Evento agitou o Marina Park com grandes competições nacionais, shows iniciativas voltadas à cultura, sustentabilidade e acesso ao esporte
Foto: Pablo Vaz\Festival TMJBB
O Festival Tamo Junto BB encerrou uma edição histórica em Fortaleza (CE), transformando o Marina Park, entre os dias 10 e 14 de dezembro, em um grande ponto de encontro entre esporte, música, experiências e ações de impacto social e ambiental. Com uma programação que integrou atividades esportivas gratuitas durante o dia e grandes shows à noite, o evento reforçou seu posicionamento como uma grande plataforma de esporte e cultura do país. Ao longo dos cinco dias, o Marina Park recebeu aproximadamente 60 mil pessoas.
Esporte como eixo do Festival
O Tamo Junto BB reuniu etapas decisivas e finais de alguns dos principais circuitos esportivos do país, como o Circuito Banco do Brasil de Surfe, o Circuito BB de Skate Vertical (Vert Battle), a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) e o Circuito Banco do Brasil de Corrida.
O evento contou com a participação de atletas brasileiros de renome que integram o Squad BB, incluindo nomes olímpicos como Rayssa Leal, Isaquias Queiroz, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Augusto Akio, além de ídolos consagrados como Bob Burnquist e a futura geração do esporte nacional como Helena Laurino.
No skate, os gringos dominaram a pista de half pipe no Marina Park Hotel. O californiano JD Sanchez foi o grande campeão da categoria masculina. Já no feminino, quem brilhou foi a australiana e medalhista olímpica Arisa Trew. Pietro Nunes e Marina Lima levaram o troféu da temporada de Circuito BB de skate vertical pela consistência de resultados ao longo do ano.
No vôlei de praia, a nona e última etapa do principal circuito nacional consagrou as duplas Talita/Taiana, no feminino, e George/Saymon, no masculino, que conquistaram a medalha de ouro após performances de alto nível na capital cearense. A etapa decisiva em Fortaleza marcou o encerramento de uma temporada intensa, também sagrando Duda e Ana Patrícia como as campeãs da temporada 2025 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
Já no surfe, na última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, em um Finals Day marcado por alto nível técnico, emoção e forte identidade local, os títulos ficaram com os cearenses Juliana Santos, no feminino, e Michel Roque, no masculino. Ambos conquistaram pela primeira vez na carreira uma etapa do Qualifying Series.
A etapa do Circuito Banco do Brasil de Corrida reuniu mais de 3.500 inscritos, com percursos de 1km, 5km e 10km, além da dog run e da corrida em família, atendendo diferentes perfis de participantes e ampliando o acesso à prática esportiva.
Acesso, formação esportiva e experiências gratuitas
Com destaque na democratização do acesso ao esporte, o Festival Tamo Junto BB ofereceu ao público aulas gratuitas de surfe e skate, com equipamentos e instrutores especializados. O evento também contou com ativações interativas, Arena Gamer, sessões de autógrafos, apresentações culturais e experiências que ampliaram e fortaleceram a conexão entre esporte, entretenimento e cultura urbana.
Compromisso com a sustentabilidade
A sustentabilidade foi um dos pilares do Festival Tamo Junto BB, com a implementação de ações concretas de gestão ambiental e impacto socioambiental positivo ao longo do evento. Durante os dias de programação, o Festival contou com dez bebedouros de água, que registraram 4,9 mil litros de água servidos em 17,1 mil usos, evitando o descarte de 9,7 mil garrafas plásticas, o que representou 194 kg de resíduos evitados, além da economia de 29,2 mil litros de água no processo de produção dessas embalagens e da redução de 973 kg de CO₂ emitidos.
Além disso, a gestão de resíduos do evento resultou na destinação correta de 2.158,4 kg de materiais recicláveis, incluindo plástico, papel, vidro e metal, e na compostagem de 174,9 kg de resíduos orgânicos, cujo adubo gerado será doado para a farmácia viva da instituição social Lar Torres de Melo. O Festival também promoveu a reciclagem de 1.185 bitucas de cigarro, transformadas em papel artesanal e renda para a APAE, e o reaproveitamento de lonas de comunicação por meio de ações de upcycling junto a instituições sociais locais.
Como parte do compromisso com a agenda ASG, o Festival Tamo Junto BB realizou o cálculo de sua pegada de carbono, totalizando 49,36 toneladas de CO₂ equivalente, que serão integralmente neutralizadas por meio de créditos florestais certificados do projeto Envira Amazônia. As ações de reciclagem e compostagem possibilitaram ainda a economia de 5,52 toneladas de CO₂, 32.990 litros de água, 37.757 kWh de energia, além da preservação de oito árvores e da geração de R$ 11.268,80 em renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis, reforçando o impacto ambiental e social positivo do evento.
Além disso, foram arrecadados 5 toneladas de alimentos, que foram doados para o projeto Ceará Sem Fome, ligado ao Brasil Sem Fome. do Governo Federal. Também, todos os skates e capacetes usados no evento foram doados para o Projeto União Skate, do Ceará.
Música, cultura e diversidade
Além do esporte, a música teve papel fundamental na construção da experiência do Festival Tamo Junto BB. A programação noturna reuniu grandes nomes da música brasileira, contemplando diferentes gêneros, gerações e expressões culturais.
Passaram pelos palcos do festival artistas como João Gomes, BaianaSystem, Grupo Revelação, Nação Zumbi, L7nnon, Rachel Reis, Jota.pê, Os Garotin, Melly, 2ZDinizz, Tali, além de atrações cearenses de destaque, como Mateus Fazeno Rock, Gabi Nunes, Os Transacionais e o Bloco Pra Quem Gosta é Bom.
A diversidade musical ampliou o alcance do evento, atraindo públicos distintos e fortalecendo a proposta do Festival de integrar esporte, cultura e entretenimento em um mesmo espaço.
Visão institucional
Para Maurício Toledo, executivo de marketing do Banco do Brasil, o Festival Tamo Junto BB traduz o compromisso da instituição com o desenvolvimento do esporte brasileiro e com a criação de experiências que conectam diferentes públicos.
“O Festival Tamo Junto BB é uma celebração da brasilidade, da diversidade e da inovação, unindo esporte, cultura, sustentabilidade e tecnologia em um mesmo espaço. Ele reforça o compromisso do Banco do Brasil com o fortalecimento de modalidades como skate, surfe, vôlei de praia, corrida e eSports, promovendo inclusão, formação de novos talentos e valorização de ídolos nacionais. Em Fortaleza, uma cidade com forte identidade esportiva e cultural, o evento gera impacto positivo, movimenta a economia local, valoriza atletas e artistas da região e deixa um legado para a cidade.”
Legado e próximos passos
O Festival Tamo Junto BB se consolida como uma plataforma de impacto positivo e conexão genuína entre público, atletas e artistas. A edição de Fortaleza reforçou o potencial do evento de gerar movimentação econômica, turística e cultural, ao mesmo tempo em que promove experiências acessíveis, práticas sustentáveis e competições esportivas de alto nível.
“O Festival é uma iniciativa anual e já chega à sua segunda edição, integrando etapas decisivas dos circuitos patrocinados pelo Banco do Brasil. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso do público a experiências esportivas e culturais de alto nível, proporcionando momentos de celebração, inclusão e conexão genuína entre pessoas, atletas, artistas e o Banco do Brasil. É um projeto de grande complexidade e impacto, que se consolida como uma referência nacional em esporte, música e entretenimento”, afirma Mauricio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário