sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

André Benedecti e convidados encerram a temporada 2025 do Jazz em Cena com show e lançamento de disco

Encerrando a temporada 2025 do projeto Jazz em Cena, que celebrou 10 anos de atividades, promovendo uma série de shows especiais, o Banco do Nordeste Cultural (Rua Conde D´Eu, 560, Centro, Fortaleza) recebe no sábado, 13/12, às 20h, show de André Benedecti e Convidados, com lançamento do disco "Concretizar".
O encerramento da temporada chega com uma atração marcante: o show de lançamento do disco autoral do baterista, compositor, arranjador e professor André Benedecti e Convidados. Um músico ainda jovem e que já conta com uma trajetória extensa de sucesso e dedicação ao estudo e ao ensino musicais, bem como à construção da cena jazz de Fortaleza, em que André é um dos nomes mais destacados de uma geração de profundo compromisso com a música e com o público.
O show e o disco marcam sua comemoração de 15 anos de carreira. No álbum, composições de André e de três outros integrantes da cena jazz e da música instrumental feita no Ceará. Entre eles o saudoso mestre Luizinho Duarte, que marcou época na Marimbanda, nome de destaque no cenário nacional da música popular brasileira.
Para recriar no palco do Banco do Nordeste Cultural o disco “Concretizar”, neste show de lançamento, o baterista André Benedecti receberá Ayrton Bob Pessoa nos teclados e synths, Ivan Timbó nos teclados e synths, Mirele Alencar no contrabaixo elétrico e João Bani na percussão.
O show também terá convidados especialíssimos, ligados à história do Jazz em Cena e às comemorações pelos 10 anos do projeto. Entre eles, a cantora Raara Rodrigues, que apresentou neste ano show em homenagem a Nana Caymmi e integrou o espetáculo “Elas, o Ceará e o Jazz”, ao lado de Ângela Lopes e Mariana Lima, a Mary, E o trompetistas Alex Moreira e Hugo D´Leon, grandes referências no instrumento, atualmente. 
O álbum "Concretizar" conta com a produção musical de Ayrton Bob Pessoa e as participações de Marco Lobo, Ayla Lemos e Hoto Jr. Com sete faixas instrumentais, possui quatro composições do baterista e três músicas de artistas cearenses. A direção de arte é de Thaís Monteiro e a produção executiva, de Jéssica Marques.
Após 15 anos de carreira, o primeiro trabalho autoral do baterista apresenta referências que formaram a musicalidade de André Benedecti ao longo de sua trajetória. O conceito não se limita a um gênero específico. Elementos do jazz, ritmos brasileiros e rock se misturam, remetendo ao ambiente globalizado da metrópole Fortaleza e ao contraste com suas regiões litorâneas. O disco foi fomentado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza - Secultfor.

Repertório:
Praia do Futuro (compositor: André Benedecti) - Expõe suas influências do Afrobeat, gênero surgido nos anos 1960 na Nigéria. Homenageia a praia/bairro em que viveu durante 30 anos.

Vila Miniara (compositor: André Benedecti) - Remete à ancestralidade familiar, contendo elementos de música tradicional árabe. O nome da faixa é o mesmo da vila onde a bisavó de André nasceu, no distrito Akkar - Líbano.

Concretizar (compositor: André Benedecti) - Composição mais introspectiva do álbum, em que o piano acústico  destaca um clima reflexivo e esperançoso.

Hipocampo (compositor: André Benedecti) - Fusão de elementos do baião com rock progressivo, explora uma mistura de referências e timbres.

Movimento (compositora: Ayla Lemos) - O contraste de melodia com notas longas e ritmo sincopado proporciona momentos de mistério e dançantes. Destaque para a mistura de timbres acústicos do piano e com sintetizadores eletrônicos.

Suave (compositor: Luizinho Duarte) - Composição do mestre Luizinho Duarte, um dos grandes representantes da bateria brasileira e uma influência para André. O arranjo abrange ritmos como ijexá e maracatu de baque virado com uma certa textura jazzista.

Flutuante (compositor: Ayrton Pessoa) - Une uma melodia contemporânea com  rítmica afro latina. Direciona para o fluir da imaginação, sons que remetem a paisagens vistas de cima e contemplação dos oceanos.

Mais sobre o Jazz em Cena
O projeto Jazz em Cena promove mensalmente espetáculos de música jazz ou influenciada pelo jazz, sempre no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca. A iniciativa concretiza o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza e procura contribuir para a valorização e a visibilidade dos músicos e músicas do Ceará, abrindo espaço para que possam tocar com liberdade, escolhendo temas ou artistas ou discos homenageados para cada show, além dos trabalhos autorais.
Em 2025 o projeto celebra 10 anos, tendo contribuído para a apresentação de mais de 150 shows, considerando os momentos em que foram realizadas duas apresentações por mês. A grande maioria dos shows foi especialmente concebida para o projeto, idealizado e dirigido por Dalwton Moura e Lucas Benedecti. Em ocasiões especiais, o projeto Jazz em Cena trouxe a Fortaleza artistas como Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Osmar Milito, Zé Luiz Mazziotti, Mike del Ferro e Maurício Einhorn, sempre convidando esses nomes de outros estados a subir ao palco ao lado de grandes músicos do Ceará.

Serviço:
André Benedecti e Convidados - Lançamento do disco "Concretizar". Sábado, 13/12, às 20h, no CCBNB Fortaleza, pelo projeto Jazz em Cena, comemorando 10 anos. Entrada franca. Ingressos podem ser retirados previamente via plataforma Outgo. O CCBNB fica na Rua Conde D´Eu, 560. Informações: Instagram @jazzemcena, @ccbnb_fortaleza, @musicadoceara, Whatsapp 85-999733054.

Nenhum comentário: