sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Estudantes se vestiram de palhaço e promoveram atividades com pessoas internadas na instituição da Sesa

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciando sua programação natalina, promoveu atividade de “palhaçoterapia” nos dias 3 e 4 de dezembro para os pacientes do equipamento.
“A palhaçoterapia é uma atividade complementar no tratamento do paciente por meio da arte. O riso alivia o sofrimento, melhorando a qualidade de vida. A equipe da Casa busca trazer atividades lúdicas para proporcionar maior bem-estar ao paciente e diminuir o tempo de internação. Esses estímulos fazem a diferença para quem cuida e para quem está sendo cuidado”, explica o médico da CCC, Leonardo Rodrigues.
A atividade foi proporcionada pelo “Projeto Nariz”, desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. Na ocasião, a CCC recebeu alunos do do curso de Medicina.
O projeto tem o intuito de trazer um novo olhar sobre o cuidado com o paciente para estudantes e profissionais da área da saúde com atividades voltadas à humanização, utilizando artes e terapias alternativas, em especial a palhaçoterapia.

Atividades humorísticas ocorreram nos leitos e área externa
Na ocasião, estudantes vestidas de palhaço conversaram com pacientes, conheceram o perfil e a história deles, aliando humor e sensibilidade. “Buscamos mudar a rotina dos pacientes, que vivem isolados em seus leitos, proporcionando conforto e tornando a internação mais leve”, diz a estudante Luana Luna, que cursa o quinto semestre de Medicina e participa desde o primeiro semestre do projeto.
A professora orientadora do projeto, Márcia Marinheiro, afirma que a iniciativa busca desenvolver o lado humanizado dos futuros profissionais. “Fazemos essa trilha de humanização ao final de cada semestre para que o estudante possa vivenciar o outro lado da Medicina, fortalecendo a humanização que é uma política pública. O momento também serve como treinamento de novas habilidades como empatia e escuta ativa, para além da parte técnica vista nos livros”.
“A alegria proporcionada pela palhaçoterapia ajuda a melhorar a saúde mental, aliviando o estresse, tristeza e ansiedade, trazendo benefícios ao tratamento dos pacientes. Fiz o convite à equipe da Universidade para enriquecer os grupos terapêuticos que já existem na Casa de Cuidados”, complementa a coordenadora de terapias multidisciplinares da CCC, Aryadne Marques.
A palhaçoterapia permite o desenvolvimento de novas habilidades como a empatia e a escuta ativa
A cuidadora Vitória Silva, 24, acompanhou a ação e percebeu que o ato deixou o paciente acompanhado por ela bastante emocionado. “Meu paciente não consegue falar, devido às condições de saúde dele, mas vi as lágrimas descendo dos olhos dele, principalmente com as músicas que o fizeram relembrar da infância”, disse.
“Percebi ele muito atento, o que não é tão comum. Foi um momento muito bom de lazer, não só para a gente que cuida, mas também para os pacientes, até fiz um vídeo e enviei para a família dele, que ficou super feliz por vê-lo também alegre. A equipe está de parabéns pela iniciativa”, conclui.
A Casa de Cuidados do Ceará destaca-se pela proposta de humanização, transição de cuidados e desospitalização. Atualmente a unidade conta com 130 leitos.

Nenhum comentário: