O bailarino, professor, coreógrafo, diretor cênico e pesquisador Flávio Sampaio receberá, nesta quarta-feira (15), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade ocorrerá a partir das 18h no auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853). Esta é a primeira vez que a UFC reconhece um artista da dança com o título.
A honraria é atribuída a personalidades de projeção nacional ou internacional que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das Ciências, das Letras, das Artes ou da Cultura. A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao artista foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em janeiro deste ano (https://abre.ai/nNsj).
Natural de Paracuru, cidade do litoral oeste do Ceará, Flávio Sampaio possui mais de 50 anos de carreira, com reconhecida trajetória artística e atuação política na área da dança. Em 1998, idealizou e dirigiu o Colégio de Dança do Ceará, um precursor da formação pública em dança no estado que serviu de modelo pedagógico para a criação do Curso Técnico em Dança, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
O artista também é fundador da Escola de Dança de Paracuru e da Paracuru Cia. de Dança. Somente em sua cidade natal, ao longo de duas décadas, ensinou a dança a cerca de 3.200 crianças e adolescentes.
“A vasta e reconhecida trajetória profissional de Flávio Sampaio como professor, diretor e pesquisador está aliada, além do mérito artístico, a uma importante atuação política, com grande serviço prestado à sociedade por meio da dança. Muitos artistas que transformaram e deram visibilidade à cena de dança local, regional passaram pelas formações criadas ou dirigidas por ele”, destacou Denise Parra, vice-diretora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, em seu parecer pela concessão do título.
TRAJETÓRIA - Flávio Sampaio teve sua estreia artística em 1971, no palco do auditório da Rádio Iracema de Fortaleza. No ano seguinte, ingressou no então Curso de Arte Dramática da UFC. Posteriormente, seguiu sua formação na Europa e no Brasil e, como bailarino, além do Balé do Teatro Guaíra de Curitiba, foi do Corpo de Baile e solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Também atuou como professor convidado em instituições de ensino superior e instituições de formações artísticas, desenvolvendo sua abordagem de ensino da dança clássica. Contribuiu como professor em instituições como: Escola Superior de Dança de Lisboa, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet da Ópera de Varsóvia e de Zurich, Ballet Angelin Preljocaj – Lyon, Escola Nacional de Danças da Polônia, Grupo Corpo, Companhia de Dança Deborah Colker.
Apresenta em sua trajetória a realização de mais de 12 obras coreográficas e aproximadamente 40 direções artísticas. Recebeu cinco prêmios, sendo o mais recente o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023.
“Dançamos – somos corpos em movimento provocadores do processo de sensibilização e de manifestações culturais e, assim, conceder o título de Doutor Honoris Causa ao artista da dança Flávio Sampaio é reconhecer - a Dança - em sua força social, cultural e artística”, reforçou Denise Parra em seu voto.
SERVIÇO:
Entrega do título de Doutor Honoris Causa a Flávio Sampaio
Quando: quarta-feira (15), a partir das 18h
Onde: auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, Benfica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário