quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Porto Iracema lança formação gratuita em crítica de artes cênicas, ministrada pelo crítico Patrick Pessoa

Realizado entre os dias 23 de fevereiro e 15 de março, o curso é destinado a jornalistas, artistas, estudantes e pesquisadores interessados em crítica de teatro e dança

Comprometida com o fomento das artes cênicas no Ceará, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – está com inscrições abertas para o curso gratuito “A Arte da Crítica”, ministrado pelo dramaturgo e crítico Patrick Pessoa. A atividade é destinada a jornalistas, estudantes, artistas e pesquisadores interessados em crítica de teatro e dança.
Patrick Pessoa é dramaturgo, crítico e ensaísta, com atuação destacada nas artes cênicas brasileiras. É coeditor da revista Viso – Cadernos de Estética Aplicada e assina traduções, adaptações e dramaturgias para espetáculos dirigidos por nomes como Aderbal Freire-Filho, Marcio Abreu, Malu Galli, Bel Garcia, Daniela Amorim e Dani Lima. 
No curso, Pessoa apresenta os fundamentos históricos e teóricos da crítica teatral, reunindo referências que vão da filosofia clássica às reflexões contemporâneas. A formação também propõe uma discussão sobre o ensaio como forma de crítica atual, além da análise de textos produzidos por críticos brasileiros em diferentes contextos, como jornais, festivais e publicações especializadas. 
Por fim, o curso coloca em prática os conhecimentos adquiridos por meio da elaboração de textos críticos sobre os projetos de teatro e dança apresentados durante a MOPI, a Mostra de Arte da Porto Iracema das Artes. Sob a orientação de Pessoa, as produções serão debatidas coletivamente ao longo da formação, estimulando a troca de perspectivas e o aprofundamento do olhar crítico sobre os processos artísticos. Os textos devem ser publicados posteriormente.
“O destaque do curso é o processo de produção e publicação de críticas, e essa produção é gerada num espaço formativo no qual a própria ideia de crítica é questionada, debatida. Esse debate inclui os artistas, uma vez que os participantes do curso terão pelo menos um momento de interação com os artistas antes de ver as apresentações dos projetos na MOPI. Então, o curso instaura um espaço diferenciado de interlocução que, sem dúvida, aproxima e fortalece ambas as práticas, a artística e a crítica”, explica Edilberto Mendes, coordenador do Programa de Formação Básica da Escola, que promove a atividade.
No Ceará, onde as políticas públicas de cultura têm fortalecido uma cena artística diversa e em constante efervescência, é fundamental que a crítica e o jornalismo cultural acompanhem esse movimento com olhar qualificado e profissional. Investir na formação de críticos é ampliar o debate público, fortalecer a circulação das obras e contribuir para a consolidação de um ecossistema cultural atento aos processos de criação. Nesse sentido, a Porto Iracema das Artes reafirma seu compromisso com a articulação entre formação, reflexão e prática artística.
“O pressuposto fundamental é o de que, do mesmo jeito que a crítica de teatro é uma forma de arte, uma forma de dramaturgia, a criação teatral também é uma forma de materialização do pensamento crítico. Por isso, o ponto de partida do curso é a convicção de que críticos e criadores trabalham com o mesmo objetivo, que é o de aperfeiçoar, aprofundar e radicalizar a produção teatral de uma cidade e de um país. Essa é a importância político-pedagógica da crítica”, afirma Pessoa.

COMO PARTICIPAR?
Realizado entre os dias 23 de fevereiro e 15 de março, o curso é dividido em duas etapas. Na fase inicial, que acontece remotamente, a formação apresenta os fundamentos histórico-filosóficos do gênero, discute o ensaio como forma de crítica contemporânea e analisa textos de críticos brasileiros atuais. Serão cinco aulas, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 23 e 25 de fevereiro e 02, 04 e 09 de março.   
Na etapa seguinte, os participantes se reúnem presencialmente para acompanhar as apresentações de teatro e dança da 14ª Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI). Os encontros serão realizados de 11 a 15 de março, no Theatro José de Alencar e no Hub Porto Dragão, no turno da noite.
Para participar do curso “A Arte da Crítica”, os interessados devem realizar inscrição, por meio de formulário virtual, até o dia 5 de fevereiro. Ao todo, a atividade oferta 15 vagas, destinadas a jornalistas atuantes no campo cultural, estudantes, artistas e pesquisadores interessados em crítica de artes cênicas.
A lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 9 de fevereiro, no site da Porto Iracema das Artes. Após a divulgação, os selecionados receberão, via e-mail, um link para realizar matrícula na formação entre os dias 11 e 12.

SERVIÇO
Inscrições para o curso “A Arte da Crítica”, com Patrick Pessoa
Período de inscrições: 19/01 a 05/02, via formulário virtual
Público-alvo: jornalistas atuantes no campo cultural, estudantes, artistas e pesquisadores interessados em crítica de artes cênicas.
Vagas: 15
Divulgação do resultado: 09/02
Período de matrícula: 11 a 12/02, por meio de link enviado por e-mail pela secretaria da Escola
Horário das aulas:
Etapa 1 (on-line, síncrona): 23/02 a 09/03, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.
Etapa 2 (presencial): 11/03 a 15/03, no turno da noite, para assistir a espetáculos. Nesse mesmo período, será agendado, no turno da tarde, ao menos um encontro coletivo com Patrick Pessoa e artistas dos projetos dos Laboratórios, podendo incluir também um encontro de orientação individual com o ministrante.
Gratuito

Nenhum comentário: