O cinema e a televisão brasileiros celebram um momento de reconhecimento internacional com 11 indicações ao Prêmio Platino 2025, uma das mais prestigiadas premiações do audiovisual ibero-americano. A cerimônia, que homenageia as melhores produções da América Latina, Espanha e Portugal, ocorrerá em 27 de abril, em Madri.
Reconhecimento nas produções televisivas
O Brasil se destacou nas categorias de televisão, com duas produções indicadas a Melhor Minissérie ou Série de Televisão Cinematográfica de Ficção ou Documental: "Cidade de Deus: A Luta Não Para" e "Senna".
Alexandre Rodrigues, que retoma seu
papel como Buscapé em "Cidade de Deus: A Luta Não Para", está indicado a Melhor Ator em Série. Na mesma categoria, Gabriel Leone concorre por sua interpretação de Ayrton Senna na série homônima.
Andréia Horta, por sua vez, recebeu indicação a Melhor Atriz em Série por seu papel como Jerusa em "Cidade de Deus: A Luta Não Para".
"Ser indicada a um prêmio dessa magnitude, que celebra o melhor do audiovisual em espanhol e português, é um reconhecimento imenso. Nossa arte rompe fronteiras e mostra a potência das histórias que contamos", diz Andréia Horta.
"O audiovisual brasileiro vive um período histórico. São diversas indicações e conquistas recentes que comprovam a força da nossa produção. Fazer parte disso com ‘Cidade de Deus’ é emocionante", completa a atriz.
Destaques na categoria de longa-metragem
O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, concorre na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção. A produção também garantiu indicações para Salles como Melhor Diretor e para Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz, por sua interpretação de Eunice Paiva.
Na categoria de Melhor Filme de Animação, o Brasil é representado por "Arca de Noé", dirigido por Sérgio Machado e Alois di Leo.
Outras indicações relevantes
Hugo Bonemer foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante em Série por sua atuação como Nelson Piquet em "Senna". Além disso, a equipe de criadores de "Senna", composta por Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patrícia Andrade, está na disputa pelo prêmio de Melhor Criador de Série.
Lista completa das indicações brasileiras ao Prêmio Platino 2025:
Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção:
"Ainda Estou Aqui"
Melhor Direção:
Walter Salles ("Ainda Estou Aqui")
Melhor Atriz:
Fernanda Torres ("Ainda Estou Aqui")
Melhor Filme de Animação:
"Arca de Noé"
Melhor Minissérie ou Série de Televisão Cinematográfica de Ficção ou Documental:
"Cidade de Deus: A Luta Não Para"
"Senna"
Melhor Ator em Série:
Alexandre Rodrigues ("Cidade de Deus: A Luta Não Para")
Gabriel Leone ("Senna")
Melhor Atriz em Série:
Andreia Horta ("Cidade de Deus: A Luta Não Para")
Melhor Ator Coadjuvante em Série:
Hugo Bonemer ("Senna")
Melhor Criador de Série:
Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patrícia Andrade ("Senna")
Essas indicações refletem a força e a qualidade das produções brasileiras no cenário audiovisual ibero-americano, evidenciando a relevância e o talento de nossos profissionais.
Sobre Andréia Horta
A atriz mineira, nascida em Juiz de Fora, iniciou sua carreira em 2008 como protagonista da série "Alice” (HBO).
Desde então, Andréia Horta tem se destacado em uma série de produções, incluindo: "Chamas da Vida" (2008), "Império" (2014), "Liberdade, Liberdade" (2016), "Tempo de Amar" (2017) e "Um Lugar ao Sol" (2021).
No cinema, a atriz deu vida a icônica cantora Elis Regina, no filme "Elis" (2016), que lhe rendeu mais de 10 prêmios, entre eles o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Atriz, o Kikito, o Troféu APCA, na mesma categoria Ficsur Festival Internacional de Cine.
Recentemente foi aclamada pela crítica pela interpretação a dona Araci, mãe de Chitãozinho e Xororó, em “As Aventuras de José & Durval", e fez uma participação especial em “Betinho: No Fio da Navalha” como a publicitária e ativista social Nádia Rebouças.
Depois de uma trajetória de sucesso na TV Globo, onde participou de mais de 10 projetos entre novelas e séries, e de diversos prêmios no cinema, a atriz volta à HBO para dar vida a Jerusa, uma perigosa advogada em Cidade de Deus, a série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário