O segundo dia do evento foi marcado pelo início das oficinas, palestras e gastronomia, com destaque para Rodrigo Tremembé, como palestrante e expositor
Oficinas, gastronomia e debates marcaram a programação do Festival Fenacce nesta quarta-feira (10), reunindo tradição e inovação no artesanato. O dia também foi especial por marcar o início das oficinas do Festival, que seguirão até o final do evento, oferecendo ao público vivências criativas e de formação.
O Festival Fenacce 2025 segue com uma agenda diversificada que une saberes populares e novas linguagens. Entre os destaques do dia esteve o artista e líder indígena Rodrigo Tremembé, que abriu a programação do Palco Saber com a palestra “Design Ancestral: Identidade e Memória Tremembé”. Além de compartilhar sua visão sobre a importância da preservação cultural por meio da arte, Rodrigo também está participando do Festival com um stand próprio, onde apresenta trabalhos que unem ancestralidade, identidade e inovação. “Estar na Fenacce é uma oportunidade de mostrar que o artesanato indígena é resistência, mas também diálogo com o contemporâneo. Nosso fazer carrega memória, mas também aponta para o futuro”, destacou.
As oficinas movimentaram o público em diversos espaços. Na Sala do Pescador, foram realizadas atividades de crochê para acessórios e produção de EcoSacolas. Na Sala Ceart, os participantes aprenderam sobre composição em imagem na oficina “Área colorida” e se dedicaram aos “Fios e tecidos, bordados à mão”. Já a Sala Senac recebeu oficinas de lettering – “Desenhando Letras”, em dois horários – e também o “Bordado Literário”. Na Sala Rendeiras, os destaques foram as oficinas de “Flor e Encantos Bordando Rococó” e “Chita é tradição”.
Senac e Sebrae promovem experiências sensoriais e intelectuais
Na área de gastronomia, o Senac apresentou pratos criativos e sustentáveis que chamaram a atenção do público como: “Bolo de farinha da casca da manga”, “Grolado – palma forrageira com bacon” e “Tarte com casca de manga”.
O Palco Saber ainda recebeu debates importantes: o Sebrae Nacional trouxe a reflexão “Competitividade e inovação no artesanato”, enquanto Ana Beatriz, coordenadora do PAB, falou sobre “Políticas públicas e o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato”. Para encerrar, arquitetos e designers conduziram uma roda de conversa.
Momento surpresa
Chegando de surpresa, o cantor Xand Avião marcou presença na Fenacce, nesta quarta-feira (10), segundo dia do Festival, representando o stand do Instituto Vibe. E quem deu o show na programação musical foi Guilherme Dantas.
09 a 14/09
- terça a sexta: 14h às 21h;
- Sábado e domingo: 10h às 21h.
Ainda tem muito mais na programação desta quinta-feira (11):
Oficinas - Sala do Pescador
-15 às 17h30 - Introdução a técnica fio conduzido
-18h às 20h - Agulheiro OFICINAS -
Oficinas - Sala Ceart
-15 às 17h30 - Argila / Modelagem
-18h às 20h - Fios e Tecidos: Tenerife
Oficinas - Sala Senac
-15 às 17h30 - Bijuterias Religiosas
- 18h às 20h - Fuxico Criativo
Oficinas - Sala Rendeiras
-15 às 17h30 - Sabor de fruta pintura em tecido
-18h às 20h - Feltro Natalino
Gastronomia - Senac
-16h às 17h - Boa basilis
-17h30 às 18:30 - Quiche com farinha de Jatobá e recheio de palma forrageira com bacon
-19h às 20h - Ceará solar:cajú, sidreira e cachaça
Palestra - Palco Saber
-15:45h às 16:15h - Movimento cultura por elas: A voz invisível pela arte
-16h30 às 17:00 - Sindieventos - Encontro de empresários
-17:15h às 17h45 - Trajetória de Campeões: De pequeno a grande empresário
Palco principal
-17:20 às 17:40 - Desfile pride
-18h às 20:15 - Mostra de música Fenacce 20:30 às 21:30 - Garth Lee
Serviço:
Festival Fenacce 2025
Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Data: 09 a 14 de setembro
Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos
Redes sociais: www.fenacce.com.br e @fenacce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário