quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

CUFA Ceará lança nesta sexta (12) na Praia de Iracema o FaveLab, hub criativo e de inovação

O evento contará com as presenças do Ministro da Educação, Camilo Santana; da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; e do Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, entre outras autoridades

A Central Única das Favelas (CUFA) Ceará, em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, apresenta para a sociedade nesta sexta-feira (12), às 17 horas, o FaveLab, um Hub Criativo que conecta empreendedorismo, criatividade, tecnologia, educação profissional, empregabilidade e cultura. O FaveLab – Hub Criativo funcionará na rua dos Tremembés, no 2, na Praia de Iracema, em um prédio localizado ao lado do Estoril, e nasce com a missão de ser um espaço de inovação e transformação, promovendo oportunidades e fortalecendo talentos que emergem das favelas e territórios criativos do Ceará.
O evento de lançamento do FaveLab – Hub Criativo contará com as presenças do Ministro da Educação, Camilo Santana; da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; do Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; do Presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri; do Presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza; do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida; de representantes da Diretoria do Banco do Nordeste (BNB); da Prefeitura Municipal de Macaé (RJ), que vêm à Fortaleza para conhecer o projeto FaveLab – Hub Criativo.
O FaveLab – Hub Criativo surge como um espaço para disseminar conhecimento e conectar a inteligência da comunidade com a vanguarda tecnológica, promovendo atividades de acesso qualificado à educação profissionalizante e ao mercado de trabalho por meio de cursos, oficinas, palestras, espaços de intercâmbio com empreendedores de diversos setores da economia criativa, da música à dança, do teatro à moda, da tecnologia à comunicação. 
O espaço onde funcionará o FaveLab – Hub Criativo conta com salas de aula multiuso, estúdio de podcast, coworking, laboratórios e salas de reunião. As atividades a serem promovidas pelo FaveLab incluem a aplicação de Inteligência Artificial (IA), oferecendo suporte e recursos tecnológicos para desenvolver soluções disruptivas, garantindo a empregabilidade e o fomento ao empreendedorismo.
A localização do FaveLab – Hub Criativo também é estratégica e traz a mensagem de que a Praia de Iracema para além de ser uma fonte de turismo e um ambiente de lazer é também um ambiente de negócios, inovação e cultura.
Artistas e influenciadores são embaixadores do FaveLab – Hub Criativo e apoiarão iniciativas a serem desenvolvidas pelo hub, entre elas Ludmilla, Emicida, Djonga, Matuê, Tasha & Tracie, Igor Cavalari e Thiago Marques (do podcast Podpah), entre outros.

Rede de parceiros
O FaveLab – Hub Criativo é fruto de uma articulação robusta com o poder público, academia e setor privado em uma união de saberes e expertises diferentes. A realização é da CUFA Ceará, com apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara dos Vereadores de Fortaleza. Dentre os parceiros da iniciativa estão a Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) e Banco do Nordeste (BNB).

Como o FaveLab – Hub Criativo será na prática
O FaveLab – Hub Criativo terá como meta a formação e capacitação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferias e regiões da Praia de Iracema e territórios escolhidos pelos parceiros do projeto, preferencialmente com idade entre 16 e 30 anos, com foco em estudantes de escolas públicas, beneficiários de programas sociais. A ideia é promover o acesso à educação profissionalizante, educação e ao mercado de trabalho da indústria criativa.
Isso se dará por meio da oferta de cursos curtos de formação profissional, promovendo capacitação, estágio remunerado e empregabilidade, visando a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento socioeconômico a partir da Economia Criativa.
Com uma metodologia ativa e prática, contando com mentoria e o acompanhamento de tutores para acompanhar o progresso individual dos alunos, oferecendo suporte contínuo e apoio na logística para fortalecer os vínculos e a participação efetiva dos alunos, o FaveLab utilizará o formato de educação híbrida, em uma combinação de aulas presenciais e online, permitindo maior flexibilidade para os alunos. O foco interdisciplinar priorizará a aprendizagem experiencial, onde os estudantes aplicam conceitos teóricos em situações reais de trabalho a partir de vivência praticas.
Os primeiros cursos a serem ofertados serão Gamer Creator, Film Maker, Social Media, YouTuber, Programador (Full Stack Junior), Produtor Musical, Produtor de Eventos, com outros já em processo de finalização para lançamento.

Nenhum comentário: