sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

O canto da natureza e a ciência do sertão: 30º Encontro dos Profetas da Chuva une tradição e esperança em Quixadá

O sertão central cearense se prepara para um dos eventos culturais mais significativos do país: o 30º Encontro dos Profetas da Chuva. Uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, que já se consolidou como o maior do gênero no Brasil, que este ano celebra três décadas de preservação do conhecimento tradicional e da sabedoria popular que interpreta os sinais da natureza para prever a quadra invernosa.
Marcado para o dia 10 de janeiro no IFCE - Campus Quixadá, o evento é um marco no calendário cultural da região, simbolizando a esperança de um bom inverno e a resistência de um saber ancestral.

A Poesia da Previsão e a Força dos Dados
O Encontro dos Profetas da Chuva, realizado anualmente desde 1996, não é apenas uma reunião de fé e tradição; é um palco onde a observação milenar se encontra com a expectativa científica e social. Os profetas participantes, vindos de todo o estado do Ceará, Piauí e Paraíba, utilizam métodos diversificados que misturam a observação do comportamento de aves migratórias, a interpretação de sinais celestiais, a leitura de plantas e até mesmo sonhos e visões, em uma rica tapeçaria de crenças indígenas e práticas religiosas.
Nesta 30ª edição, o evento contará com a participação de 30 profetas que apresentarão suas previsões para a quadra invernosa de 2026. A quadra chuvosa no Ceará, que se concentra historicamente entre fevereiro e maio, é vital para a agricultura e o abastecimento hídrico do semiárido e a precisão das previsões populares, muitas vezes surpreendente, reforça a importância deste conhecimento como um complemento valioso aos dados da meteorologia moderna.
O evento será conduzido por Helder Cortez, um dos idealizadores do encontro, que ao lado de João Soares, empresário de Quixadá, ajudou a transformar a reunião em um patrimônio cultural
Programação e Homenagens: O Sertão em Festa
As celebrações do 30º Encontro se iniciam na véspera, sexta-feira (09/01), com o Festival Encanta Quixadá. O festival reunirá grandes nomes do repente e da viola do Sertão Central e do Ceará, como Guilherme Calixto, Jorge Macedo, Zé Vicente, Rubens Ferreira, Valdir de Lima, Jefferson Silva, Aldi Bessa e Chagas Bezerra, em uma noite de exaltação à cultura nordestina.
No sábado (10/01), o Encontro dos Profetas no IFCE Campus Quixadá será aberto com um gesto simbólico: o plantio de uma árvore no Jardim dos Profetas em homenagem à Rainha dos Profetas, Dona Lourdinha (Maria de Lourdes Leite Lemos). Uma das mais emblemáticas figuras dos "Profetas da Chuva" do Ceará, sendo a primeira mulher a integrar o projeto tradicional. 
Em seguida, a Orquestra Sanfônica fará sua apresentação, antecedendo o solene cortejo dos profetas no Auditório, onde o coração do evento se manifesta com a apresentação das previsões para 2026. Durante todo o evento, o hall de entrada abrigará uma feira de artesanato e produtos orgânicos, valorizando o trabalho dos artesãos e agricultores da região.
O encerramento do Encontro será marcado por homenagens a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido: Jânio Costa, diretor-presidente do Grupo Cosampa, Deputado Fernando Santana,  secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Cristiano Peixoto Maia, diretor-presidente do Grupo Samaria, Renato de Araújo Carneiro (In Memoriam) ex-prefeito, empresário e grande apoiador do desenvolvimento econômico e cultural de Quixadá, Ivanilda Teixeira, organizadora do Encontro dos Profetas de Pedro II - Piauí e Clébio Viriato Ribeiro, secretário da Cultura de Quixadá.
O 30º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, com o patrocínio da Dakota,  Cosampa, Sistema Faec, Senar Ceará e Sindicato Rural. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Quixadá, IFCE Campus Quixadá, Associação Cego Aderaldo de Arte e Cultura, Cagece, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado através da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Governo do Estado do Ceará.
A celebração dos 30 anos se estenderá até julho de 2026, com a inauguração de um monumento homenagem, uma peça de teatro, um mural comemorativo e a publicação de um livro, perpetuando a memória e a importância do Encontro.

Profetas da Chuva
Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural do Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e clima com base em observações do ecossistema, da atmosfera e de corpos celestes, além de métodos tradicionais de previsão. Algumas previsões são fundamentadas em sonhos e rituais religiosos, mesclando crenças indígenas e outros conhecimentos tradicionais.

SERVIÇO:
30º Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá
Data: Sábado, 10 de janeiro de 2026
Horário: 09h
Local: IFCE Campus Quixadá - Av. José de Freitas Queiroz, 5000 (Estrada do Cedro)

Nenhum comentário: