O CCBNB do Cariri discute, nesta quarta (16), a influência do paraibano Leandro Gomes de Barros na Literatura de Cordel, a partir da obra “O padre de juazeiro”. O evento faz parte da série Abril para Leitura e será apresentado pelo pesquisador Antonio Marcos e pelo cordelista e xilógrafo Francisco Bruno.
De acordo com os organizadores, a produção de folhetos sobre Juazeiro do Norte começa com o poeta que é considerado “O pai da literatura de cordel”. “Um imaginário sobre a cidade do Padre Cícero percorreu as caatingas, os sertões e agrestes, do século XX e percorre, por outros poetas, até hoje”, destaca Antonio Marcos, que é doutorando em Geografia e Literatura pela Universidade Federal de Goiás-UFG, e professor do Curso de Licenciatura em Geografia da URCA.
Patrimônio cultural
No dia 19 de setembro de 2018 a literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se, sem dúvida, de um importante reconhecimento do poder público dessa manifestação literária e cultural, sendo motivo de orgulho para poetas cordelistas e amantes da poesia popular.
O ano de 2018 também marcou o centenário de morte daquela que é considerada a principal influência dos poetas cordelistas, o poeta Leandro Gomes de Barros (1865-1918).
Antonio Marcos: Professor da URCA e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Francisco Bruno: xilógrafo, cordelista e editor da Cordel Veredas Edições e Companhia.
Classificação: livre.
Duração: 1h20min.
Dia 16, quarta-feira, às 18h
Local: Biblioteca CCBNB-Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário