sábado, 1 de novembro de 2025

EXPO 2025 CHATEAU JULIE transforma o litoral oeste do Ceará em vitrine nacional de moda sustentável, artesanato e gastronomia

Nos dias 21 e 22 de novembro, no litoral oeste do Ceará acontecerá um encontro inédito que une tradição, sustentabilidade e inovação em um mesmo ambiente. A EXPO 2025 CHATEAU JULIE, no Heliporto CJ One Aviation, em Tatajuba, Camocim, Ceará, chega com a força de um projeto que pretende reposicionar a região no mapa nacional da economia criativa modelo sustentável. Com o tema “Raízes que Transformam: Tradição, Sustentabilidade e Inclusão”, o evento reunirá centenas expositores e atrairá visitantes de diferentes estados do Nordeste, em uma experiência imersiva que valoriza o território, gera conexões e projeta a criatividade local para o Brasil e o mundo.
Mais do que uma exposição, a Expo 2025 Chateau Julie se estrutura como um grande ecossistema colaborativo, pensado para impulsionar negócios, fomentar redes e ampliar oportunidades para marcas e empreendedores que acreditam na força da sustentabilidade e da cultura como vetores de desenvolvimento. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Vale do Coreaú e Vale do Acaraú terão papel central, com destaque para setores estratégicos como moda íntima, movelaria, pesca, turismo e artesanato autoral. A estrutura moderna e integrada do Heliporto CJ One Aviation, com energia limpa, paisagismo nativo e soluções de mobilidade sustentável, será o espaço que abrigará desfiles, ativações de marca, experiências sensoriais e ambientes de relacionamento.
A programação foi desenhada para valorizar o talento dos expositores e maximizar o potencial de negócios. Serão 50 desfiles de moda sustentável, lounges de convivência, praça de alimentação regional, podcast ao vivo e cobertura digital em tempo real, ampliando o alcance e a visibilidade das marcas participantes. A Expo nasce com compromisso ESG, incorporando energia solar, reuso de água, compensação de carbono, gestão de resíduos e incentivo à economia circular, consolidando-se como referência em eventos de impacto positivo.
Para expositores e patrocinadores interessados, a Expo oferece formatos de participação diversificados, que vão de stands e ativações de marca até experiências personalizadas com ampla visibilidade em plataformas digitais e de imprensa. A proposta é conectar empreendedores criativos, lojistas, investidores, formadores de opinião e o público em geral, com atenção especial à valorização da identidade cultural da região.
“Nosso maior luxo é gerar transformação. Cada parceria firmada aqui é uma semente de futuro para o Ceará, para o planeta e para as próximas gerações. A Expo Chateau Julie nasceu do desejo de unir tradição e inovação de forma concreta, valorizando o que é nosso e projetando essa força para o mundo”, afirma Julie Carroll, idealizadora do evento e CEO do Chateau Julie Holding Group.
A realização é do Chateau Julie Holding Group, referência em investimentos sustentáveis no litoral oeste cearense, em parceria com o Instituto Julie Carroll, organização sem fins lucrativos com forte atuação social, cultural e ambiental.
A Expo nasce com um propósito que ultrapassa os dois dias de evento. Parte dos recursos arrecadados será destinada ao Instituto Julie Carroll, fortalecendo projetos de formação profissional, educação ambiental, esportes e empreendedorismo local. A expectativa é que pelo menos 40% dos expositores sejam oriundos de comunidades e iniciativas criativas da região, ampliando oportunidades e fortalecendo a identidade cultural do litoral oeste.
A EXPO 2025 CHATEAU JULIE acontece nos dias 21 e 22 de novembro, a partir das 9h, no Heliporto CJ One Aviation, em Tatajuba, Camocim. Interessados em participar como expositores ou patrocinadores podem entrar em contato pelo número (85) 98144-4291 ou pelo Instagram @expochateaujulie.

Serviço:
EXPO 2025 CHATEAU JULIE
Data: 21/22 de novembro 
Local: CJ One Aviation- Lago Grande/ Tatajuba - Camocim

Após gravação histórica de DVD, Luan Santana leva turnê “Luan Ao Vivo Na Lua” para França, Suíça e Inglaterra

Com shows marcados em três países, cantor  amplia sua carreira internacional

Ainda colhendo frutos da fenomenal gravação do seu novo projeto audiovisual, "Registro Histórico", em Curitiba, Luan Santana segue com a turnê “Luan Ao Vivo Na Lua”. O cantor embarcou hoje para a França para uma sequência especial de apresentações na Europa, começando na sexta-feira, 31 de outubro, em Paris, na renomada casa de shows Zénith Paris | La Villette, com capacidade para quase 7 mil pessoas. Na sequência, o artista segue para Suíça e Londres. 
A apresentação em Genebra será no dia 1º de novembro, na Geneve Arena. O giro europeu se encerra em Londres, no dia 2, na Ovo Arena Wembley, palco que já recebeu os maiores nomes da música mundial como Queen, Michael Jackson, The Rolling Stones, Madonna e Beyoncé.
“Luan Ao Vivo Na Lua” já percorreu dezenas de cidades brasileiras e conquistou Portugal com quatro shows esgotados na Meo Arena, em Lisboa, no mês de agosto, reunindo mais de 80 mil fãs. No repertório, não faltam hits que marcaram gerações do cantor, como “Morena”, “Tudo O Que Você Quiser”, “Amar Não É Pecado”, “Olho Marrom”, “Dona”, “Mulher Segura”, “Sinais”, e “Meteoro”.
Para quem está do outro lado do Atlântico, essa será a oportunidade exclusiva de assistir ao espetáculo “Luan Ao vivo na Lua”, projeto que coleciona grandes êxitos e números. Vale ressaltar que essa será a última apresentação da turnê na Europa.

Confira agenda do cantor pela Europa:
Paris – 31/10 – Zénith Paris | La Villette
Genebra – 01/11 – Geneve Arena
Londres – 02/11 – Ovo Arena Wembley

Festival Choro Jazz anuncia programação de shows em Jericoacoara, de 2 a 7 de dezembro

Mestres da música, em apresentações e oficinas com acesso gratuito. Confira as atrações das etapas Jeri e Fortaleza

Rosa Passos, MPB-4, Chico Pinheiro, Amaro Freitas, Salomão Soares, Swami Jr., Teco Cardoso e Bebê Kramer, Jean Garfunkel, Suraras do Tapajós estão entre as grandes atrações do Festival Choro Jazz em Jericoacoara, de 2 a 7 de dezembro. O Público poderá também desfrutar oficinas com mestres da música em Jeri, entre os dias 2 e 5. Em Fortaleza os shows acontecem sexta e sábado, 7 e 8 de novembro, no Anfiteatro do Dragão do Mar, também com acesso gratuito.
O grande encontro da música do Brasil anuncia sua programação de shows que acontecerão em Jericoacoara, de 2 a 7 de dezembro deste ano. O Festival Choro Jazz, realizado na capital cearense e na belíssima Jeri desde 2009 como um dos principais eventos do calendário musical brasileiro, encerra o ano com as etapas Fortaleza, dias 7 e 8 de novembro, e Jericoacoara. Com uma programação de grandes nomes, sempre com acesso gratuito, o festival é mais uma vez apresentado pela Petrobras, a grande incentivadora da proposta itinerante, pelo segundo ano consecutivo. 
Em Jericoacoara os shows acontecem na praça principal da cidade, com livre acesso e público com o pé na areia, na antiga vila de pescadores que se tornou conhecida internacionalmente, recebendo visitantes de vários países e de diversos estados brasileiros, ao longo de todo o ano, como uma das mais belas praias. As apresentações do Choro Jazz na etapa Jeri acontecem de terça, 2/12, a domingo, 7/12, com três shows por noite, começando sempre às 20h.
O Festival Choro Jazz conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, do Governo do Estado do Ceará; da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, da Prefeitura de Fortaleza; com apresentação da Petrobras, em uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
"É um grande encontro da música do Brasil, pra chamar atenção pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria estarmos mais uma vez em Fortaleza e Jericoacoara com o Festival Choro Jazz", destaca Capucho. 

Confira a programação de shows em Jeri:
Na terça-feira, 2/12, quem abre a programação, às 20h, é a Banda do Núcleo de Arte e Educação de Cultura de Jijoca de Jericoacoara - NAEC. Às 21h30 tem show do grupo Choro da Esquina (RJ). E às 23h30, do grupo formado por Swami Jr. (SP), Teco Cardoso (SP) e Bebê Kramer (RS).
Na quarta-feira, 3/12, às 20h, acontece a apresentação do grupo Tribos Jeri, seguida, às 21h30, pelo show do clarinetista Caetano Brasil (MG) e de seu grupo. E às 23h30, do Livia Mattos quarteto, destacando a acordeonista baiana que vem chamando atenção por seu trabalho de inovação e versatilidade.
Na quinta-feira, 4/12, às 20h, sobe ao palco o Luiz Otávio Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo quarteto do mestre guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, paulista radicado em Nova York. Às 23h30 o clássico grupo vocal MPB-4, do Rio de Janeiro, encerra a noite com muita história e emoção.
A sexta-feira, 5/12, tem às 20h o show do Tunico Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo quinteto do pianista, compositor e arranjador paraibano Salomão Soares e pelo trio do pianista, compositor e arranjador pernambucano Amaro Freitas. 
No sábado, 6/12, a partir de 20h acontece o show do hit-maker Jean Garfunkel (SP), “Terra que te quero verde”. Às 22h a grande compositora, cantora, violonista baiana Rosa Passos ganha o palco, com o grupo feminino Tocaia (RJ) encerrando a noite com muito forró, a partir das 23h30.
No domingo, 7/12, às 20h acontece o show do Instrumental Picumã, do Rio Grande do Sul, somando a música regional ao choro e à nossa. Às 21h30, hora e vez do grupo Suraras do Tapajós, formado por mulheres indígenas e criado em 2018 em Alter do Chão, distrito de Santarém-PA. E às 23h30, encerrando o festival, Luizinho Calixto, paraibano radicado em Fortaleza, sobe ao palco com sua sanfona de oito baixos, pra animar a despedida do evento, colocando todo mundo pra dançar. 

Oficinas em Jeri: de 2 a 5/12
Outra marca do Festival Choro Jazz é a sua interface de formação, com oficinas abertas a todos os interessados. Desta vez, em Jericoacoara, ministram oficinas desde a terça-feira, 2/12, até sexta, 5/12:

Swami Júnior - Produção musical criação e tecnologia
Edu Ribeiro - bateria
Chico Pinheiro - guitarra
Thiago Costa - arranjo
Luiz Barcelos - choro
Rui Alvim - clarinete
Caetano Brasil - sopro e improvisação 
Fernando Leitzke Jr. - piano na música brasileira 
Jean Garfunkel - “A razão da canção”
Samila Sereia - ritmos amazônicos/dança
Paulo Garfunkel - roteiro para ficção e documentário

Programação do Choro Jazz em Fortaleza: 6, 7 e 8 de novembro
Em Fortaleza o público poderá desfrutar, na quinta-feira, 6 de novembro, às 15h, na Escola Pública de Música, na Vila das Artes, da oficina com Toninho Horta, o aclamado cantor, compositor, guitarrista, violonista, arranjador, produtor musical mineiro. Oportunidade para encontro e troca de ideias e aprendizados com um dos mestres da música do mundo! Acesso gratuito. Inscrições via Instagram @chorojazz.
Na sexta, 7 de novembro, a partir das 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, acontecem as apresentações da Marimbanda, mais emblemático grupo da música instrumental do Ceará para o Brasil, recebendo como convidado especialíssimo o mestre acordeonista e pianista Adelson Viana. O segundo show da noite é do grande andarilho da música do mundo, o mineiro Toninho Horta, mestre da guitarra, do violão, das harmonias, dos arranjos, das composições.
No sábado, 8 de novembro, também a partir das 19h, a plateia vai aplaudir Lorena Nunes, uma das cantoras e compositoras mais destacadas da cena do Ceará para o Brasil e para outros países. Lorena é também a apresentadora do Festival Choro Jazz, desde o ano passado, para as etapas Fortaleza e Jericoacoara. Fechando a segunda noite e a etapa Fortaleza do Choro Jazz, ninguém menos do que Marcos Valle, convidando Joyce Moreno, ambos cantores, compositores, instrumentistas, mestres da música do mundo, há décadas amplamente reconhecidos como referências internacionais na bossa, no samba, nas baladas, na canção brasileira, nas influências jazzísticas e na forte personalidade musical.

Serviço:
Festival Choro Jazz 2025. Etapa Fortaleza: quinta, 6/11, às 15h, na Escola Pública de Música, na Vila das Artes, oficina com Toninho Horta. Sexta, 7/11, às 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, shows de Marimbanda e Adelson Viana e de Toninho Horta e grupo. Sábado, 8/11, às 19h, também no anfiteatro do Dragão, shows com Lorena Nunes e grupo e com Marcos Valle convidando Joyce Moreno.

Etapa Jericoacoara. Shows de 2/12 a 7/12, na praça principal de Jeri. Oficinas de 2/12 a 5/12.

Entrada franca em todas as atividades. Inscrições prévias para as oficinas, com link disponível no Instagram @chorojazz. Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta na etapa Fortaleza com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, além da Prefeitura de Fortaleza. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.

BIGDOOH marca presença no Ceará RH e reforçou compromisso com inovação e conexão entre marcas e pessoas

A BIGDOOH, empresa especializada em mídia exterior e soluções de comunicação digital, marcou presença no Ceará RH 2025, um dos maiores eventos voltados à gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional do estado. A participação reforçou o posicionamento da marca como uma das principais referências em mídia OOH inteligente e estratégica no Nordeste, conectando empresas, consumidores e experiências em escala urbana.
Para Renan Carvalho, diretor de planejamento da BIGDOOH, estar presente no evento foi uma forma de estreitar laços com o setor corporativo e apresentar as possibilidades da mídia out of home como ferramenta de engajamento humano e institucional.
“A presença da BIGDOOH no Ceará RH foi uma oportunidade de dialogar com profissionais que entendem o valor da comunicação como ativo estratégico. Nosso propósito é mostrar que a mídia OOH pode ser uma grande aliada das empresas na construção de cultura, pertencimento e reputação de marca”, afirmou.
Neto Mulato, diretor comercial da BIGDOOH, também destacou a importância da proximidade com gestores e líderes de pessoas.
“O ambiente do Ceará RH é fértil para inovação. Aqui mostramos que a mídia exterior evoluiu. Hoje ela entrega dados, tecnologia e propósito. A BIGDOOH está pronta para ajudar empresas a se comunicarem de forma mais humana, criativa e eficiente”, pontuou.
Com atuação em todo o Nordeste, a BIGDOOH ampliou seu portfólio com soluções que integram planejamento estratégico, tecnologia e storytelling visual, consolidando-se como uma marca que une performance e propósito na mídia out of home.

Saúde e performance: óculos de corrida da Ferrovia Solar & Grau se tornam aliados indispensáveis dos atletas

Os óculos de corrida deixaram de ser apenas um item estético e se tornaram essenciais para quem pratica a modalidade. Além de complementar o visual esportivo, eles oferecem conforto, proteção e ajudam a otimizar a performance durante treinos e competições.
Entre os principais benefícios estão a proteção contra raios solares, poeira, insetos e outros elementos externos que podem causar irritação ocular ou comprometer a segurança do corredor. As lentes reduzem o brilho e filtram a luz, garantindo visão clara e nítida em ambientes de alta luminosidade, prevenindo acidentes e preservando a saúde dos olhos a longo prazo.
Atenta a essas necessidades, a Ferrovia Solar & Grau lançou a coleção Move, uma linha de óculos esportivos desenvolvida para unir desempenho, proteção e estilo. Com design moderno, ajuste anatômico e cinco opções de cores, os modelos se destacam pela leveza e conforto, adaptando-se a diferentes modalidades e ritmos de atividade física.
Além da estética, a coleção oferece proteção contra raios UV, fator essencial para atividades ao ar livre. As lentes polarizadas aumentam nitidez e contraste, eliminam reflexos e favorecem a concentração, melhorando significativamente a performance. Outro diferencial da Move é a função protetiva contra poeira, insetos e detritos durante práticas externas.
Com preço de R$ 229,90 e disponível em cinco cores, os óculos Move já podem ser encontrados nas lojas da marca. “A Move nasceu para atender quem não abre mão de conforto e proteção na hora de praticar esporte. Nosso objetivo é oferecer um produto que acompanhe o ritmo dos atletas, valorizando tanto a performance quanto o visual”, afirma Clecilda Beserra, CEO da Ferrovia Solar & Grau.

Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha em Fortaleza

Base de clientes da cerveja do Grupo Petrópolis cresceu 3% no estado, após edição do evento em 2023

A Itaipava, marca do Grupo Petrópolis — a maior cervejaria com capital 100% nacional —, desembarca em Fortaleza ao lado da Tardezinha para mais uma edição histórica da turnê, que acontece no sábado, dia 1 de novembro, no Marina Park Hotel. Como patrocinadora oficial, a cerveja estará presente em todas as cidades do circuito, reforçando sua conexão com o pagode, o entretenimento e os momentos que ficam na memória dos brasileiros. 
A Itaipava é atualmente vice-líder de mercado no Ceará e na região metropolitana de Fortaleza, segundo dados da Nielsen, o que reforça a importância estratégica da região para a marca. O show da turnê Tardezinha, realizado em 2023, impulsionou a presença da Itaipava na cidade, registrando um crescimento de base de clientes de aproximadamente 3% após a turnê, em relação ao ano anterior, segundo dados internos da companhia, demonstrando o impacto positivo do evento no consumo e na presença da marca na região.  
Para celebrar os 10 anos de parceria, a marca criou uma embalagem exclusiva da Itaipava Premium, uma American Lager com maturação prolongada e maior concentração de malte e lúpulo alemão. A cerveja será vendida nos shows da turnê em uma embalagem exclusiva de 350ml, com design personalizado que carrega a identidade visual da Tardezinha, reforçando a conexão entre a marca, o pagode e os momentos que ficam na memória dos brasileiros. 
“A Itaipava tem orgulho de ser parceira oficial do Tardezinha desde a sua primeira edição, percorrendo diversas regiões do Brasil levando música, alegria e conexões autênticas com o público. Estar presente em eventos como este reforça o compromisso da marca com iniciativas culturais que valorizam os momentos de celebração e estreitam nossa relação com os consumidores”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
  
Ação promocional com os consumidores
Como parte das ativações especiais para a turnê, a Itaipava lança duas ações promocionais que reforçam sua conexão com os consumidores e movimentam o varejo. A primeira é a ação “Comprou, Ganhou”, que começou a partir do dia 19 de abril. Na compra de três latas de Itaipava, a quarta sai de graça, além disso, os clientes poderão ganhar brindes da marca. Já a segunda ação, intitulada “Pagode na Lata”, está agitando a rede varejista desde maio deste ano: ao adquirir produtos da marca, o consumidor recebe um número da sorte, que pode ser cadastrado para concorrer a pares de ingressos para a Tardezinha, além de prêmios mensais de R$ 15 mil.