sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Qxas Festival 2025 reúne grandes nomes da fotografia e audiovisual em exposições e atividades formativas

A sexta edição do festival de fotografia do Sertão Central será realizado de 22 a 25 de outubro, em Quixadá e Quixeramobim

Guimarães Rosa escreveu, em Grande Sertão: Veredas (1956), que “o sertão é dentro da gente”; Agnès Varda, enquanto via seu reflexo em espelhos à beira-mar, no filme Praias de Agnès (2008), afirmou que “se abríssemos as pessoas, encontraríamos paisagens”. Os dois atravessam o reflexo e exploram o relevo do mundo interior, onde a memória arde e molda a paisagem. Propondo explorar o que nos move, reunindo trabalhos que toquem o simbólico, o íntimo e o sensível, o Qxas Festival 2025 traz como tema “Paisagens de Dentro”. A programação será realizada de 22 a 25 de outubro, nas cidades de Quixadá e Quixeramobim.
Além da exposição coletiva – reunindo 40 artistas de todas as regiões do país - o festival mantém a tradição de oferecer ações formativas e de difusão da fotografia brasileira, com palestras, workshops, exposições, saídas fotográficas, rodas de conversas e leituras de portfólios, dentre outras atividades. Com exceção de alguns workshops, a programação será gratuita e de livre acesso do público.
Com curadoria de Fernanda Siebra, Michelle Maciel e Rafael Vilarouca, esse ano o Qxas Festival presta homenagens aos pesquisadores e fotógrafos Silas de Paula (CE) e Simonetta Persichetti (SP), além de Maria José da Costa Braz, de Quixadá.
Diretor do Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS.CE), Doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996), Silas é professor aposentado do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). Integrou o programa de pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual, e coordenou o grupo de pesquisa em Cultura Visual.
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Simonneta é mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, do CNPq (2006), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Fotografia, Jornalismo e Identidade, ambos do Programa de Pós-graduação-Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, onde também é professora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo. Entre suas principais obras publicadas estão: Encontros com a fotografia, Imagens da fotografia brasileira; e Mídia e comunicação contemporânea: relatos de pesquisas.
Maria José transformou o hobby em profissão. A partir de 1980, registrou as celebrações da vida cotidiana em Quixadá e região. Em mais de 15 anos, percorreu casas, escolas e distritos, fotografando batizados, aniversários, casamentos, crismas e festas populares, acompanhando o crescimento das crianças. Em 1991, ampliou seu ofício com filmagens, dando origem ao estúdio Foto Emanoel e Rafael Produções, batizado em homenagem aos filhos. Com olhar sensível e dedicação incansável, ela se tornou guardiã das lembranças de uma geração. Suas fotografias atravessam o tempo como testemunhos de amor, fé e pertencimento, compondo o retrato vivo de uma comunidade que aprendeu a se ver e a se reconhecer por meio de suas imagens.
Idealizado pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, o Qxas Festival 2025 irá reunir grandes nomes da fotografia e artes visuais no país. “É um festival com programação intensa e repleto de encontros potentes. Além da exposição Paisagem de Dentro - que reúne imagens que falam de memória, corpo e imaginação, uma verdadeira travessia pelo que nos habita - os workshops promovem vivências práticas e sensoriais com nomes incríveis da fotografia da cena no Brasil, como Ana Mundin e Tibico Brasil, do Ceará; Walda Marques, que é do Pará; e Preticia Jerônimo, do Paraná”, destaca Glícia.
Durante toda a programação do festival, haverá ação formativa nas escolas de Quixadá e Quixeramobim, com oficinas, cianotipia e rodas de conversa. O QXAS nas Escolas vai beneficiar 300 estudantes e professores da rede pública dos ensinos Fundamental e Médio da região, nos períodos da manhã e tarde. Desde a primeira edição, o QXAS nas Escolas já beneficiou mais de 1.500 estudantes.

QXAS FESTIVAL
O QXAS Festival tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira. O QXAS faz parte da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará e da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil.
A sexta edição do QXAS Festival tem
patrocínio do Banco do Nordeste, da Executiva Agronegócios e do Banco Itaú e a empresa Aniger Calçados; com apoio do programa Rumos Itaú Cultural, Sertão TV, Sistema Maior de Comunicação, Betânia Lácteos e Eltom Art Prints.
Conta ainda com apoio institucional do Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF); Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc; Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Quixadá; Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá; Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Prefeitura de Quixadá, por meio da Fundação Cultural; Instituto Dragão do Mar, Casa de Antônio Conselheiro, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som (MIS), Secretaria de Cultura e Governo do Estado do Ceará.  A realização é da Conexões Criativas e Instituto da Fotografia, com o suporte da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Serviço:
6º Festival de Fotografia do Sertão Central (QXAS)
Data: De 22 a 25/10
Quixadá | Quixeramobim
Mais informações e programação completa: @festivalqxas

Nenhum comentário: