Dezembro concentra maior parte das doações anuais e é decisivo para a manutenção de projetos que atendem comunidades vulneráveis
Dezembro é reconhecido mundialmente como o mês em que a solidariedade ganha força. O período marca a celebração do movimento global Giving Tuesday, destinado a estimular ações de generosidade e engajamento social, assim como outras datas relacionadas à filantropia. A influência é tão expressiva que entre 24% e 47% de toda a arrecadação online anual ocorre no final do ano, segundo dados da Neon One, plataforma de software para instituições filantrópicas.
A combinação entre tradição cultural, espírito de gratidão e a influência de campanhas globais leva à alta taxa de doações, que pode chegar a ser até 70% maior que nos demais meses. De acordo com dados da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), até novembro deste ano já haviam sido arrecadados mais de R$ 200 milhões de reais.
Com o fortalecimento das campanhas de fim de ano e a celebração de datas como o Dia Internacional do Voluntário, especialistas reforçam que dezembro é um período estratégico para apoiar essas iniciativas. Carlos Falconiere, especialista em gestão administrativa e parceiro do Instituto Pensando Bem, que atua no fortalecimento de territórios urbanos vulneráveis por meio de projetos sociais, explica que “as doações realizadas neste período são decisivas para permitir que as instituições mantenham atendimentos, planejem ações e ampliem o impacto junto às comunidades que mais precisam de apoio”.
Falconiere ainda destaca a importância de as instituições oferecem opções variadas de doação, para ampliar o acesso da população à filantropia, assim como aumentar o volume das doações. “Nem todos conseguem contribuir com valores altos, mas ao diversificar os meios de apoio, é possível envolver mais pessoas e garantir um fluxo contínuo de recursos para a manutenção dos projetos sociais”, afirma.
Uma forma alternativa de contribuição é por meio de iniciativas digitais, como o aplicativo Volt+. Essa ferramenta oferece a possibilidade de converter benefícios acumulados em compras do dia a dia em créditos, que podem ser doados a instituições parceiras, facilitando o engajamento de pessoas que desejam contribuir sem comprometer seu orçamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário