de junho (quinta-feira)
- DJ Viúva Negra
- 4rtin
- FBC
- DJ Priscila Delgado

12 de junho
- DJ Maria Tavares
- Transacionais
- Daniel Peixoto
- Fernanda Abreu
- DJ Isa Capelo

Serviço:
DFB Festival 2026
Data: 9 a 12 de junho de 2026
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Cidade Dragão, na Praia de Iracema, em Fortaleza
Instagram: @dfbfestival

Temporada junina inicia nesta sexta (29/05) no RioMar Kennedy com programação cultural e culinária típica

Com atrações gratuitas entre 29 de maio e 28 de junho, o shopping aposta em cenários temáticos, apresentações de forró e sabores tradicionais para celebrar a cultura nordestina 9  (Foto: Forró de Viola/ divulgação)
 
Está aberta a temporada junina! Bandeirinhas coloridas, o som do forró e os sabores que fazem parte da tradição das festas de junho já começam a tomar conta de Fortaleza. Seguindo esse clima festivo, o RioMar Kennedy vai promover, entre os dias 29 de maio e 28 de junho, uma programação especial repleta de apresentações musicais, cenários instagramáveis e uma variedade de comidas típicas que prometem levar o público a uma verdadeira imersão no espírito junino.
A tradicional Vila Junina será montada na Praça Central (Piso L1) e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h. O espaço contará com barracas gastronômicas, reunindo sabores típicos da época, como pratinhos juninos, bolo de milho, cocadas, mungunzá, pamonha e canjica.
Além da gastronomia, haverá apresentações musicais gratuitas na Vila Junina, aos sábados, a partir das 18h. Nos dias 30 de maio e 27 de junho haverá apresentação do Forró de Viola e nos dias 6 e 20 de junho, do Trio Forrozim.
Todo o ambiente foi pensado para proporcionar uma experiência imersiva ao público, com decoração temática inspirada nas tradicionais vilas nordestinas e cenários voltados para fotos e interação dos visitantes.
 
SERVIÇO:
Vila Junina no RioMar Kennedy
Período: 29 de maio a 28 de junho de 2026
Dias e horários: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h
Local: Praça Central (Piso L1)
Data das apresentações das atrações:
30/05 - Forró de Viola
06/06 - Trio Forrozim
20/06 - Trio Forrozim
27/06 - Forró de Viola
Acesso gratuito

Seminário da Rota das Falésias discute integração turística e desenvolvimento do Litoral Leste cearense

Evento realizado em Canoa Quebrada reúne representantes do setor para debater estratégias de fortalecimento regional e expansão do turismo

Foto: Larissa Moreira 

A Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, se transformou nesta quarta-feira (27) em ponto de encontro para gestores, empresários e representantes do setor turístico durante o 3º Seminário Regional da Rota das Falésias, iniciativa que busca fortalecer a integração entre os municípios do Litoral Leste do Ceará e ampliar as oportunidades de desenvolvimento regional através do turismo. Com o tema “Um novo olhar para o Turismo”, o encontro promove debates voltados à valorização do território, qualificação do setor e construção de estratégias conjuntas.
Realizado pela Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (ADETURF), com patrocínio do Sebrae, o seminário reforça uma das principais apostas do turismo cearense: a união entre poder público, iniciativa privada e trade turístico como ferramenta de crescimento sustentável.
Durante a abertura, o diretor-técnico do Sebrae, Alcir Porto, destacou a importância da cooperação entre os destinos turísticos para fortalecer a competitividade do estado. Segundo ele, a Rota das Falésias integra um conjunto de nove rotas turísticas apoiadas atualmente pela instituição no Ceará.

“A integração é o caminho para garantir resultados mais consistentes. Independentemente da região, o turismo precisa atuar de forma conectada entre gestão pública e iniciativa privada”, afirmou Alcir Porto.

A Rota das Falésias compreende um percurso superior a 200 quilômetros entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, reunindo cenários naturais marcados por falésias coloridas moldadas pela erosão, praias, dunas e comunidades tradicionais de pescadores. No Ceará, o trajeto envolve oito municípios estratégicos: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, destinos que concentram algumas das paisagens mais emblemáticas do litoral nordestino.
Os números reforçam a relevância econômica do setor. Levantamento do Sebrae aponta que, em 2025, o turismo representou 10,3% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, movimentando cerca de R$ 24 bilhões em receita. Nesse contexto, Alcir Porto também apresentou perspectivas ligadas ao programa Ceará em Movimento, iniciativa voltada à integração entre diferentes rotas turísticas do estado.
A proposta é ampliar a permanência do visitante e permitir experiências conectadas entre regiões distintas. “Queremos que o turista conheça vários territórios em uma mesma viagem, mas isso precisa acontecer de maneira planejada e sustentável”, explicou.

Outro anúncio que movimentou o seminário envolve a expansão da malha aérea regional. A partir de 1º de outubro, um convênio firmado entre o Governo do Estado e a companhia aérea Azul permitirá a operação de dois voos semanais com desembarque no Aeroporto de Aracati. A expectativa, segundo o deputado federal Eduardo Bismarck, ex-secretário do Turismo do Ceará, é receber cerca de 280 visitantes por semana, fortalecendo o fluxo turístico no Litoral Leste.
“Os municípios precisam estar preparados para oferecer uma boa experiência aos visitantes e transformar esse movimento em desenvolvimento econômico local”, ressaltou Eduardo Bismarck.
Para o presidente da ADETURF, Lusiário Batalha, o crescimento do turismo regional é resultado direto do alinhamento entre diferentes setores. Segundo ele, a estratégia da rota passa pelo fortalecimento de públicos distintos, incluindo turistas internacionais, visitantes nacionais e o mercado interno.

Arraiá da Estranha reúne estrelas do forró e influenciadores em noite exclusiva em Fortaleza

Em sua 8ª edição, festa idealizada por Hiago Arraes acontece nesta quarta-feira (27), no Austin Pub, com shows de Laninha Show, Forró Sacode, Thales Play e participações especiais

O clima de São João já tomou conta da capital cearense e uma das festas mais comentadas do calendário social de Fortaleza acontece nesta quarta-feira (27): o Arraiá da Estranha, evento idealizado pelo influenciador e produtor Hiago Arraes, conhecido no Ceará como a “Blogueira Estranha”. Em sua 8ª edição, a celebração promete reunir nomes da música regional, convidados do meio artístico e personalidades da internet em uma noite exclusiva no Austin Pub, a partir das 20h. 
Com forte identidade visual inspirada nas tradicionais festas juninas nordestinas, mas sem abrir mão do glamour característico dos eventos assinados por Hiago, o Arraiá da Estranha se consolidou como um encontro que mistura forró, entretenimento e influência digital. Neste ano, a programação reúne apresentações de Laninha Show, Forró Sacode e Thales Play, além de participações especiais de Kátia e Aduílio, Pedro Guerra, Joyce Tayná, A Dama Louise e DJ Manu, reforçando a diversidade de ritmos e gerações da cena musical cearense.
A festa também reforça a trajetória de Hiago Arraes, produtor e influenciador conhecido do entretenimento local que ultrapassou os limites das redes sociais e transformou sua imagem em uma marca ligada à cultura popular e aos bastidores do forró. O influenciador ganhou projeção nacional após participação no programa Esquenta!, da TV Globo, quando explicou o funcionamento do mercado dos famosos “alôs” — mensagens personalizadas feitas por artistas durante shows, tradição bastante popular no Nordeste. 
O apelido “Estranha”, hoje incorporado ao nome da festa, surgiu justamente nos bastidores do universo forrozeiro. Segundo entrevistas concedidas pelo próprio influenciador, o termo começou a ser usado por nomes ligados ao setor musical e acabou sendo abraçado pelo público, transformando-se em sua identidade digital. Ao longo dos anos, Hiago ampliou a atuação para produção de eventos e experiências voltadas ao entretenimento, reunindo artistas, influenciadores e empresários em festas temáticas que movimentam o circuito social da cidade. 
Com decoração temática, atrações musicais e forte presença de convidados do meio artístico, o Arraiá da Estranha aposta na mistura entre tradição junina e atmosfera de festa premium. A expectativa é de uma noite marcada por muito forró, repertório romântico, sucessos do piseiro e encontros entre diferentes nomes da música regional.

Serviço
Arraiá da Estranha – 8ª edição
Local: Austin Pub – Fortaleza
Data: quarta-feira, 27 de maio
Horário: 20h
Evento para convidados.

Thiago Freitas apresenta “Irapuru – Meu Lugar no Sertão” em encontro exclusivo com imprensa em Fortaleza

Cantor potiguar promove audição inédita do álbum e pocket show que marca nova etapa da carreira ao lado da Warner Music Brasil e Sua Música

Fortaleza recebe nesta quarta-feira (27) um momento especial na trajetória de Thiago Freitas. Em parceria com a Warner Music Brasil e o Sua Música, o cantor promove a session exclusiva de lançamento de “Irapuru – Meu Lugar no Sertão”, novo projeto que simboliza uma fase de amadurecimento artístico e fortalecimento de suas raízes nordestinas. O encontro, voltado para imprensa e convidados, acontece a partir das 18h, no Sua Música Space, na Aldeota.
Mais do que uma apresentação, o evento foi pensado como uma experiência imersiva no universo do artista. A programação inclui uma audição em primeira mão do álbum, além de um pocket show intimista no qual Thiago pretende apresentar, ao vivo, a essência do projeto que busca traduzir musicalmente o sertão, a memória afetiva e o pertencimento cultural.
Aos 23 anos, Thiago Freitas representa uma nova geração de artistas nordestinos que vêm transformando autenticidade e conexão popular em protagonismo nacional. Natural de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, o cantor cresceu cercado pelas referências culturais do interior — elementos que hoje aparecem de forma explícita em sua construção artística.
O vínculo com a música começou cedo. Ainda criança, aos 10 anos, ganhou do avô um violão que mudaria os rumos de sua vida. O instrumento foi a porta de entrada para um sonho que amadureceu com o tempo, atravessando desafios e responsabilidades. Antes de viver integralmente da arte, Thiago conciliou a paixão pela música com o trabalho como entregador em uma empresa de motos, experiência que, segundo pessoas próximas ao artista, ajudou a moldar a disciplina e a persistência presentes em sua trajetória.
O ponto de virada aconteceu há cerca de dois anos e meio, quando a música “Outra Dose” ganhou força nas redes sociais e ampliou significativamente sua projeção nacional. A repercussão abriu espaço para colaborações estratégicas, incluindo trabalhos com nomes como Tarcísio do Acordeon, fortalecendo sua presença no cenário do forró contemporâneo.
Agora, com “Irapuru – Meu Lugar no Sertão”, Thiago investe em um repertório que combina tradição e contemporaneidade. O álbum reúne faixas como “Deu Forró”, “Tu Vai Ver” e “Meu Lugar”, costurando narrativas afetivas sobre identidade, memória e a vida no interior nordestino.
Os números nas plataformas digitais refletem o crescimento do artista. Thiago reúne atualmente 883 mil seguidores no TikTok, 1,3 milhão no Instagram, mais de 1,7 milhão de ouvintes mensais no Spotify e ultrapassa 48,9 milhões de reproduções no Sua Música, consolidando sua presença digital e ampliando sua conexão com o público em diferentes regiões do país.