A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno foi convidada a participar da Solenidade de Entrega dos Certificados de Captação de Recursos (CCR), promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). O evento aconteceu nesta sexta-feira, 10 de outubro de 2025, às 9h, na Associação dos Moradores do Conjunto Tancredo Neves, localizada na Rua Beija-Flor, nº 155, Jardim das Oliveiras, em Fortaleza.
O convite foi feito pela presidente do COMDICA, Francisca Emmanuella Saraiva Martins, que recebeu representantes das instituições contempladas no Chamamento Público nº 005/2025 para a celebração dos contratos de execução dos projetos aprovados. A iniciativa reconhece e fortalece o trabalho das organizações que atuam na promoção dos direitos de crianças e adolescentes na capital cearense.
O COMDICA é um órgão colegiado e paritário, composto por representantes do governo e da sociedade civil. Sua missão é formular, deliberar, fiscalizar e controlar as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município, além de gerenciar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) — mecanismo que financia projetos e ações voltados à defesa e promoção dos direitos infantojuvenis.
Entre suas principais atribuições estão:
Formular e controlar políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes;
Gerenciar o FMDCA e destinar recursos a projetos sociais;
Fiscalizar e acompanhar a execução de programas públicos e de organizações não governamentais;
e monitorar as entidades que atuam na área da infância e juventude;
Articular debates e conferências sobre políticas públicas de proteção;
Apoiar e orientar o trabalho dos Conselhos Tutelares no município.
Para a Associação O Pequeno Nazareno, participar desse momento é reafirmar seu compromisso com a transformação social por meio da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Fundada em 1993 pelo alemão Bernardo Rosemeyer, a instituição é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos em municípios do Norte e Nordeste do Brasil.
Sem fins lucrativos, O Pequeno Nazareno atua na promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas voltadas à infância e juventude. A presença da instituição na cerimônia do COMDICA reforça a importância da união entre o poder público e a sociedade civil na construção de um futuro mais justo e humano para as novas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário