domingo, 2 de novembro de 2025

Deputado estadual Léo Suricate (Psol) articula apoio de autoridades em Brasília para fortalecer o Zona Viva

O deputado conquistou o apoio de diversas autoridades, incluindo os ministros Guilherme Boulos (Psol) e Camilo Santana (PT), para transformar o “Zona Viva” em política pública de Estado

Nesta semana, o deputado estadual Léo Suricate esteve em Brasília para acompanhar a posse de Guilherme Boulos (Psol) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, realizada na última quarta-feira (29). O parlamentar estendeu a viagem até esta sexta-feira (31) para participar de uma série de reuniões com autoridades federais sobre o seu projeto que propõe transformar o Zona Viva em uma política pública de Estado, além de apresentar a PEC da Internet Livre, já aprovada pela Assembleia Legislativa. Entre os encontros, destacou-se a reunião com o recém-empossado ministro Guilherme Boulos e com o ministro da Educação, Camilo Santana.
O Zona Viva de Cultura e Tecnologia é um equipamento comunitário que integra cultura, tecnologia, qualificação profissional e prevenção à violência em territórios vulneráveis de Fortaleza. Lançado em 2023, o programa já conta com cinco unidades na capital. O Projeto de Indicação do deputado Léo Suricate propõe ampliar essas ações e transformá-lo em política pública permanente de Estado. Já a PEC da Internet Segura visa garantir o acesso universal, seguro e de qualidade à internet como direito fundamental, equiparando-o a serviços essenciais como água e energia elétrica.
Na manhã desta sexta-feira (31), Léo Suricate se reuniu com o ministro Guilherme Boulos, que demonstrou total apoio ao projeto Zona Viva. Durante o encontro, o ministro destacou a relevância da iniciativa, especialmente diante do momento atual, e ressaltou a importância de criar espaços nas periferias e nos bairros onde o Estado, muitas vezes, não chega. Enfatizou que é fundamental garantir que os jovens dessas regiões tenham acesso à formação profissional, tecnológica e cultural, oportunidades que abrem caminhos para um futuro melhor. “Léo, está mais que apoiado. Vamos reforçar com o governador Elmano a importância dessa iniciativa”, declarou Boulos em vídeo disponível nas redes sociais. Ainda complementou dizendo que, se o projeto obtiver sucesso no Ceará, como ele tem certeza que terá, poderá se tornar uma política nacional voltada às periferias de todo o Brasil, destacando a alegria em receber Léo Suricate para dialogar sobre o tema.
Já na tarde de ontem (30), Léo se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, que parabenizou o deputado por toda sua atuação e, especialmente, pelo projeto Zona Viva, manifestando apoio à iniciativa. Ele afirmou que pretende dialogar com o governador Elmano de Freitas sobre o tema. “Transformar o Zona Viva em uma política pública de Estado é um grande caminho para a gente prevenir a violência nas cidades”, destacou o ministro.
Léo também apresentou a Camila Santana uma série de reivindicações relacionadas aos conjuntos residenciais, outra pauta central do seu mandato. O deputado destacou que muitos desses conjuntos carecem de equipamentos públicos básicos. Entre os exemplos, o deputado citou o Residencial Orgulho do Ceará, em Pacatuba, que reúne 1.024 apartamentos. Construído há sete anos, o local ainda não possui CEP, escola, posto de saúde ou CRAS nas proximidades. O conjunto também enfrenta problemas de infraestrutura, como esgoto estourado e ausência de lixeiras, além da falta de linha de ônibus, mesmo estando a 21,8 km do centro da cidade.
O ministro informou que se reunirá na próxima semana com o titular do Ministério das Cidades e que levará as demandas apresentadas por Léo. Ele se colocou à disposição para colaborar e assinou um documento se comprometendo com a construção de uma creche e de uma escola no Conjunto Orgulho do Ceará, além de manifestar apoio ao projeto de lei do Zona Viva. Nas redes sociais, o deputado publicou um vídeo sobre o encontro e afirmou que esse documento “é o recebido mais importante da vida dele”.

Apoio de autoridades
Após a posse de Guilherme Boulos, Léo Suricate se reuniu com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, que também estava em Brasília para a cerimônia. Durante o encontro, Léo entregou pessoalmente o documento com a proposta de indicação do Zona Viva.
Ao longo da agenda em Brasília, o parlamentar também se reuniu com Fernanda Pacobahyba (presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE), Guilherme Simões (secretário nacional de Periferias do Ministério das Cidades), Fabiano Piúba (secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura) e Márcio Santos (secretário executivo do MinC, que está como ministro interino). 

Audiência Pública
Na próxima terça-feira (5), às 15h, será realizada em Fortaleza, no conjunto residencial Zé Euclides, na sede do Zona Viva, uma audiência pública sobre o tema, com a presença de diversas autoridades. "Nosso mandato é construído junto com a população. Convido toda a comunidade a vir ao Zé Euclides e contribuir com essa discussão, para que possamos transformar o Zona Viva em uma política pública de Estado feita por e para o povo”, frisa Léo Suricate.

Nenhum comentário: