quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Cinema do Dragão exibe estreias nacionais, clássicos restaurados e programação infantil especial

Programação inclui o novo filme de Marcelo Gomes, o relançamento de “Amores Brutos” e a terceira edição do “História(s) do Cinema para Infâncias”

O Cinema do Dragão  - que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, traz estreias e sessões especiais nesta semana. Entre os destaques, estão “Retrato de um Certo Oriente”, do diretor Marcelo Gomes, e o relançamento do clássico “Amores Brutos” (2000), de Alejandro Iñárritu, em versão remasterizada em 4K. Também entra em cartaz “O Último Episódio”, nova produção da Filmes de Plástico, com direção de Maurílio Martins.
Integrando a programação do Dragão das Crianças, o cinema realiza ainda a terceira edição do História(s) do Cinema para Infâncias, com exibições de filmes clássicos e animações do Estúdio Ghibli, além da versão restaurada de “Em Busca do Ouro”, de Charles Chaplin, e do africano “A Pequena Vendedora de Sol”, celebrando a magia e a história do cinema para o público infantil.

Estreias
Estreia na sala 2 no Cinema do Dragão o longa “Retrato de um Certo Oriente”, dirigido por Marcelo Gomes, filme que retrata a vinda de dois irmãos, Emilie e Emir, que largaram tudo no Líbano para recomeçar suas vidas em Manaus. Adaptado do livro de de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance, o longa fez sua estreia no Festival de Rotterdam e foi exibido no Festival Internacional de Curitiba - Olhar de Cinema, Festival do Rio, FRAPA e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Na sala 1, também estreia o clássico do diretor vencedor de 5 Oscars Alejandro Iñarritu: “Amores Brutos” (2000). O relançamento em versão remasterizada em 4k faz parte das celebrações de 25 anos do filme. Considerado um dos grandes clássicos contemporâneos, o filme marcou o primeiro grande papel do mexicano Gael García Bernal (“Diários de Motocicleta”, de Walter Salles), que voltou a trabalhar com Iñárritu posteriormente, em “Babel”. No longa, um acidente de carro fatal na Cidade do México desencadeia uma série de eventos que afetam três pessoas. A vida de cada pessoa é catapultada para situações inesperadas pelo destino aparentemente sem importância de um cachorro.
Na sala 2, estreia “O Último Episódio”, o mais novo lançamento da produtora mineira Filmes de Plástico, responsável por grandes obras do cinema brasileiro contemporâneo, entre elas "Marte Um". O filme traz Matheus Sampaio no papel principal e conta com a participação de Rejane Faria, Babi Amaral e os cineastas Gabriel Martins e André Novais Oliveira no elenco. “O Último Episódio” é uma aventura adolescente, para toda a família, à moda antiga: um filme que brinca com a nostalgia de uma época em que os desenhos exibidos na TV ajudaram a moldar uma geração.

Dragão das Crianças
Integrando a programação do Centro Cultural Dragão do Mar para o mês das crianças, o Cinema do Dragão realiza a terceira edição do História(s) do Cinema para Infâncias. Este projeto é voltado à exibição de filmes do primeiro cinema, obras pioneiras da construção da narrativa cinematográfica, curtas projetados em película, além de trabalhos das últimas décadas protagonizados e/ou dirigidos por crianças. A ideia é que, mais do que a exibição, o público presente possa ser introduzido à aspectos da história do cinema, tanto em relação à tecnologia da imagem como também a conquista de uma linguagem.
Na sala 2, será exibido uma repescagem do GHIBLI FEST, exibindo seis títulos do mais importante estúdio de animação japonês em versões dubladas. Na sala 1, o Cinema do Dragão exibe a versão restaurada do clássico “Em Busca do Ouro”, que completa cem anos desde que foi lançado por Charles Chaplin, e o filme africano “A Pequena Vendedora de Sol”, dirigido por Djibril Diop Mambéty, que também integra a Sessão Supermemórias, com exibição dublada! Os ingressos para esta edição do História(s) do Cinema para Infâncias seguem a tarifa regular do Cinema do Dragão e podem ser adquiridos na plataforma Ingresso.com ou na bilheteria física do Cinema.

Acesso ao Dragão do Mar
Rua José Avelino - atravesse a praça pelo Palco Rogaciano Leite Filho
Rua Boris - em frente ao Hub Cultural Porto Dragão 
Av Pessoa Anta - ao lado da Caixa Cultural
 
INFORMAÇÕES CINEMA DO DRAGÃO
Site: www.dragaodomar.org.br
Instagram: instagram.com/cinemadodragao

Nenhum comentário: