sábado, 2 de agosto de 2025

Fátima Vollú apresenta a exposição de aquarelas "Pachamama: Entre Cores e Texturas", no Ateliê Pluralistas

A artista plástica Fátima Vollú apresenta a exposição de aquarelas "Pachamama: Entre Cores e Texturas", no Ateliê Pluralistas, onde cada uma é um mergulho no universo da artista, mas também uma provocação visual para quem observa.  O espectador é convidado a sentir as obras, atribuindo novos significados a cada mancha, a cada montanha, rocha e elementos naturais da América Latina, transformando-as em experiências únicas.
As aquarelas da Cordilheira dos Andes nascem do olhar atento da artista, que transforma a experiência de voar, em instantes de introspecção, quando a conexão com o externo conforta o interno. Desse diálogo, revelam-se cores, texturas e formas que instigam o olhar: o fluir da água esculpindo veios nas montanhas e manchas testemunhando o passar do tempo.
Belezas que passariam despercebidas por quem apenas passa pelos lugares. Nas trilhas, pedras empilhadas dão indícios da passagem humana, quase invisível diante da grandeza da natureza. Essa, revelada tanto pela sua forma monumental, quanto por flores que desabrocham em pedras, delicadas e resistentes, símbolo da persistência da vida.
Nas montanhas coloridas do Cerro Hornocal (Humahuaca), nos barrancos da Chapada Diamantina e nas pedras de argila colorida da Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo, a natureza se revela em camadas, testemunhas do que foi e do que permanece. As pedras, com sua aparência imóvel, tornam-se guardiãs de histórias compartilhadas entre os seres.
A exposição abre no sábado (2), durante o Circuito Bhering, no 2º andar da Fábrica Bhering - Ateliê Pluralistas, e pode ser visitada até o dia 16 de agosto.

Sobre  PACHAMAMA  |  Entre Cores e Texturas   -  AQUARELAS
Pachamama – Mãe Terra – Entidade feminina sagrada das culturas andinas, símbolo de proteção à terra, às montanhas e à natureza em geral. Os povos andinos comemoram o dia da Pachamama no dia 01 de agosto, com festas e rituais agradecendo pela fertilidade da terra, estimulando harmonia entre a ação humana e a natureza, promovendo a consciência ambiental.
O respeito e carinho por ela é tão grande nesses povos, que Pachamama ou Pacha, “assina” placas indicadoras de locais, pedindo a conservação de montanhas e trilhas na região de Salta e Jujuy, na Argentina.
"De certa forma, sinto-me conectada a ela, ao observar formas e cores de montanhas formadas há mais de 65 milhões de anos, um presente para admirarmos, respeitarmos e conservarmos", diz Fátima.

Serviço:
Exposição:Pachamama: Entre Cores e Texturas | Aquarelas
Artista: Fátima Vollú
Período: 02 a 16 de agosto de 2025
Visitação: quartas e quintas, das 14hs às 18hs , e sábados, das 10hs  às 19hs
Local: Ateliê Pluralistas – Fábrica Bhering
R. Orestes, 28 – 2º andar – Santo Cristo - Porto Maravilha - RJ
Entrada gratuita

Nenhum comentário: