segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Festival Barulhinho Delas chega à 6ª edição e ocupa a Estação das Artes com três dias de protagonismo feminino em Fortaleza

De 16 a 18 de janeiro de 2026, Fortaleza volta a ser atravessada pelo som, pela presença e pela potência criativa das mulheres com a próxima edição do Festival Barulhinho Delas. Ocupando o Complexo Cultural Estação das Artes com uma programação extensa e diversa, o festival reúne shows, performances, feiras de design criativo e gastronomia, ações formativas e experiências artísticas integradas, afirmando-se como um espaço de encontro, reflexão crítica e imaginação de futuros possíveis. Inspirado no manifesto da artista islandesa Björk, o Barulhinho Delas propõe deslocamentos estéticos, políticos e simbólicos, ao colocar a multiplicidade das criações femininas no centro da cena cultural contemporânea, com a pergunta tema: “Que cultura para qual futuro?”.
O protagonismo feminino está presente em todos os espaços do festival, do palco à produção, da curadoria aos bastidores. Por mais um ano, o Barulhinho Delas reafirma seu compromisso com a difusão e fruição artística, a democratização do acesso à cultura, a acessibilidade cultural e a ativação de debates urgentes, como a emergência climática, tema transversal que atravessa todas as suas edições.
“O Barulhinho Delas chega a 2026 reafirmando seu compromisso com uma cena cultural conduzida por mulheres e por identidades femininas, em toda a cadeia de criação, produção e fruição. Trata-se de um espaço de confluência entre música, artes cênicas, artes visuais, experimentações transdisciplinares, feira criativa e gastronomia, constituindo um dispositivo coletivo para projetar formas mais justas e plurais de existir e produzir cultura”, destaca a idealizadora do festival e gestora da Mercúrio Produções, Nádia Sousa.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto Cultural Vale, o Festival Barulhinho Delas é uma realização da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal do Brasil. O festival conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), via Lei Paulo Gustavo.
Programação musical e artística diversa
A abertura acontece na sexta-feira (16), às 17h, na Kuya - Centro de Design do Ceará, a cantora, compositora, atriz e escritora Letrux (Letícia Novaes) lança seu mais novo livro de contos "Brincadeiras à Parte" (Editora Planeta), com mediação de Fernanda Meireles. A noite segue com shows da cearense Mumutante e do quarteto de Niterói (RJ), Vera Fischer Era Clubber, além das discotecagens de Caroll C e Lola Garcia, na Estação das Artes.
No sábado (17), a programação se intensifica e ocupa diferentes espaços. A partir das 16h, passam nomes como Roberta Kaya, apresentando “Negrazúmbida”, de música afro-brasileira, eletrônica e experimental; Clarisse Aires, compositora que investiga a manipulação do som com o uso de pedais e efeitos na flauta transversal; e Djuena Tikuna, uma das grandes vozes da música indígena no Brasil. 
Também fazem show neste palco a cantora Jadsa, indicada ao Grammy Latino 2025 na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa ou Rock em Português pelo seu aclamado álbum "Big Buraco" e Catto, cantora e compositora, que está em turnê para divulgar seu mais novo álbum de canções inéditas “Caminhos Selvagens”. Haverá ainda a participação da Cia Antique Soul (dança) e da performance de Kaye Djamiliá e Izma Xavier. As discotecagens ficam por conta da DJ Negona.
Simultaneamente, o Festival ainda recebe uma série de ações em artes visuais e performances, com instalações, esculturas, live painting, video mapping e performances, assinadas por artistas como Caroline Holanda, Raisa Christina, Camila Albuquerque, SAPA.TA, Dhiovana Barroso, Érica R e Lurex.

Feira criativa valoriza o design autoral
Ainda no sábado (17), a partir das 16h, a Kuya - Centro de Design do Ceará abriga a Feira Criativa Barulhinho Delas, reunindo 20 expositoras que apresentam trabalhos em biojoias, cerâmica, macramê, bordado, vestuário, acessórios, ilustração, design e artesanato contemporâneo. A feira reforça o compromisso do festival com a economia criativa e com o fortalecimento de iniciativas lideradas por mulheres.

Domingo com programação diurna e clima de encontro
O encerramento acontece no domingo (18), com programação diurna, , a partir das 10h, trazendo shows de música instrumental de Improvisa Sabiá, do quarteto de cordas A Corda Menina, do grupo Não Insistas, Rapariga!, que presta homenagem a Chiquinha Gonzaga; e do Ámabili Quarteto, em um clima de celebração e delicadeza.

Formação para Mulheres Criativas
Integrado ao festival, o projeto Técnicas do Futuro – Formação para Mulheres Criativas tem continuidade em Fortaleza e no Cariri, com uma série de cursos voltados ao aprofundamento crítico e prático do campo da produção musical e dos bastidores de eventos, articulando produção, gestão, pesquisa e áreas técnicas. As inscrições para as atividades desta etapa estarão abertas, de forma gratuita, na primeira quinzena de janeiro, pelo Instagram @mercurioproducoes.
Com público prioritário para mulheres, a formação é composta por encontros independentes, porém complementares, permitindo que cada participante escolha uma ou mais oficinas, ampliando o alcance para as alunas. As formações fortalecem a presença de mulheres na cena e responde a uma lacuna histórica de qualificação técnica no setor. As ações formativas Técnicas do Futuro são uma realização do Ministério das Mulheres, através de Emenda Parlamentar 37100006, da Dep Federal Luizianne Lins, através da Mercúrio Produções e Pachamama Cultural.

Sustentabilidade, acessibilidade e boas práticas no festival
Comprometido com práticas culturais responsáveis, o Festival Barulhinho Delas incorpora a sustentabilidade ambiental como um dos eixos estruturantes de sua realização. Nesta edição são adotadas medidas concretas de redução de impacto, como o uso de eco copos, a eliminação de plásticos, lonas e PVC na cenografia, a coleta seletiva com destinação correta dos resíduos por meio de uma rede de mulheres, além do incentivo à mobilidade sustentável, ao consumo consciente e à alimentação com opções majoritariamente vegetarianas e veganas. 
Como ação educativa e simbólica de mitigação, o festival promove ainda a doação de mudas ornamentais, frutíferas e aromáticas, - em parceria com a Seuma e Parque Estadual Botânico do Ceará - fortalecendo vínculos com o território e reafirmando seu compromisso com o enfrentamento da emergência climática. Outra ação importante será a disponibilização e doação de água potável gratuita ao público ao longo do Festival - em parceria com a Neblina Água Mineral -, entendendo água como direito humano e condição básica de permanência, especialmente em contextos de calor e longas jornadas de evento.
A acessibilidade no Barulhinho Delas é pensada desde o desenho do festival, garantindo participação plena, autônoma e segura de pessoas com deficiência e de públicos diversos. A programação conta com intérpretes de Libras, audiodescrição em shows e performances, conteúdos audiovisuais acessíveis, infraestrutura com rotas e banheiros acessíveis, sinalização inclusiva, cardápios acessíveis, além de equipes capacitadas para acolhimento e apoio. 
Somam-se a essas ações as boas práticas de responsabilidade social, como a geração de trabalho com recorte de gênero, a contratação de mulheres diversas em funções artísticas e técnicas e a comunicação educativa distribuída pelo espaço do evento, reforçando valores de cuidado coletivo, diversidade e construção de futuros mais justos.

SERVIÇO:
Festival Barulhinho Delas – 6ª edição
Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Doutor João Moreira, 540, Centro, Fortaleza - CE)
16 a 18 de janeiro de 2026
Música | Artes Visuais | Performance | Dança | Literatura | Feira Criativa
Entrada gratuita  
Mais informações pelo Instagram @barulhinhodelas e pelo site www.barulhinhodelas.com.br

Nenhum comentário: