sábado, 11 de outubro de 2025

Governo do Estado e IDM lançam nova edição do projeto Vem pro Parque no Cocó com novas atividades culturais e ambientais

O Parque Estadual do Cocó, um dos maiores patrimônios ambientais em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, vai receber uma nova edição do projeto Vem pro Parque, iniciativa do governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O relançamento acontecerá no próximo dia 12 de outubro de 2025, com uma programação especial gratuita, das 8h às 12h, no trecho da Avenida Padre Antônio Tomás. 
A programação será diversificada com atividades de educação ambiental, práticas de bem-estar e atrações culturais, voltadas para toda a família. Entre as opções, o público poderá participar de yoga, biodança, contação de histórias, musicalização, recreação infantil, além de outras atividades que estimulam a criatividade a partir do contato com a natureza.
A programação se divide entre atrações que serão disponibilizadas a manhã inteira, das 8h às 12h, como aula de ritmos e massoterapia, e outras, dentro de um horário específico, como yoga (7h30 às 8h30) e o espetáculo Bichos do Brasil, da Cia. Pia Fraus, que é parte do Festival TIC (10h). 
Com a proposta de valorizar o uso consciente dos espaços verdes, a nova edição da iniciativa amplia experiências que unem cultura, lazer e sustentabilidade, até julho de 2026, com expectativa de receber cerca de 24 mil pessoas ao longo da temporada. 
A nova etapa do projeto chega com uma novidade especial, como destaca a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire. “Estamos tornando o projeto ainda mais atrativo para a população, reforçando a proposta de valorizar o uso consciente dos espaços verdes, promovendo experiências que unem educação ambiental, cultura, lazer e sustentabilidade”, disse ela.
Para Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM, o projeto reforça a vocação do Instituto em integrar meio ambiente e cultura: “O Vem pro Parque evidencia o direito à cultura como parte da vida urbana, ao criar novos espaços de fruição e convivência em diálogo com a natureza. O projeto traduz essa singularidade ao reunir educação ambiental, bem-estar e atividades culturais em uma mesma proposta, aproximando a sociedade da natureza e reforçando a importância de preservarmos o Cocó como espaço de vida, arte e cidadania”, destaca Rachel. 
Wlademir Gonzaga, gestor do Parque Estadual do Cocó, destaca a importância do projeto:
“O ‘Vem pro Parque’ é uma alternativa boa e saudável que oferece aos cearenses e turistas uma oportunidade de reaproximação com o  meio ambiente. Teremos atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer, recreação e cultura na Unidade de Conservação (UC) estadual mais visitada do Brasil”, ressalta ele.

Saiba mais 
Com mais de 2 km de trilhas interligadas, o Parque Estadual do Cocó é o maior parque em área urbana do Norte e Nordeste, abrangendo Pacatuba, Maracanaú, Fortaleza e Itaitinga. Às margens do Rio Cocó, o espaço é referência em ecoturismo, educação ambiental, esporte, lazer e cultura, reunindo múltiplas formas de convivência com a natureza.
Um dos destaques é o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, que integra a poligonal do Parque Estadual do Cocó e é gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com a Sema. Há mais de três anos, este equipamento valoriza a gastronomia local e a ancestralidade do território. Agora, com o projeto Vem pro Parque, IDM e Sema reforçam o compromisso de unir cultura, sustentabilidade e bem-estar, promovendo experiências que estimulam a preservação da biodiversidade e o contato direto com a natureza.

Programação: 
7h30 - YOGA
8h - Taichi CHUAN
9h -  Biodança
10h - Espetáculo Bichos do Brasil (CIA PIA FRAUS)
11h - Contação de história
8h às 12h - Ritmos
8h às 12h - Recreação
8h às 12h - Massagem

Serviço:
Relançamento do Projeto Vem pro Parque
Data: 12 de outubro de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Parque Estadual do Cocó – Avenida Padre Antônio Tomás, Fortaleza-CE
Classificação: Livre
Acesso gratuito

Nenhum comentário: