quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Luciano Lopes lidera diálogo por políticas públicas para o humor em reunião na Secretaria de Cultura do Ceará

O intérprete da famosa Luana do Crato é Presidente do Fórum Municipal de Humor e destaca a importância de garantir espaço e reconhecimento para a linguagem do humor nos equipamentos e editais culturais

Representantes do humor no Ceará foram recebidos na Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) pelo Chefe de Gabinete José Viana, em uma reunião estratégica que busca abrir caminhos para a criação de políticas públicas e territoriais voltadas ao setor. Luciano Lopes, presidente do Fórum Municipal de Humor (FOMUH), esteve à frente das discussões, reforçando a necessidade de democratizar e descentralizar o acesso do humor cearense aos equipamentos culturais e editais promovidos pelo governo.
A reunião aconteceu dia 30 de julho e contou ainda com as presenças de Rafael Leite (titular do humor no Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC), Ronaldo Erpidio (suplente no CEPC), Jader Soares (titular no Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC e presidente da ASSO-H), Luan Damasceno (suplente no CMPC), Ernesto Martins (presidente do Fórum Cearense de Humor – FOCHUM), além dos humoristas Gil Soares e Liezio.
Entre as principais pautas discutidas, destacou-se a inclusão da linguagem do humor como programação permanente em espaços culturais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Teatro José de Alencar e Cine São Luiz, bem como em festas e eventos oficiais do governo. Também foi solicitado um espaço dedicado ao humor na grade da TV pública estadual e a implementação de rodas de conversa, oficinas, cursos de formação e um preposto da linguagem do humor dentro da Secult.
Luciano Lopes enfatizou que a defesa do humor vai além de editais eventuais e precisa ser tratada como política de Estado: “O humor é parte da identidade cultural do Ceará e precisa ser protegido, salvaguardado e incentivado de maneira transparente, com verbas distribuídas de forma democrática para o coletivo. Não queremos projetos isolados, mas um compromisso contínuo que valorize todos os artistas que fazem do humor uma profissão”, destacou.
A articulação visa fortalecer um canal de diálogo permanente entre os representantes do setor e a Secult, para que propostas concretas sejam implementadas com base nas demandas dos artistas. Nos próximos meses, o Fórum de Humor irá promover encontros com a classe artística para construir um plano estratégico de atuação junto às políticas culturais municipais e estaduais.
LUCIANO LOPES
Luciano Lopes é ator, humorista e gestor cultural do Crato (CE), com mais de 30 anos de trajetória artística. Criador da personagem Luana do Crato em 1993, destacou-se nos palcos de Fortaleza e em projetos que democratizam o humor popular. É formado em Direção Teatral pelo Instituto Dragão do Mar, em Jornalismo pela FAC, e possui pós-graduações em gestão de talentos e arte-educação.
Fundador do Bilu Bila e Cia e da Marmota Produções, grupo voltado para o público infantil, Luciano também coordena a Quinta do Humor, projeto realizado no Teatro Chico Anysio. Atuando em espetáculos, oficinas e projetos culturais voltados às comunidades, o artista comemorou em 2024 suas três décadas de carreira com a trilogia “Ele é Ela com Muito Humor”, composta por uma exposição e um espetáculo que narram sua trajetória e os bastidores de sua personagem.

Em julho de 2025, Luciano conquistou o prêmio de campeão do 6º Festival de Cenas Cômicas no Espaço Parlapatões, em São Paulo, sendo o único representante do Nordeste entre os finalistas. Com a personagem Luana do Crato, celebrou a força do humor popular nordestino em um dos palcos alternativos mais respeitados do país. Com este reconhecimento, Luciano reafirma seu papel de destaque como artista e articulador das políticas culturais voltadas ao humor, fortalecendo a identidade e a memória do riso cearense.

Nenhum comentário: