terça-feira, 19 de agosto de 2025

Governo do Ceará realiza quarta edição da Festa Literária do Ceará de 21 a 23 de agosto em Limoeiro do Norte

Evento gratuito promove acesso à literatura, atividades culturais e formação de leitores durante três dias de programação

Em uma grande celebração do livro, da leitura, das bibliotecas e da literatura, estimulando a formação de novos leitores e valorizando a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável, começa nesta quinta-feira (21) a quarta edição da Festa Literária do Ceará. Política pública cultural do Governo do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), o evento é reconhecido como um dos maiores encontros de fomento à literatura no Brasil. Realizado de 21 a 23 de agosto, o evento chega este ano à cidade de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, com uma programação diversificada que conecta escritores, leitores e saberes de todas as regiões do estado.
A solenidade de abertura acontece a partir das 19h, na Praça da Matriz, com a participação da escritora Sandra Bessa que abre a noite com a palestra sobre a obra “Padre Pitombeira: vida e obra”. Em seguida, o público confere as apresentações do grupo “Chorinho dos Bons Ventos” e do tradicional “Boi Pai Campo”, da comunidade da Faceira, em Limoeiro do Norte. Além das apresentações locais da Banda de Música Maestro José Robles e dos emboladores Jota e Jotinha.
Encerrando o primeiro dia de atividades, o cantor e compositor caririense Luiz Fidelis sobe ao palco com o show “O Sertão em Poesia”, celebrando a força e a beleza da cultura nordestina. Com um repertório marcado por poesia, tradição e identidade regional, a apresentação valoriza o forró e a cultura cearense por meio de músicas que atravessam gerações, como “Meio Dia”, “Noda de Caju” e “Olhinhos de Fogueira”.
O evento é aberto ao público e a programação completa está disponível no Instagram @feiraliterariace.
A programação da feira é aberta ao público e conta com um conjunto de atividades e atrações artísticas e culturais da região, como palestras e mediações, contação de histórias, oficinas, encontro com gestores das bibliotecas públicas municipais e comunitárias e encontro de Oralidades e literatura popular, debates com autores/autoras, além de feira literária.

Descentralização das políticas públicas
“O objetivo é mobilizar os elos do livro e fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor de desenvolvimento sustentável”, destaca a coordenadora das Festas Literárias do Ceará, Maura Isidório. Em 2024, as festas foram realizadas em Sobral, Icó e Aracati; este ano acontecem em Limoeiro do Norte e Acaraú.
“Esta ação itinerante de promoção e circulação de ações de incentivo à leitura fortalece a cadeia produtiva e econômica do livro. Sabemos que o acesso à cultura e ao conhecimento são elementos centrais para o pleno exercício da cidadania, incluindo a geração de renda. Mas, para além disso, as Festas são também um momento de celebração do livro, da leitura e da literatura”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Programação em Limoeiro do Norte
A programação da Festa Literária de Limoeiro do Norte começa na quinta-feira (21), com o Encontro de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBPCe), pela manhã, no Centro Vocacional e Tecnológico (CVT). O evento reunirá profissionais e agentes de bibliotecas públicas e comunitárias, com destaque para oficina sobre livros e diálogos com Ana Karine Garcia (BECE) e Jéssika Sousa (SEBP/CE).
Durante os três dias, pela manhã, a programação infantil inclui contações de histórias em escolas da rede pública e na Biblioteca Comunitária Paz e União. Até as 17h, o público poderá participar de palestras, mediações de leitura, oficinas, debates e encontros de oralidades, distribuídos em diversos pontos da cidade.
A partir das 17h, na Praça da Matriz, acontece a Feira Literária, com 20 estandes de expositores de mais de 10 municípios. No Palco Principal, serão realizados lançamentos de livros e apresentações musicais e culturais. A curadoria literária da feira e dos lançamentos é assinada por Talles Azigon, Fernanda Cardoso e Fernanda Kécia, garantindo pluralidade de autores e editoras cearenses.
O evento será encerrado no sábado (23), a partir das 19h, na Praça da Matriz, com música regional, incluindo apresentação de banda cabaçal e de pífanos, além dos shows da Banda Fulô da Aurora, Júnior Freitas e Forró das Antigas.

Números das Festas Literárias do Ceará
Entre maio e junho de 2024, a Feira Literária do Ceará passou por Sobral, Icó e Aracati, reunindo mais de 16 mil pessoas em atividades voltadas ao livro, à leitura e à literatura. O evento foi realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secult, e pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura, com o apoio da Lei Paulo Gustavo.
No ano passado, durante os nove dias de evento, foram promovidas 116 ações com convidados de 28 municípios cearenses e 3 estados brasileiros, além de 107 lançamentos de livros. Mais de 1.400 crianças participaram das contações de histórias e 800 pessoas das ações formativas, entre oficinas, palestras e seminários.
A feira também movimentou mais de R$ 90 mil em vendas, com 20 estandes por cidade e média de 35 expositores por feira, consolidando-se como um importante espaço de circulação de livros, democratização e promoção da cultura literária no Ceará.

Festas Literárias do Ceará
As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Conta com o apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), das Prefeituras Municipais de Limoeiro do Norte e de Acaraú. A produção é do Instituto Assum Preto.
A Festa Literária de Limoeiro do Norte integra a programação da Feira Literária do Ceará e representa a celebração desse grande projeto em diferentes territórios. Realizadas em municípios como Sobral, Aracati e Icó, as festas fortalecem a vocação local para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas, ampliando o acesso e o diálogo com escritoras, escritores, artistas e comunidades. Cada edição, valoriza a identidade cultural do município que a recebe, ao mesmo tempo em que se conecta a um movimento estadual mais amplo, que promove a circulação de ideias, o estímulo à formação de leitores e a consolidação das bibliotecas como espaços de encontro, memória e criação.

SERVIÇO:
Festa Literária de Limoeiro do Norte
Data: De 21 a 23/08
Abertura oficial: Dia 21 (quinta-feira), a partir das 19h, na Praça da Matriz (R. Padre Joaquim de Menezes – Centro)
Programação completa: aqui
Mais informações: https://www.instagram.com/feiraliterariace/
Gratuito

Nenhum comentário: