segunda-feira, 25 de agosto de 2025

SENAI Ceará capacita mulheres em vulnerabilidade social em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e Piamarta

As aulas aconteceram nas instalações do Piamarta Aguanambi, em Fortaleza

A parceria entre o SENAI Ceará, o Grupo Mulheres do Brasil e o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta formou 16 mulheres em situação de vulnerabilidade social no curso Street Food (comida de rua). A capacitação de 40 horas, concluída na última sexta-feira (22/08), teve o objetivo de preparar as participantes com aulas teóricas e práticas para o mercado de trabalho.
As aulas aconteceram nas instalações do Piamarta Aguanambi, em Fortaleza, e abordaram desde receitas culinárias até noções de empreendedorismo no ramo de alimentos. As alunas praticaram a execução de pratos como arroz, proteínas, molhos e saladas, além de aprenderem sobre logística de produção, higienização do ambiente de trabalho e técnicas de grupo.
O instrutor do SENAI Ceará, Adiel Araújo, destacou que as alunas foram preparadas para executar todo o processo de produção. "Elas saem desse curso sabendo cozinhar, preparar, armazenar e precificar os pratos de rua. É muito importante para as novas empreendedoras entenderem o custo da comida que elas comercializam, e quanto terão de lucro", disse.
Meire Silva Ferreira, uma das alunas, moradora do bairro Jardim das Oliveiras, compartilhou sua experiência. “Me tornei uma cozinheira certificada pelo SENAI. Antes eu não sabia fazer este tipo de comida mais elaborada. Hoje eu já penso em abrir um self-service para trabalhar com o que sempre sonhei. Quero ganhar dinheiro e colocar em prática todos os meus ensinamentos”, afirmou.
A gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, ressaltou a importância da iniciativa. "Temos desenvolvido atividades voltadas ao engajamento para a vida produtiva. Neste momento, fazemos a conclusão da turma de street food, mais uma parceria de sucesso com o Grupo Mulheres do Brasil e Piamarta, formando profissionais para a área de alimentos. Elas têm agora a capacidade de fazer produtos de alta qualidade técnica e poderão gerar renda a partir de suas próprias casas ou se inserir no mercado de trabalho".
"O SENAI vem com toda a sua experiência, com materiais e professores, e realiza o curso no território onde as pessoas moram. São cursos que podem ser utilizados para conseguir um melhor emprego ou para empreender. O objetivo é que elas possam ter os recursos que necessitam para ter uma vida melhor e mais plena", destacou Vera Lima, voluntária do Grupo Mulheres do Brasil.
Já Lieta Valotti, diretora presidenta do Piamarta, comentou que o curso foi um sucesso e que a conclusão coincidiu com a visita de um grupo de italianos apoiadores da obra em Fortaleza. "Aproveitamos para unir as duas coisas: apresentar a esses amigos os nossos pratos regionais do Ceará e também mostrar o trabalho que o SENAI Ceará desenvolve com a nossa instituição".
A parceria entre o SENAI Ceará e o Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza tem sido um trabalho exitoso que, juntamente com Organizações da Sociedade Civil, tem proporcionado oportunidades de desenvolvimento profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social, possibilitando, assim, a geração de emprego e renda. "Por meio do Programa Parceriza, o SENAI Ceará tem atuado de forma expressiva junto a instituições do terceiro setor, consolidando-se como um importante aliado na promoção da inclusão e da transformação social em nosso estado", enfatiza Cláudia Mara de Vasconcelos, analista administrativo da Unidade de Educação do SENAI Ceará e interlocutora do Programa Parceriza.
Foto: George Lucas / Sistema FIEC

Nenhum comentário: