O projeto “Tardezinha na Casa” tem o intuito de promover atividades de lazer para os pacientes da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Rede Sesa. Na tarde da última quarta-feira de cada mês, os pacientes saem dos leitos para um momento de desconcentração nas dependências do equipamento, proporcionando um tratamento mais humanizado.
Na última quarta-feira (26), os pacientes, cuidadores e funcionários foram contemplados com as visitas dos mascotes do Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Clube e Ferroviário Atlético Clube pela primeira vez. “Futebol é alegria. Trazendo os três mascotes buscamos trazer uma mensagem de união no esporte, sem violência. Além disso, temos pacientes que possuem times do coração, então é uma forma de eles aliviarem a saudade do estádio”, explica a terapeuta ocupacional do CCC Gardênia Leão.
Mascotes levam momentos de diversão a pacientes
A paciente Josivânia Gomes Silva, 35, é torcedora do Fortaleza e vibrou com a visita. “Sou torcedora do Leão desde pequena, por influência dos meus irmãos, sempre assistimos aos jogos juntos. Tirei foto com o mascote, ele até gravou um vídeo para mim. Fiquei até com a mão tremendo de tanta emoção, não perco um único jogo”, conta, com o sorriso estampado no rosto.
A equipe da Casa também pensou nos pacientes acamados e, por isso, os mascotes foram convidados a visitar também os pacientes nesse perfil. Um deles, foi o paciente Oscar Rodrigues, 40, torcedor do Ceará. “Eu adorei, recebi a visita dos três mascotes, mas o meu favorito é o do Ceará (risos), minha família toda é torcedora do time. Por isso, minha cuidadora não perdeu tempo e fez logo o registro e enviou para minha família, todos ficaram felizes por mim”.
“A visita dos mascotes do Fortaleza, Ceará e Ferroviário trouxe leveza e muita alegria para pacientes, familiares e equipe. Foi bonito ver como o tema futebol conecta as pessoas e cria um ambiente acolhedor. Como profissional, percebi o quanto momentos lúdicos como esse fortalecem vínculos e contribuem para o bem-estar de todos”, complementa Aryadne Marques, coordenadora de terapias multidisciplinares da CCC.
A Casa de Cuidados do Ceará oferece reabilitação humanizada e multidisciplinar aos residentes do Estado em recuperação após alta hospitalar por diagnósticos diversos. O objetivo do equipamento acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce a fim de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para pacientes em tratamento agudo. A diminuição do tempo de permanência no ambiente hospitalar reduz, ainda, chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado, respeitando protocolos de segurança.
Texto e fotos: Márcia Catunda
Nenhum comentário:
Postar um comentário