Para comemorar a data, a Escola promove atividades de música e teatro em celebração a história e a identidade do povo brasileiro
Celebrado anualmente em 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura homenageia as memórias, vivências e tradições que compõem a história e a identidade do povo brasileiro. Para comemorar a data, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove, nesta quarta-feira (5), uma programação especial com atividades gratuitas de música e teatro que reforçam o papel da arte na preservação e exaltação da cultura nacional.
Iniciando a programação, os artistas Junior Barreira, Beto Menêis, Zéis e Samara Garcia, do coletivo Zanzulim, compartilham detalhes sobre os bastidores e o processo de construção do espetáculo teatral “Lampejo”, às 16h. Em cartaz no Theatro José de Alencar, a obra foi desenvolvida no Laboratório de Teatro da Escola e revisita as migrações entre o Ceará e a região Norte no auge da exploração de látex, o chamado “ouro branco”, tecendo memórias de deslocamento, resistência e esquecimento.
O músico e pesquisador André Magalhães também marca presença na programação, ministrando a palestra “Produção Musical Multiétnica”, a partir das 19h. Na atividade, o artista conversa sobre a integração de elementos das culturas tradicionais e indígenas em produções musicais. Tutor desta 13ª edição do Laboratório de Música, Magalhães orienta o desenvolvimento do projeto “Caminhos do Pife”, que une ancestralidade indígena e negra à criação musical contemporânea.
“A Porto Iracema celebra o Dia Nacional da Cultura com atividades que reafirmam o papel da cultura como direito e bem coletivo. Cultura, no nosso entendimento, é memória, criação, resistência e futuro. E é com essa compreensão que convidamos a todos a celebrarem conosco!”, afirma Cláudia Pires, coordenadora dos Laboratórios de Criação da Escola.
SERVIÇO:
Atividades do Dia Nacional da Cultura na Porto Iracema das Artes
[TEATRO] Anatomia do Espetáculo “Lampejo”, com Junior Barreira, Beto Menêis, Zéis e Samara Garcia (Coletivo Zanzulim)
Quando: 05/11, às 16h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Sobre: Em sessão do projeto Anatomia do Espetáculo, os artistas Junior Barreira, Zéis, Beto Menêis e Samara Garcia, do coletivo Zanzulim, compartilham detalhes sobre o processo de construção e os bastidores do espetáculo “Lampejo”. A obra revisita as migrações entre Ceará e Amazônia no auge da exploração de látex, o chamado “ouro branco”, tecendo memórias de deslocamento, resistência e esquecimento.
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
[MÚSICA] Palestra “Produção Musical Multiétnica”, com o músico André Magalhães
Quando: 05/11, às 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes
Sobre: O músico, pesquisador e produtor musical André Magalhães conversa sobre a integração de elementos de culturas tradicionais e indígenas em suas produções musicais. André Magalhães é músico, baterista, percussionista, produtor musical e cultural, engenheiro de áudio e pesquisador de música tradicional brasileira. Em 2021 recebeu o Prêmio Nacional dos Profissionais da Música como melhor engenheiro de gravação. Foi proprietário do Estúdio Zabumba (SP) por 15 anos, onde participou de centenas de produções musicais que incluem a música indígena, cantos de trabalho, culturas tradicionais, música instrumental, MPB, orquestras populares e eruditas entre outros.
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
(Foto: Micaela Menezes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário