segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Apresentando fazedores de cultura do Ceará, Hub Cultural Porto Dragão lança 7ª temporada da série documental Nós no Batente

Com oito episódios gravados em seis municípios, nova temporada percorre o Ceará de leste a oeste e reforça interiorização da política pública cultural feita pela Secult Ceará

O Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança, a partir de 13 de janeiro (terça-feira), a sétima temporada do Nós no Batente, série documental que apresenta artistas, agentes culturais e coletivos do Ceará que representam a potencialidade do viver da arte. Gravada em Uruoca, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Beberibe, Aracati e Icapuí, a nova temporada viaja de leste a oeste no estado, entre as tradições de territórios, a cultura popular, o artesanato, a música, a moda, a pesca artesanal e outras expressões que impactam toda uma região. Acessíveis em Libras e com audiodescrição, os episódios são lançados às terças e quintas-feiras, ao meio-dia, no canal do YouTube do Hub Porto Dragão.
Com a nova temporada, a série chega à marca de 70 episódios lançados, trazendo um recorte da diversidade cultural cearense e apresentando potências da economia criativa de todas as regiões do estado. “Já percorremos 23 municípios, apresentando histórias e saberes de quem está atuando na cultura e movimentando a economia criativa da região. Desta forma, conseguimos mostrar a importância da cultura para a economia cearense e ainda potencializar novas referências no estado”, explica Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão.
E para celebrar o lançamento da nova temporada, o Hub Porto Dragão realizou duas sessões de pré-estreia em territórios que foram visitados nesta edição da série. As exibições, gratuitas e abertas ao público, ocorreram nos dias 9 e 11 de janeiro, em Uruoca e Icapuí, com a presença dos protagonistas dos episódios, além de apresentações artísticas. “Voltar em alguns desses territórios para fazer o lançamento do programa presencialmente também é uma forma de valorizar o trabalho feito em cada uma dessas localidades”, finaliza o gestor.
Criada em 2020, a série documental busca celebrar e refletir sobre a pluralidade do viver de arte e o seu impacto nas comunidades. “O ‘Nós no Batente’ é um projeto que reflete muito bem a política pública que desenvolvemos na cultura do Ceará, levando o recurso até os territórios, mostrando que a cultura é uma potência da economia cearense em todas as suas regiões. Além de construir uma memória cultural cearense, queremos que o público conheça esses personagens e seus trabalhos, consumam as suas criações e que isso gere ainda mais oportunidades de trabalho e renda”, afirma Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará.

CONHEÇA OS PERSONAGENS DA 7ª TEMPORADA
Mestra Niura (Uruoca): É Mestra da Cultura Popular uruoquense, contribuindo de forma significativa nos setores de artesanato e danças populares através do reisado e da Associação dos Artesãos de Uruoca. Tem qualificação CeArt nas categorias de crochê, fios e trançado, além de atuar como presidente da Associação dos Artesãos de Uruoca.
Dona Aurora (Acaraú): É referência comunitária e guardiã de saberes ancestrais do artesanato em palha, aprendidos com mulheres de sua família desde a infância. Hoje, coordena um grupo de 15 artesãs em Curral Velho, zona rural de Acaraú, mantendo viva a criação coletiva, a memória e a resistência cultural do território.
Seu Dedé (Icapuí): Dedé de Zé de Liliza é mestre da carpintaria e referência cultural de Icapuí, criador de embarcações e projetos que preservam a memória e a identidade da comunidade.
Sidnéia da Silva (Icapuí): Conhecida como “Mulher Lagosta”, é pescadora de alto-mar, especialista na pesca da lagosta e moradora da Praia Redonda, em Icapuí. Em uma profissão historicamente masculina, ela ocupa com coragem e competência um lugar de protagonismo, enfrentando as adversidades da vida no mar e os preconceitos de gênero com determinação.
Reggae de Canoa Quebrada (Aracati): É um movimento cultural que articula música, identidade e território. A partir do reggae, reúne diferentes vozes da comunidade em torno da afirmação cultural, da vida coletiva e da relação com o mangue e o litoral.
Quilombo do Cumbe (Aracati): É uma organização comunitária de pescadores e pescadoras do mangue de Aracati. Formalizada em 2012 e certificada como quilombo em 2014, atua na afirmação da identidade quilombola, na pesca artesanal, na agricultura familiar, no artesanato, no turismo comunitário e na defesa do território e do meio ambiente.
Elvisa Marciano (Jijoca de Jericoacoara): É artesã de Jericoacoara, referência no crochê tradicional e no fortalecimento das mulheres e do artesanato local.
Evandro Vieira (Beberibe): É produtor e articulador cultural no Litoral Leste do Ceará. Pesquisador da cultura popular, também produz vídeos e documentários sobre a temática e sobre patrimônio imaterial. É consultor de turismo cultural, rural e cultura alimentar. Também é temperista e trabalha com movimento de dramas na casa das Dramistas.

SERVIÇO
Nós no Batente 7ª temporada
Estreias de 13 de janeiro a 5 de fevereiro de 2026
Episódios às terças e quintas-feiras, ao meio-dia
Acessível em Libras e com audiodescrição
Disponível em: youtube.com/@hubportodragao

Nenhum comentário: