Em cerimônia realizada em Fortaleza, foram revelados os primeiros lugares das cinco categorias da competição, que agora avançam para a disputa regional.
O Sebrae/CE realizou, na noite da última terça-feira (9) de setembro, a solenidade de premiação da etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) 2025. O evento, sediado na Forneria Coriolano, foi um ponto de encontro para os finalistas, profissionais da imprensa cearense, e reuniu representantes de veículos de comunicação, entidades de jornalismo e universidades do estado para celebrar as reportagens que melhor retrataram o universo dos pequenos negócios no Ceará.
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, abriu a solenidade parabenizando todos os jornalistas que participaram desta edição. Ele ressaltou a importância do trabalho da imprensa para dar visibilidade a um setor vital para a economia. “Vocês jornalistas ajudam a mostrar à sociedade os impactos gerados por esta economia de Pequenos Negócios. Essa premiação é uma forma de o Sebrae reconhecer e celebrar a contribuição que vocês dão, diariamente, para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora em nosso estado e em nosso país”, destacou Cartaxo.
A relevância do prêmio foi reforçada pela presença de importantes lideranças. Além do superintendente, participaram da solenidade o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e presidente da FACIC, Cid Alves; a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro; a secretária de Mulheres de Fortaleza, Fátima Bandeira; e a coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio, Luana Amorim. Também estiveram presentes os dirigentes da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Eliezer Rodrigues (presidente), Mara Cristina Barbosa (1ª secretária) e Salomão de Castro, além da presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Ângela Marinho, que representou o presidente do sindicato, Rafael Mesquita.
Crescimento e Reconhecimento
Neste ano, a etapa cearense do PSJ alcançou a marca de 90 trabalhos inscritos, um número superior ao registrado em 2024. O crescimento também foi observado em nível nacional, com um total de 3.442 reportagens concorrendo, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Os trabalhos inscritos no Ceará foram avaliados por um júri técnico composto por Carlos Viana Freire Júnior (assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE), Rafael Mesquita (presidente do Sindjorce) e Márcio Rodrigues (diretor de Comunicação da ACI). Durante a cerimônia, os jurados receberam uma homenagem especial pela sua contribuição, entregue pela jornalista e secretária Fátima Bandeira.
Vencedores da Noite
Os primeiros colocados de cada categoria foram anunciados sob aplausos, reconhecendo a profundidade e a qualidade das abordagens jornalísticas. Confira os ganhadores:
Categoria TEXTO:
1º Lugar: “Do campo ao negócio”, do repórter Ideídes Guedes, veiculada no Diário do Nordeste.
Categoria ÁUDIO:
1º Lugar: “Todos podem empreender: reinventando sonhos e carreiras”, da equipe da Jangadeiro BandNews FM, composta por Iury Costa, Jefferson Sales, Kayo Passos e Dina Sampaio.
Categoria VÍDEO:
1º Lugar: “Empreendedorismo no litoral, serra e sertão”, da equipe da TV Verdes Mares, formada por Alessandro Torres, Susy Costa, Maria Angélica Ferreira Pontes, Aline Oliveira, Biana Alencar, Nilton Alves, Carlos Marlon, Otávio Augusto e Jemmyle Cunha.
Categoria FOTOJORNALISMO:
1º Lugar: “Artesanato e Tradição: O lento desaparecimento de ofícios no interior do Ceará”, do fotojornalista Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel, publicada no Jornal O Povo.
Categoria JORNALISMO UNIVERSITÁRIO:
1º Lugar: “Mãos que criam”, trabalho desenvolvido pelos estudantes da Universidade Federal do Ceará Débora Monteiro Dias, Júlia Moura, Thaís Maia e Andrynne Carneiro, com orientação do professor Edgar Patrício.
Os três primeiros lugares de cada categoria receberam certificados e uma premiação em dinheiro. Os grandes vencedores da noite levaram para casa um troféu especial e garantiram o direito de representar o Ceará na etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que selecionará os finalistas para a premiação nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário