quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Caixa Cultural Fortaleza recebe inscrições para oficinas voltadas a profissionaia da área da saúde mental

O museólogo e pesquisador Eurípedes Junior ministra as oficinas, que acontecem no dia 26, como parte da programação da exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”, que será aberta na véspera, e no dia 27 lança o livro “Do Asilo ao museu – Nise da Silveira e as coleções da loucura” 

A CAIXA Cultural Fortaleza está com inscrições abertas para duas oficinas que serão realizadas no dia 26 de novembro (quarta-feira), voltadas a profissionais da área da saúde mental. As atividades serão ministradas pelo museólogo Eurípedes Junior, consultor da exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”, que será aberta no local no dia 25 deste mês. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário disponível no site da CAIXA Cultural. Também como ação paralela à mostra, no dia 27 (quinta-feira), às 18h, Eurípedes Junior lança o livro “Do Asilo ao museu – Nise da Silveira e as coleções da loucura”.

 

Oficinas

Com o tema “Nise, uma psiquiatra rebelde”, a primeira oficina, das 10h às 12h30, apresentará um panorama geral do legado de Nise da Silveira, onde serão abordados, entre outros pontos, a história da construção e desenvolvimento das ideias e trabalhos de Nise da Silveira; a Terapêutica Ocupacional e o Museu de Imagens do Inconsciente; e a atualidade das ideias de Nise no panorama da saúde mental mundial pós-pandemia.

 

“Conhecendo o mundo interior” é o tema da segunda oficina, das 19h às 21h30, que propõe uma investigação sobre o mundo das imagens e do inconsciente. As pesquisas de Nise e de seus seguidores são apontadas como importantes luzes para a compreensão do funcionamento da mente.

 

Eurípedes Junior é museólogo, pesquisador e coordenador de projetos da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Trabalhou ao lado de Nise da Silveira desde 1975, colaborando em documentários, publicações e exposições. Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, dedica-se ao estudo das relações entre arte, ciência e saúde mental.

 

Lançamento de livro

“Do Asilo ao museu – Nise da Silveira e as coleções da loucura”, livro de Eurípedes Junior que terá lançamento na CAIXA Cultural Fortaleza no dia 27 (quinta-feira), às 18h, teve como ponto de partida a tese de doutorado do autor, fruto de uma vivência de 40 anos no Museu de Imagens do Inconsciente, parte dos quais trabalhando ao lado de Nise da Silveira. A obra reúne pesquisa que realizou ao longo de duas décadas sobre as motivações, origens e desenvolvimentos das coleções que se tornaram visíveis graças a um processo de musealização que revelou uma plêiade de artistas, cuja produção insuspeitada trouxe uma riqueza que impactou a arte moderna ocidental e continua impactando a sensibilidade de um número cada vez maior de admiradores.

 

Nise da Silveira

Nise da Silveira (1905–1999), alagoana, foi uma psiquiatra pioneira que transformou o tratamento da saúde mental no Brasil. Primeira mulher em sua turma na Faculdade de Medicina da Bahia, rejeitou práticas violentas como eletrochoque e lobotomia, apostando em abordagens humanas baseadas no afeto e na expressão artística. Fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, valorizou a arte como caminho de cura e autoconhecimento, tornando-se referência na defesa da dignidade e inclusão das pessoas com sofrimento psíquico.

Serviço:
[Oficinas] Nise, uma Psiquiatra Rebelde (dia 26/11, das 10h às 12h30) e Conhecendo o Mundo Interior (26/11, das 19h às 21h30).
Duração de cada atividade: 150 min
Público-alvo: Universitários, Pesquisadores, médicos, usuários e profissionais do CAPs, artistas
Classificação: Livre
Vagas: 180 vagas cada oficina
Inscrições Gratuitas

[Lançamento] livro “Do Asilo ao museu – Nise da Silveira e as coleções da loucura”
Autor: Eurípedes Junior
Data/hora: 27/11, às 18h
Entrada gratuita

[Artes Visuais] Exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”
CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Abertura: dia 25 de novembro (terça-feira), a partir das 19h
Datas: de 25 de novembro a 1º de março de 2026
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site: CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

Nenhum comentário: