quarta-feira, 3 de maio de 2023

Bruta Flor faz abertura de exposição coletiva de fotografia

Realizada pela Casa das POC Produções Criativas e com curadoria de Marília Oliveira e Régis Amora, exposição com 20 obras discute a poética e narrativa da imagem sobre o período pandêmico e as transformações geradas na natureza humana.

Neste sábado (06), a BrutaFlor Arte e Invenção recebe a exposição “Com Uma Flor na Mão e os Bolsos Cheios de Pedras – Sobrevoo em Demolição”, projeto que selecionou 20 obras que farão parte de uma exposição coletiva de fotografia expandida, compondo um percurso sobre relações mediadas por amor, medo e morte na pandemia, refletindo sobre as dinâmicas relacionais e quais experiências estéticas podem ser criadas a partir das transformações advindas do isolamento. 

Com curadoria da pesquisadora e artista visual da imagem, palavra e narrativa Marília Oliveira e do pesquisador, artista visual, curador e fotógrafo Régis Amora, a exposição será lançada no dia 06 de maio, às 17h, na programação da “Ocupação BrutaFlor”, com performances, Djs e diversas outras atrações artísticas, com início às 16h e entrada gratuita.

Em junho, reverberando em outras mídias e ampliando o acesso do público às obras selecionadas, o projeto realizará o lançamento desta exposição de forma virtual, no website da Casa das POC Produções Criativas. 

A Exposição “Com uma Flor na Mão e os Bolsos Cheios de Pedras, Sobrevoo em Demolição” e a “Ocupação BrutaFlor” são projetos apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (@secultceara), através do XII Edital de Incentivo às Artes, com produção da Casa das POC Produções  Criativas (@casadaspocprodutora) e Mercúrio Gestão, Produção e Ações Colaborativas (@mercuriogestaoeproducao). 

Sobre o projeto:

“Com uma Flor na Mão e os Bolsos Cheios de Pedras: Sobrevoo em Demolição” é uma exposição que, nesta primeira edição, se propõe a trazer, por meio da fotografia expandida, as impressões dos diversos indivíduos sobre o tema das relações construídas, destruídas e reconstruídas na pandemia, mediadas por amor, medo, morte, a capilaridade de suas narrativas, sobre os muros que erigimos sem notar, as relações que ao ruir se tornam escombros, ou mesmo, do que surge do amor que faz a vida nascer daquilo que é só pedra e poeira.

As obras que compõem a exposição foram cedidas pelas(os) artistas Aleff Utah, Beatriz Almeida, Brenda Freitas, Coletivo Carnaval no Inferno, Dayane Araújo, Fernanda Siebra, Hevelly Policarpo, Jean Dos Anjos, Joyce Vidal, Júlia Valério, Luana Diogo, Lúcia Bastos, M Dias Preto, Marcella Elias, Raul Plasmann, Rubens Venâncio, Taís Monteiro, Tatiana Tavares e Victor Gifoni.

Saiba mais sobre integrantes do projeto:

Casa das POC - Produções Criativas - A Casa das POC - Produções Criativas é uma Produtora Colaborativa e Incubadora de Projetos e Pesquisas Multilinguagens. Desenvolve e realiza ações artístico-culturais com foco na poética da palavra e da imagem nas mais diversas linguagens, como: Fotografia, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Teatro, Dança, Artesania e Cultura Popular.

Marília Oliveira - Cearense de São Benedito, interessada em pesquisar autoficção, memória, narrativa, imagem e palavra. Doutoranda em artes visuais pela UFBA e mestra em comunicação pela UFC, atualmente pesquisa imagem e imaginação, fabulação crítica, visível e invisível da imagem fotográfica. 

Régis Amora - Artista que faz uso de diversos tipos de mídia dedicando-se, atualmente, a investigar as relações entre arquivo, memória e performatividades de gênero em seu trabalho e é membro fundador do Descoletivo. 

SERVIÇO: Lançamento da exposição coletiva de fotografia expandida “Com Uma Flor na Mão e os Bolsos Cheios de Pedras – Sobrevoo em Demolição”

Quando: 06 de maio de 2023, às  17h (A Ocupação Brutaflor inicia às 16h com diversas outras atividades)

Onde: Bruta Flor Arte e Invenção: Rua Juvenal Galeno, 710 - Benfica 

Mais informações:

https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/ 



Nenhum comentário: