Dirigido por Renato Barbieri, documentário vencedor do "É Tudo Verdade" será exibido no SESC 504 Sul (04/12), celebrando o bicentenário das relações Brasil-Áustria
Brasília recebe no próximo dia 4 de dezembro (quinta-feira) uma sessão comemorativa do documentário Tesouro Natterer, pré-candidato oficial do Brasil ao Oscar 2025. A exibição gratuita acontece no SESC 504 Sul, às 19h, e será seguida de um debate com o diretor Renato Barbieri (de "Pureza" e "Atlântico Negro").
O evento, realizado pela GAYA Filmes e pela Embaixada da Áustria em Brasília, celebra o Bicentenário das Relações Brasil-Áustria e os 200 anos da Comitiva Leopoldina.
Vencedor do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2024, o filme investiga a impressionante trajetória do naturalista austríaco Johann Natterer. Ele integrou a Expedição Austríaca de 1817 e permaneceu 18 anos no Brasil, reunindo o que hoje é considerado o maior acervo sobre povos indígenas brasileiros existente no mundo.
São mais de 50 mil objetos de valor científico e etnográfico, atualmente preservados em Viena, no Museu de História Natural e no Weltmuseum Wien. O documentário estabelece uma ponte entre o Brasil de 200 anos atrás e o presente, refletindo sobre a importância da preservação da memória e a complexa hipótese de repatriação de mais de 2.300 peças etnográficas pertencentes a 68 povos originários.
"Tesouro Natterer" também recorda o impacto do incêndio no Museu Nacional, em 2018. A tragédia consumiu as únicas peças desta imensa coleção que ainda existiam no Brasil — cerca de 90 itens que Natterer havia presenteado ao imperador Dom Pedro II.
A iniciativa faz parte da contrapartida do Programa Conexão Cultura do DF e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), que viabilizaram a participação de Renato Barbieri no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (CineEco Seia) 2024, em Portugal.
SERVIÇO:
Exibição gratuita: "Tesouro Natterer" com debate
Data: 04 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: SESC 504 Sul, Brasília/DF
Inscrições: Gratuitas, até 04/12, pelo link: https://forms.gle/9y6KMmtEJMnHzmMQ8
Nenhum comentário:
Postar um comentário