quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Biografia da UFC, assinada por Lira Neto, resgata papel da universidade na modernização do Ceará e do Brasil

Em 1954, ano de criação da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Brasil ainda vivia o contexto pós-Segunda Guerra Mundial. Transformações sociais, econômicas e políticas exigiam uma nova compreensão do que deveria ser a educação superior: deixava-se o bacharelismo focado apenas em áreas como Direito, Medicina e Engenharia e buscava-se avançar para um ambiente de formação de pesquisadores, economistas, cientistas, sociólogos, antropólogos, tecnólogos, a fim de suprir as demandas de uma sociedade mais complexa.
Quem resgata essa história é o jornalista e escritor Lira Neto, autor de UFC: Biografia de uma universidade, livro que será lançado no próximo dia 7 de outubro, às 17h, no auditório da Reitoria da UFC, em evento aberto ao público. A obra integra o ciclo comemorativo dos 70 anos da universidade. Após a solenidade, o autor fará uma sessão de autógrafos.
A criação da UFC ocupa parte da obra. “As circunstâncias da época, com a criação da Sudene, do BNB, de bancos de fomento, do aporte de capital na região, mostravam que precisávamos de uma educação de nível superior mais ampla. A universidade surgia como um ambiente de formação para uma série de atividades, a fim de dar conta das novas necessidades que surgiam, dos novos negócios que se estabeleciam no Ceará”, explica Lira Neto.
Naquele momento, no Brasil, Getúlio Vargas havia plantado as bases de um processo de industrialização sob o modelo nacional-desenvolvimentista, no qual o Estado atuava como indutor do desenvolvimento. “Isso exigia conhecimento científico e tecnológico compatível”, ressalta o autor.
A “toada” desenvolvimentista segue com o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). “O país se torna mais urbano, com uma nova perspectiva de sociedade, com uma classe média emergente, que precisa ter profissionais competentes não só para equipar a burocracia estatal, mas também para dar conta dos negócios que vão surgindo na indústria, nos serviços, no mercado imobiliário etc.”, resgata.
Ainda segundo Lira Neto, os cursos da UFC passam a atuar pensando nas especificidades do Ceará: “As ciências agrárias, a medicina, dentre outras áreas, voltam-se para a compreensão de aspectos dessa região típica do semiárido brasileiro. E isso vai crescendo. Daí o lema da UFC: ‘o universal pelo regional’”.

SOBRE A OBRA - UFC: Biografia de uma universidade é resultado de cerca de dois anos de pesquisas, com quase 200 entrevistas realizadas e acesso a uma vasta massa documental. No total, há 1.155 notas de referências a fontes.
O recorte temporal do livro se inicia no fim da década de 1940, com as primeiras articulações em prol da criação da UFC, e se encerra em agosto de 2023, com a posse do atual reitor da UFC, Custódio Almeida, cuja gestão não é abordada na biografia.
O livro foi editado pela Editora UFC, com tiragem inicial de 3 mil exemplares. A distribuição será gratuita, tanto no dia do lançamento (no auditório da Reitoria) quanto posteriormente (na Editora UFC, localizada na avenida da Universidade, 2932, Benfica). Não será disponibilizada versão online da obra.

UFC: Biografia de uma universidade tem patrocínio master do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O projeto UFC 70 anos, do qual o livro faz parte, tem patrocínio de Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Banco do Nordeste, Governo Federal – Brasil e ArcelorMittal. O projeto tem apoio de SP Combustíveis, Sistema Fiec, Cagece, Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, Sebrae, Grupo Aço Cearense e Grupo J. Macêdo.

SERVIÇO:
Lançamento do livro UFC: Biografia de uma universidade
Quando: 7 de outubro, às 17h
Onde: auditório da Reitoria da UFC (avenida da Universidade, 2853, Benfica, Fortaleza)
Entrada aberta ao público
Distribuição gratuita

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC - e-mails: coordenacao.ufcinforma@ufc.br; ufcinforma@ufc.br
Crédito da foto em anexo: Guilherme Silva/UFC

Nenhum comentário: