Encontro reúne amigos e profissionais do audiovisual para revisitar a trajetória do cineasta no projeto Relatos Biográficos
A trajetória do cineasta e gestor cultural Pedro Martins Freire será celebrada em mais uma edição do programa Relatos Biográficos , na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Intitulada Pedro Martins Freire: o homem que fez do cinema um ofício , a atividade acontece no dia 18 de junho , às 18h , no espaço multiuso da Bece, com entrada gratuita e aberta ao público. O encontro contará com a presença do homenageado e as participações de Tibico Brasil, Duarte Dias e Soraya Eli Lyra , sob mediação de Ana Karine Garcia. A Bece integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Referência no campo audiovisual cearense, Pedro Martins Freire tem uma trajetória marcada por intensa atuação como crítico, curador, produtor e gestor cultural. Ao longo de décadas, consolidou-se como um dos principais nomes da cultura cinematográfica no Ceará, sendo responsável por iniciativas que fortaleceram o cinema como linguagem, arte e ofício.
O encontro propõe uma escuta sensível e afetiva sobre os caminhos percorridos por Freire, com contribuições de profissionais que também são protagonistas da história recente do audiovisual no Estado. Juntos, iremos compartilhar vivências, marcos e desafios enfrentados por quem fez – e faz – do cinema uma forma de existência e resistência.
Minibio do homenageado
Pedro Martins Freire nasceu em Fortaleza, em 1951. Estudou cinema no Clube de Cinema de Fortaleza e na Cinemateca do MAM-RJ. Atuoso como crítico de cinema em jornais como O Povo e Diário do Nordeste entre 1981 e 2014. Graduado em Filosofia pela UECE, dedicou 39 anos ao cinema de arte, com destaque para sua atuação como curador de projetos como o Cineclube do Centro Cultural BNB e o Studio Beira-Mar. Foi um dos idealizadores da retomada do Cinema de Arte no Ceará, em parceria com o publicitário Tarcísio Tavares, liderando o projeto nas salas de Fortaleza e outras 11 cidades brasileiras quando teve que ser interrompido devido à pandemia de Covid-19.
O programa Relatos Biográficos integra a programação cultural do Bece com a proposta de valorizar a memória de personalidades cearenses que se desenvolvem significativamente para o desenvolvimento das artes, da educação, da política e da cultura no Estado.
Serviço:
Relatos Biográficos - Pedro Martins Freire: o homem que fez do cinema um ofício
Data: 18 de junho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará ( Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza/CE )
Entrada gratuita
Informações: www.bece.cultura.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário