quinta-feira, 24 de julho de 2025

Maranguape em Cena realiza mostra itinerante de audiovisual

O programa de formação e difusão audiovisual Maranguape em Cena beneficiou cerca de 150 pessoas do município, concluindo com 10 documentários de curta-metragem produzidos pelos alunos. Por meio da Mostra Itinerante de Audiovisual, os filmes estão sendo exibidos nos territórios onde foram realizados, além de bairros periféricos e comunidades rurais, até o dia 03 de agosto.
A cerimônia de encerramento do projeto, com a certificação dos participantes e exibição dos curtas, aconteceu em Maranguape no dia 10 de julho. A partir do dia 11 iniciou a mostra, que percorre as localidades de Itapebussu, Amanari, Cachoeira, Guabiraba, Coité e Pato Selvagem e Novo Maranguape.
O Maranguape em Cena, realizado de março a junho, consistiu em um percurso formativo em audiovisual gratuito voltado para a criação de documentários. Além de alunos e professores das redes pública e privada de ensino, artistas e profissionais do audiovisual, participaram pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela APAE no município.
Para a jornalista e fotógrafa Érica Alessandra Cavalcante, que tem 52 anos e atua na área da comunicação desde 2002, participar do projeto foi um divisor de águas. Tanto para a vida profissional, pois também trabalha com vídeos e edições em redes sociais, quanto para a pessoal. “Sempre fui apaixonada pela arte e pelo cinema, mas nunca havia pensado em chegar tão longe. Já quero ingressar nesse mundo fantástico que é o cinema”, afirma. Junto com seus colegas de curso, pretende “levar o audiovisual de Maranguape para o mundo”.
Na tela grande, os moradores de Maranguape vão se identificar ou reconhecer algumas histórias contadas pelos novos cineastas. “Pois, além de promover a formação audiovisual, o projeto propõe a valorização das tradições, das memórias e da cultura local”, explica o coordenador do projeto, Adriano Souza. Ele ressalta que os alunos definiram os temas e as personagens a serem retratados em seus filmes, assim como conduziram toda a produção, “sendo os grandes protagonistas dessa jornada”.
O Maranguape em Cena realizou um curso de 200 horas/aula que se estrutura em três eixos principais: Introdução à Produção Audiovisual e Roteiro; Captação de Imagens e Áudio; Edição e Finalização Audiovisual. Os alunos tiveram aulas com grandes nomes do mercado audiovisual cearense: Alex Meira, Daniel de Paula, Émerson Maranhão e Rui Ferreira. O projeto inclui também o Laboratório de Produção Audiovisual, por meio do qual os participantes produziram os 10 documentários de curta duração (até cinco minutos).
O projeto foi promovido pela Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura (Minc). A produção fica a cargo do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu.

Serviço:
Mostra Itinerante de Audiovisual - Maranguape em Cena
Data: Até 03/08
Programação completa: https://www.instagram.com/p/DMbKGAQxKkh/?img_index=1
Gratuito
Sujeita a alterações

Nenhum comentário: