quarta-feira, 13 de agosto de 2025

CAIXA Cultural abre mostra do Festival Internacional de Arte Naif com obras de 96 artistas de 15 países

Fortaleza receberá pela primeira vez uma ação do Festival Internacional de Arte Naif -  FIAN, evento que está em sua sexta edição e oferece a oportunidade de acesso ao trabalho de artistas de 20 estados brasileiros e de 15 países. Na CAIXA Cultural Fortaleza, a exposição será inaugurada nesta quarta-feira, dia 13/8, às 19h, com a presença de diversos artistas, e permanecerá aberta ao público até 14/9, com entrada gratuita, reunindo 96 obras, uma de cada artista selecionado, em celebração à arte popular. 
O festival, idealizado e coordenado pelo artista visual Adriano Dias, de Guarabira, Paraíba, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da CAIXA Residencial, e apoio da CAIXA e do Governo Federal, celebrando a riqueza e a força da arte Naif. Durante a exposição das obras em Fortaleza, no foyer superior da CAIXA Cultural, o público também poderá apreciar uma instalação sobre a cidade de Guarabira. 
“Diante de tantas histórias retratadas pela arte Naif, que também abordam e enfatizam o cuidado com as famílias em diferentes lares, poder contribuir com a conexão, acesso e valorização das expressões culturais é motivo de muito orgulho para a CAIXA Residencial. Ao narrar a nossa cultura de forma detalhista e vibrante, a arte Naif inclui em sua essência a riqueza da brasilidade, identificada a cada traço e criação dos artistas. Que, juntos, possamos incentivar o reconhecimento deste movimento artístico em diferentes espaços pelo Brasil”, detalha o CEO da CAIXA Residencial, Rodrigo Valença.
A curadoria desta edição ficou a cargo da museóloga e ex-diretora do Museu Internacional de Arte Naif (MIMAN-RJ) Jaqueline Finkelstein, do colaborador do Museu Internacional de Arte Naif de Magog, no Canadá, Jacques Dupont, e de Pedro Cruz, sócio fundador da Galeria André Cunha de Arte Naif, em Paraty. Juntos, foram responsáveis por selecionar os trabalhos com base em critérios como originalidade, qualidade plástica, caráter autoexplicativo e fiel representação da estética Naif.
O festival também prestará homenagem aos artistas Geo, de João Pessoa (PB), e Ivone Mendes, de Olinda (PE), ambos com trajetórias significativas no cenário da Arte Naif. E promoverá a distribuição de 500 sementes de jacarandá, como ação de responsabilidade ambiental.
Coordenador do Festival Internacional de Arte Naif e da exposição em Fortaleza, Adriano Dias é um nome de referência no estilo Naif, um artista visual autodidata. Seu trabalho aborda cenas do cotidiano nordestino, mesclando elementos da religiosidade, imaginário infantil e festejos populares, num profundo resgate de suas reminiscências no interior. 
“Estamos muito felizes em poder realizar pela primeira vez em Fortaleza o Festival Internacional de Arte Naif, tendo o privilégio de ter como espaço expositivo a CAIXA Cultural Fortaleza, que realiza um trabalho tão importante, em várias linguagens. A missão do festival é destacar a Arte Naif, a arte popular, em suas variadas expressões, que se refletem, nesta edição, nos trabalhos que o público do Ceará vai poder apreciar”, ressalta Adriano Dias. 
Na véspera da abertura, nesta terça-feira, 12/8, foi realizada uma Roda de Conversa, com o tema “Entre Cores e Sonhos: a Jornada da Arte Naif rumo aos Espaços de Reconhecimento”. Aberta ao público, com inscrições gratuitas no site da CAIXA Cultural Fortaleza, a atividade reuniu Adriano Dias (artista visual, da cidade de Guarabira-PB, idealizador e diretor do FIAN), André Cunha (recifense radicado em Paraty-RJ, artista visual, criador do MIMAN - Mini Museu de Arte Naif, trabalha com a técnica do diorama), Con Silva (de Batatais-SP, artista visual com participação em diversas exposições de arte naif) e Valeria Grille (do Rio de Janeiro-RJ, trabalha com bordado, uma das artistas contempladas com prêmio de aquisição no FIAN 2025). A conversa propôs uma reflexão sobre os caminhos da Arte Naif na construção de espaços de visibilidade e reconhecimento.

Catálogo online: democratizando o acesso às obras
O catálogo da exposição estará disponível online, no site do festival e no da CAIXA Cultural Fortaleza, como forma de democratização do acesso a informações sobre a exposição, os artistas participantes e as obras selecionadas. 

Serviço:
Evento: Festival Internacional de Arte Naif – FIAN 2025
Na CAIXA Cultural Fortaleza (Av Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). 
Período: de 13/8 a 14/9, com a exposição de obras de autores de 20 estados brasileiros e de 15 países. 
12/8, às 18h30, Roda de Conversa, com inscrições gratuitas no site da CAIXA Cultural Fortaleza. 
Abertura da exposição com solenidade e presença de artistas de outros estados: quarta-feira, 13/8, às 19h.
Entrada gratuita.

Sobre a CAIXA Residencial: a companhia que apresenta e patrocina o Festival Internacional de Arte Naif consiste em uma joint venture da CAIXA Seguridade com a Tokio Marine Seguradora, tendo as operações de oferta, venda e pós-venda de seguros habitacionais e residenciais desde janeiro de 2021, com a comercialização realizada nas unidades CAIXA. Acreditamos que lar é segurança, dignidade e bem-estar, sendo que lares protegidos promovem desenvolvimento social e cidadania. Entre as líderes do mercado de seu segmento, a empresa oferece diversos produtos com assistências e coberturas para o imóvel, incluindo proteção para o lar junto ao financiamento imobiliário, com benefícios exclusivos para as linhas de créditos Minha Casa, Minha Vida, SBPE, FGTS e Crédito Real Fácil.

Nenhum comentário: