A plataforma de streaming é gratuita e estreia com uma variedade de obras cearenses em seu catálogo, além de chamada pública aberta para ampliação de conteúdo
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Cineteatro São Luiz, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança, no dia 5 agosto, às 19h, a plataforma Siará+: o primeiro serviço de streaming dedicado ao audiovisual cearense. A oportunidade chega com uma grande variedade de obras cearenses em catálogo com acesso gratuito mediante cadastro. A iniciativa faz parte das políticas públicas da Secult Ceará, reafirmando seu compromisso com a difusão, a memória e o fortalecimento do setor.
O evento de lançamento acontece no Cineteatro São Luiz e contará também com uma homenagem ao cineasta Rosemberg Cariry, um reconhecimento por seus 50 anos de carreira no audiovisual. Com uma obra marcada pela sensibilidade poética e pelo compromisso com a cultura popular, Rosemberg construiu uma das filmografias mais densas e singulares do cinema brasileiro. A noite contará com a exibição do filme “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio”, uma versão inédita, com recuperação realizada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, que também integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
A Siará+ chega com um catálogo potente e diverso, reunindo obras de realizadores e realizadoras que marcam a história e o presente do audiovisual cearense. Estarão disponíveis filmes assinados por nomes como Allan Deberton, Armando Praça, Rosemberg Cariry, Amanda Pontes, Karim Aïnouz, Leonardo Mouramateus, Bárbara Cariry, Wolney Oliveira, Zelito Viana, Margarita Hernández e Pedro Diógenes, entre outros. A plataforma amplia o acesso ao cinema feito no Ceará e valoriza as múltiplas linguagens, gerações e territórios que compõem a cena audiovisual do estado. Para conferir, basta acessar www.siaramais.cultura.ce.gov.br.
O streaming cearense marca um passo inédito no cenário cultural cearense, consolidando uma rede de cooperação entre instituições, tecnologia e curadoria especializada. “Ela é uma plataforma de streaming com foco na produção audiovisual feita no Ceará e por cearenses. Entendemos esta linguagem como um potente vetor de desenvolvimento econômico na Cultura. O investimento neste streaming faz parte do compromisso do Governo do Ceará em ampliar oportunidades de circulação de produtos audiovisuais cearenses, democratizar o acesso à nossa cultura, bem como potencializar negócios no setor”, comenta a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
COMO A PLATAFORMA FUNCIONA?
A plataforma Siará+ tem sua implementação e gestão inicial coordenadas pelo Cineteatro São Luiz, um dos complexos de cinema público do Governo do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Nos próximos meses, está prevista a aquisição e licenciamento de novos títulos, além da integração com outros equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado (Rece) que produzem ou possuem conteúdos licenciados, como é o caso do Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS‑CE), o Centro Cultural Bom Jardim, a Escola Porto Iracema das Artes e o Hub Cultural Porto Dragão, entre outros espaços estaduais. Inclusive, estão abertas até 24 de agosto de 2025 as inscrições para a Chamada Pública do Cineteatro São Luiz, que selecionará e licenciará 30 curtas-metragens brasileiros produzidos entre 2020 e 2025, nos gêneros ficção, documentário e animação, para integrar o Acervo Permanente do equipamento e compor uma mostra online na plataforma Siará+.
CATÁLOGO DA SIARÁ+
O streaming cearense chega com um acervo diverso de obras cearenses, já catalogadas e licenciadas pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural, incluindo produções contempladas pelas várias edições do antigo Edital Ceará de Cinema e Vídeo - hoje Edital Ceará de Cinema e Audiovisual. Além da chamada pública disponível atualmente, outras iniciativas serão feitas periodicamente, garantindo que 70% do catálogo seja composto por filmes produzidos no Ceará, incluindo produções da Rede de Equipamentos da Secult (Rece) e seus parceiros.
“A plataforma realizará parcerias estratégicas com mostras e festivais de cinema, promovendo a ampliação constante do acervo por meio da inclusão de títulos selecionados especialmente para eventos culturais, elevando a visibilidade de obras emergentes e consolidadas, tanto regionalmente quanto nacionalmente”, fortalece a diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha.
O público poderá conferir uma curadoria do catálogo, que oferece, no lançamento, 5 coleções. São elas:
1. Memória e Identidade Cearense
2. Corpo, Cotidiano e Gênero
3. Ruralidades e Sertões Urbanos
4. Experimentações Visuais e Narrativas
5. Patrimônio, História e Consciência Social
DESENVOLVIMENTO ESPECIALIZADO
A infraestrutura técnica, hospedagem, suporte operacional e estabilidade da plataforma, assim como a contratação dos 50 títulos iniciais do catálogo, estão sob a responsabilidade do Instituto Tamanduá Synapse Cultural. Com mais de 20 anos de atuação no setor audiovisual, o institutotambém desenvolveu e opera projetos como Porta Curtas, Curta Educação e o streaming CurtaOn, do canal Curta!.
A administração, curadoria, divulgação e relacionamento direto com distribuidoras, realizadores e público ficam a cargo do Cineteatro São Luiz, que ainda será responsável pela moderação de conteúdo e pelo gerenciamento do catálogo, por meio do seu Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual. “Foram meses de negociações e diálogos para chegarmos neste formato para lançamento. Agosto é apenas o começo: a ideia é seguir atualizando e fomentando oportunidades”, celebra o diretor do Cineteatro São Luiz, José Alves Netto.
CULTURA E EDUCAÇÃO - STREAMING FORTALECENDO AÇÕES DA SECULT CEARÁ
Com um foco especial no público infantil e escolar, a Siará+ potencializará o Projeto São Luiz Itinerante, que tem como objetivo difundir o audiovisual cearense e brasileiro em espaços não-comerciais — como escolas, universidades públicas e privadas, cineclubes, instituições e associações da capital e do interior.
“A plataforma poderá ofertar, ainda, conteúdo complementar pedagógico e informativo, com dados sobre as obras, os autores e equipe técnica, além de sugestões de abordagem e indicadores de uso educativo, especialmente em salas de aula e ambientes culturais”, explica Duarte Dias, programador e curador do cinema e coordenador do Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual do Cineteatro São Luiz.
Em breve, uma área exclusiva para instituições interessadas nesta opção do projeto São Luiz Itinerante será disponibilizada para realização de agendamentos.
Serviço do evento
Lançamento da plataforma de streaming Siárá+ e homenagem a Rosemberg Cariry
5 de agosto, terça-feira, 19h
no Cineteatro São Luiz
Acesso gratuito, mediante retirada de ingressos na bilheteria
Serviço da plataforma
www.siaramais.cultura.ce.gov.br
Acesso gratuito, mediante cadastro
Nenhum comentário:
Postar um comentário