A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) promove, nos dias 10 a 14 de novembro, de 8h às 17h, o 7º Curso de Cuidadores, que será realizado na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A capacitação tem o intuito de preparar os profissionais ou acompanhantes de pacientes a lidar com situações inerentes às pessoas acamadas e evitar uma reinternação hospitalar. Ao todo, cerca de 30 participantes devem participar desta edição.
Além de cuidadores da CCC, participam pessoas ligadas ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e ao Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), que contam com Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). Os participantes são selecionados internamente nas três unidades da Rede Sesa de acordo com disponibilidade e interesse do profissional ou parente de paciente.
Desde 2002, a função de cuidador foi reconhecida como ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil. O cuidador é considerado o indivíduo que assiste e promove bem-estar, saúde, alimentação, higiene, educação, cultura e lazer à pessoa dependente. Esta função é muitas vezes atribuída à família, que passa a ter o compromisso pelo cuidado prolongado no âmbito do domicílio.
“O curso é fruto de um trabalho conjunto entre a equipe multidisciplinar que tem como propósito fortalecer a formação de cuidadores, promovendo o cuidado humanizado, a segurança do paciente e o acolhimento no processo de reabilitação e desospitalização, refletindo o compromisso da nossa instituição com a educação permanente e a qualidade da assistência”, explica a analista de Educação Permanente da Casa de Cuidados, Daniela Marinho.
Casa de Cuidados investe na qualificação dos cuidadores com treinamentos quinzenais e cursos de 40 horas com direito a certificado
Os requisitos são ser maior de 18 anos, ter alfabetização completa e é desejável ter um cuidador substituto durante o período do curso. Entre os assuntos abordados, estão os cuidados na administração de medicamentos; perfil e papel do cuidador; segurança do paciente, aparelhos e equipamentos, ventilação mecânica, orientações com dieta, higiene oral, uso de sondas, lavagem das mãos, lesões de pele, entre outros. Há aulas teóricas e práticas.
Renata Amorim, 43, tem experiência como cuidadora e será a primeira vez que vai fazer o curso. “A expectativa é a melhor possível. Atuo há anos como cuidadora, mas será a primeira vez que vou fazer um curso assim. Até então, o que sei foi adquirido durante a prática profissional. Mas sei o quanto uma qualificação é importante para o mercado de trabalho”, afirma.
A unidade conta com cuidadores familiares, voluntários e contratados. “Selecionamos os assuntos que julgamos importantes para manter o paciente seguro na residência. Dessa forma, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne Marques.
Lucivania Araujo, 51, foi aluna do último curso de cuidadores promovido pela Casa e relata que achou a capacitação completa. “Eu já tinha feito três cursos, mas o daqui eu achei o melhor. Tenho nove anos de profissão e ainda assim aprendi muita coisa que não sabia, o procedimento no banho, por exemplo, eu fazia de uma forma e lá aprendi de outra forma bem mais eficaz”, explica.
O curso oferece uma certificação de 40 horas ao cuidador, sendo voltado para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos. Aquele que concluir o curso com bom aproveitamento recebe certificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário