sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Tom Ribeira, revelação da Nova MPB, lança o single “Juba”

Tom Ribeira: single constrói metáfora do leão que perde a juba para a leoa/ Créditos: PH Soares e Daniel Ribeiro

Em “Juba”, novo single do cantor e compositor Tom Ribeira, a leoa não vence pela força, mas pelo encanto, pelo desejo e pela inteligência afetiva. A faixa chega nesta sexta-feira, dia 30, às plataformas digitais, com destaque para o tom contemplativo do autor. Desde os primeiros versos — “Sua imagem me paralisou / Nem se eu quisesse escapar, daria” — ela se instala em um território em que o amor surge como força arrebatadora, capaz de suspender o tempo e a razão.
Tom constrói uma metáfora poderosa: a do leão que perde a própria juba para a leoa. Não se trata apenas do símbolo de orgulho e soberania, mas de uma entrega total em nome da paixão. “É um amor tão forte, tão maluco”, como diz o próprio artista, que subverte hierarquias e redefine quem conduz a narrativa.
O single faz parte do primeiro EP do artista intitulado ‘Pedaço’, com lançamento marcado para o dia 6 de março.
A canção “Juba” se destaca dentro do repertório de Tom por sua influência old school, com uma sonoridade clássica e orgânica. Segundo o artista, a gravação ao vivo com a banda reforça essa sensação de intimidade e atemporalidade, evocando uma estética de “banda antiga”, em que os silêncios, respirações e pequenos desvios fazem parte da emoção.
“É uma faixa que soa preservada, quase intacta, com poucas intervenções posteriores — apenas os coros adicionados ao final, no refrão, ampliam a sensação de eco e entrega”, define o artista.
Diferentemente das outras faixas do EP, como “Vênus ou Urano” e “Botucatu”, por exemplo, “Juba” aposta menos na urgência e mais na imersão, revelando um Tom Ribeira interessado em explorar outras texturas sonoras. O resultado é uma canção que não se impõe — ela envolve. Um retrato delicado e intenso de um amor que não apenas conquista, mas transforma.
A canção foi escrita por Tom e apresentada ao amigo Breno Viricimo, que também assina a produção do EP, ganhando novos acordes e texturas. Juba chega ao mundo como uma parceria de Tom e Breno.
O novo single será apresentado em show de lançamento do EP, no dia 15 de março, na casa de shows Na Rotina, em São Paulo.

Ficha Técnica de “Juba”
Tom Ribeira - voz, violão de nylon, coro
Breno Viricimo - baixo, violão de aço, synth
Danilo Moura - percussão
Thomas Harres - bateria
Agenor de Lorenzi - teclado
Produção Musical:
Breno Viricimo
Sound recording:
Pedro Quiriku
Mix: Rémy Dumelz
Master: Joe Laporta
Arranjos:
Breno & Tom
Letra:
Tom Ribeira
Composição:
Tom Ribeira e Breno Virícimo
A&R: Philippe Ascol

Nenhum comentário: