segunda-feira, 30 de junho de 2025

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga

A desertificação avança no semiárido, provocando danos ao solo e à biodiversidade. Com ações integradas, a Associação Caatinga trabalha para recuperar a Caatinga e garantir um futuro sustentável

A desertificação é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo semiárido brasileiro, em especial pelo bioma Caatinga. Enquanto a estiagem é um fenômeno natural marcado por um período com pouca chuva — comum na região e que permite que a vegetação perca temporariamente suas folhas para economizar água —, e a seca representa uma ausência prolongada de chuvas, com impactos severos na agricultura e no abastecimento de água, a desertificação vai além: é a degradação permanente do solo, que perde sua fertilidade e passa a se assemelhar a um deserto. Esse processo ocorre quando a ação humana ultrapassa os limites da natureza, exaurindo os recursos naturais e comprometendo sua regeneração.
Segundo dados do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), aproximadamente 126 mil km² da Caatinga já estão em processo avançado de desertificação — uma área equivalente a todo o estado do Ceará. As regiões mais afetadas, conhecidas como núcleos de desertificação, incluem municípios e microrregiões como Irauçuba, Médio Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns (CE), Seridó (RN/PB), Cariris Velhos e Cabrobó (PE), Gilbués (PI), Sertão do São Francisco, Chorrochó e Abaré (BA).
As principais causas desse processo estão ligadas ao uso insustentável da terra, com destaque para práticas como produção de pastagens sem manejo adequado, pecuária extensiva, irrigação irregular, mineração predatória e desastres naturais agravados por ações humanas. O resultado é um solo empobrecido, menos produtivo e incapaz de sustentar a biodiversidade e a economia local.
Para enfrentar os desafios ambientais e sociais do semiárido, a Associação Caatinga adota uma abordagem integrada e de longo prazo, desenvolvendo soluções que aliam a conservação ambiental à inclusão social e ao fortalecimento da resiliência das comunidades locais. Suas ações estão organizadas em sete linhas estratégicas principais. A primeira é a criação e gestão de áreas protegidas, com a implementação de unidades de conservação públicas e privadas que atuam como barreiras contra a degradação ambiental. 
A segunda linha envolve a restauração florestal, promovendo a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de espécies nativas da Caatinga. A terceira trata das tecnologias socioambientais, como cisternas e fogões ecológicos, que auxiliam as famílias a conviver melhor com o semiárido e contribuem para a redução da pressão sobre os recursos naturais. A quarta linha estratégica é a educação ambiental, com ações formativas voltadas para estudantes, agricultores e comunidades, estimulando práticas sustentáveis. 
O fomento à pesquisa constitui a quinta linha, incentivando a produção de conhecimento científico sobre o bioma e o desenvolvimento de soluções inovadoras para combater a desertificação. A sexta linha refere-se à atuação em políticas públicas ambientais, promovendo a articulação para a criação e implementação de leis e programas voltados à conservação da Caatinga. Por fim, a comunicação completa as sete linhas estratégicas, com campanhas de sensibilização que buscam informar e mobilizar a sociedade sobre a gravidade da desertificação e a urgência de práticas sustentáveis no uso da terra.
“O que fazemos na Associação Caatinga é construir um futuro para o semiárido brasileiro. Nosso compromisso é com a proteção de um bioma único e com as pessoas que dependem dele para viver. Cada ação que realizamos — seja restaurando áreas degradadas, promovendo tecnologias que ajudam na convivência com o semiárido ou formando jovens e agricultores — é parte de uma estratégia mais ampla para combater a desertificação, reduzir desigualdades e promover justiça climática. 
A Caatinga é rica em biodiversidade, saberes e possibilidades. Preservá-la é um dever ético, ambiental e social que exige soluções de curto, médio e longo prazo, construídas com e para as comunidades que a habitam”, destaca Samuel Portela, coordenador de Conservação da Biodiversidade da Associação Caatinga. 

Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

São Geraldo lança oficialmente refrigerante de caju zero adição de açúcar

Reduzido em calorias, o refrigerante de caju já está disponível para os consumidores

A indústria Cajuína São Geraldo, tradicional marca nordestina reconhecida por seu refrigerante de caju, anuncia oficialmente o lançamento da versão zero adição de açúcar do seu principal produto. Reduzido em calorias, o refrigerante de caju já está disponível para os consumidores nos pontos de venda e marca um momento importante para a indústria, que atende a um desejo do público.
Com essa novidade, a São Geraldo amplia seu portfólio e passa a oferecer uma opção voltada para quem busca uma alimentação mais equilibrada ou possui restrições no consumo de açúcar.
A São Geraldo Zero mantém o sabor característico do refrigerante original, com a diferença de conter apenas o açúcar natural da fruta e em quantidade mínima, que soma 49kcal derivadas.
Na diferença entre as embalagens, a Zero chega em um tom de branco e cinza, com a descrição "Zero adição de açúcar" na parte superior, enquanto a tradicional segue a coloração de destaque da marca: branco, verde e laranja. A campanha do novo produto estreia no próximo dia 27.
“Finalmente conseguimos realizar o desejo de muitos consumidores que nos pediam diariamente nas redes sociais, em eventos e no dia a dia perguntando sobre o lançamento da São Geraldo Zero. Depois de muito trabalho e muitos testes, conseguimos disponibilizar ao mercado um produto tão bom quanto a versão original”, afirma Tiago Caldas, gerente de marketing da marca.

Cearense Samira de Castro é candidata à reeleição para a presidência da FENAJ

Chapa única conta ainda com Rafael Mesquita e Germana McGregor

A jornalista cearense Samira de Castro é candidata à reeleição para a presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), maior entidade representativa da categoria no país, pela chapa "FENAJ em luta pelos jornalistas, por direitos e democracia". A eleição ocorre nos dias 15 e 16 de julho, em formato virtual, com participação de jornalistas sindicalizados de todo o Brasil.
Além da candidatura de Samira à presidência, o Ceará tem papel de destaque na composição da chapa 1, com a presença de Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), como candidato a secretário adjunto de Relações Internacionais da FENAJ, e Germana McGregor, dirigente do Sindjorce e militante das pautas antirracistas e feministas, como candidata a titular da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia.
Samira de Castro tem uma trajetória marcada pela firme atuação em defesa da valorização profissional, da liberdade de imprensa e do jornalismo como instrumento essencial à democracia. No comando da FENAJ desde 2022, sua gestão tem sido reconhecida pela retomada da articulação política em nível nacional, pela defesa da PEC do Diploma, da criação do Piso Nacional dos Jornalistas e por uma forte atuação contra a precarização do trabalho na área.
“A nossa candidatura representa a continuidade de uma gestão combativa e comprometida com os direitos da categoria, em diálogo constante com os sindicatos e com a sociedade. Seguiremos firmes na luta por um jornalismo digno, valorizado e plural”, afirma Samira.
A FENAJ é composta por 31 sindicatos filiados e é referência na organização sindical da categoria, com papel decisivo na formulação de políticas públicas de comunicação, na promoção da ética jornalística e na defesa intransigente da liberdade de imprensa.

Vitória Futebol Clube: Hexacampeão Regional da Copa SEST/SENAT 2025

Momento de celebração, de superação e de conquista. O Vitória Futebol Clube, em uma sequência de goleada, sagrou-se Hexacampeão Regional da Copa SEST/SENAT 2025, derrotando a equipe Maraponga. O jogo, realizado na manhã deste domingo, 29, no Arena V19 (Avenida Ministro José Américo, 1350, Cambeba), terminou com placar de 3 x 0. Os gols foram marcados por Thiaguinho, Jean e Matheus. Com esse resultado, o time vai tentar o tetracampeonato nacional. E as conquistas não pararam por aí: melhores goleiros - Paulo e Laércio; artilheiro da competição - Alex Marinho, com 13 gols; e Equipe Fair Play - menor número de faltas na competição.
Com o Hexa Regional, o presidente do time Varner Moreira se declara confiante. O time está seguro e preparado para representar a unidade SEST/SENAT de Fortaleza, na Copa Nacional. “Sinto que estamos prontos para levantarmos mais essa taça”, afirma. A equipe do Vitória Futebol Clube é a única integrante de uma Empresa de Transporte do Brasil que é tricampeã - 2014 (Brasília) 2016 (Bahia) e 2019 (MG). Já na fase local, o número é bem maior, pois sagrou-se campeã nove vezes: 2012, 2014, 2015, 2016, 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024. (Nos anos de 2020 e 2021 não teve disputa devido ao período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19). 
O time da Vitória foi formado em 1978, a partir da vontade dos próprios colaboradores que desejavam ter uma seleção de futebol, a título de diversão. De lá para cá, tem crescido e se revelado, contando com total apoio da empresa desde 1991. A seleção integra a Associação dos Funcionários da Empresa Vitória (AFEV), que oferece aos trabalhadores e aos familiares um campo de futebol completo e outros equipamentos de lazer. Diretamente ligados, são 19 Funcionários, sendo 15 atletas e 4 pertencentes à Comissão Técnica. 
Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, na própria AFEV, sob o comando do treinador Júnior. À disposição dos atletas, o local também oferece quadra de areia e piscina para relaxamento pós-treino.

OUTRAS CONQUISTAS
1991 e 1992- Bicampeão invicto do Campeonato do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte.
1992 - Campeão Regional do SESI
1997 - 3º Lugar na Copa Edson Queiroz, realizada com a participação de 480 equipes de todo Ceará.
2001 e 2002 - Vice-campeão estadual do Intermunicipal da APCDEC, representando o município de Caucaia
2004 - Campeão Municipal de Caucaia
2012- Campeão da Copa Regional SEST/ SENAT
3º lugar no campeonato brasileiro da Copa SEST/ SENAT no (RJ)
2014 - Campeão Brasileiro da Copa SEST/ SENAT (Brasília)
2016 - Bicampeão Brasileiro da Copa SEST/ SENAT (Bahia)
2018 - Vice-campeão Brasileiro da Copa SEST/ SENAT (RS)
2019 - Tricampeão Brasileiro da Copa SEST/ SENAT (MG)

Serviço:
Empresa Vitória
Endereço: Avenida Dom Almeida Lustosa, 339, Parque Albano, Caucaia/CE
Site: www.empresavitoria.com.br
Instagram: @empvitoria

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE abre inscrições para programa de estágio com mais de 300 vagas

As oportunidades são para estudantes do ensino superior e as inscrições estão abertas até 01 de julho pelo portal do CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE anuncia processo seletivo para estágio no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE nas cidades: Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Macapá/AP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Vitória/ES, Goiás/GO, São Luís/MA, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Belém/PA, João Pessoa/PB, Recife/PE, Teresina/PI, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Aracaju/SE, São Paulo/SP e Palmas/TO.
São 351 oportunidades e cadastros reservas, e as vagas são destinadas aos estudantes do 3º período do ensino superior. Para concorrer, é necessário estar matriculado nos cursos de Ciências Contábeis, Geografia, Jornalismo, Pedagogia, Direito, Relações Internacionais, entre outros. Para acessar a lista completa dos demais cursos, é preciso acessar o link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/13294/detalhe
Os estudantes que foram planejados e contratados na jornada de 20 horas semanais receberão bolsa auxílio de R$ 787,98 por mês, e os contratados na jornada de 30 horas semanais, bolsa auxílio de R$ 1.125,69 mensais. As duas cargas horárias incluem auxílio transporte de R$10,00 por dia de estágio.
CIEE 61 anos: Imparável
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltadas para a promoção do conhecimento e o fortalecimento dos vínculos de segurança prioritárias.

domingo, 29 de junho de 2025

Festival Arajara Jazz & Blues chega à 4ª Edição em Barbalha abrindo o calendário cultural de julho no Cariri

Com acesso gratuito, o evento acontece nos dias 4 e 5 de julho, no distrito de Arajara, com atrações musical e uma feira de economia criativa, enaltecendo uma cultura regional

Rodeado pela paisagem exuberante da Chapada do Araripe, no distrito de Arajara, em Barbalha/CE, será palco da 4ª Edição do Festival Arajara Jazz & Blues, nos próximos dias 4 e 5 de julho. Além de abrir oficialmente o calendário cultural do mês na região do Cariri, o evento é tradicionalmente conhecido por valorizar expoentes da cultura local, promover a sustentabilidade, a acessibilidade e movimentar a economia da região.
Com o acesso gratuito, o Festival, já consagrado pelos ritmos do jazz e blues, é ano inovador com a pegada do rock na sua programação.
Entre os artistas confirmados estão: Elania Alencar, Felipe Duna, Carla Ribeiro, Os Peleja, Banda Fratélia, Marina Marques, Black Tone e Guga Brito. Além das raízes, o público terá acesso a uma feira de economia criativa, com as tradições do território que respiram arte e inspiram o pertencimento.
"É importante ressaltar que o projeto do Festival é pensado para acontecer agora, pois vai abrir oficialmente as férias do mês de julho, período em que as pessoas se planejam para viajar e conhecer locais do nosso Ceará, tão rico em cultura. O espírito do festival é único: ser realizado em um espaço público e mostrar o que temos de melhor em nossa região, como o clima, a gastronomia, o artesanato e os talentos na área musical", afirma o coordenador do festival, Milton Romão.
Com altitude de 900 metros acima do nível do mar, clima ameno e convidativo, a comunidade de Arajara se localiza num ponto referencial para os municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), distante cerca de 10 quilômetros de cada um deles, com fácil acesso para a localização do público que contará ainda com toda a hospitalidade e a receptividade peculiar do povo da região.
Programação musical
Começando sempre às 20h, as apresentações musicais do festival acontecerão no Palco Soldadinho do Araripe, instalado na Praça José Antônio Ribeiro-Arajara. Na primeira noite do evento, na sexta-feira (07/04), quem abre o festival é Elania Alencar, na sequência o cantor e compositor caririense Felipe Duna. A noite se encerra com Fratélia, banda de rock caririense que traz em seu repertório sucessos do rock nacional dos anos 80, com destaque especial para as músicas da icônica Legião Urbana.
Já no sábado (05/07), os shows ficam por conta das artistas Carla Ribeiro, cantora caririense que se destaca por suas interpretações de MPB e música Internacional, e Marina Marques, com releituras de grandes nomes da música como Nina Simone, Amy Winehouse, além de versões em estilo blues de grandes compositores, entre os quais se destacam Benito di Paula, Chico Buarque e Gal Costa. As últimas atrações a subir ao palco para fechar a noite são Black Tone, Os Peleja e Guga Brito.

Quem faz
O Festival Arajara Jazz & Blues é uma realização de Romão Economia Criativa. Tem apresentação de Magno Pedro Empreendimentos. Apoio da Prefeitura de Barbalha, Iknet, Tríplice, Farmace, Cariri é Isso, Du Porto, e Agência Bulk.

Serviço:
4ª Edição do Festival Arajara Jazz & Blues
Local: Palco Soldadinho do Araripe – Praça José Antônio Ribeiro, Arajara
Data: 4 e 5 de julho de 2025
Horário: A partir das 20h
Entrada gratuita
Mais informações: @arajarajazzeblues

Programação
Sexta-feira, 4 de julho
●     Elania Alencar
●     Felipe Duna
●     Fratália
●     Os Peleja

Sábado, 5 de julho
●   Carla Ribeiro
●   Marina Marques
●   Tom preto
●   Guga Brito

Arquiteta Camila Hamdan inaugura quiosque da grife “Fink Design” no Shopping Riomar Fortaleza

A arquiteta Camila Hamdan inaugura no dia 3 de julho o quiosque da sua grife de decoração “Fink Design” no Shopping RioMar Fortaleza, a partir das 10h. Localizado no Piso L1, no corredor da Pague Menos, o novo espaço leva ao público uma curadoria de peças exclusivas, repletas de beleza, significado e afeto.
Referência em mesa posta e objetos decorativos com identidade, a Fink Design se destaca pela proposta de valorizar os detalhes que tornam cada ambiente único e cheio de histórias. Com uma seleção de itens assinados e de produção artesanal, a marca aposta no conceito da “decoração afetiva”, capaz de transformar a casa em um verdadeiro refúgio de memórias e bem-estar.
Fundada por Camila Hamdan, arquiteta com olhar sensível e apurado, a Fink Design completa 10 anos em 2025 e celebra sua consolidação no mercado com este novo passo. O quiosque foi pensado para proporcionar mais proximidade com o público e traduzir, em cada objeto, a essência da marca: delicadeza, propósito e acolhimento.
“Empreender em shopping é um desafio que exige coragem, planejamento e fé. Acredito profundamente na força do nosso propósito de levar mais beleza, afeto e sentido para a vida das pessoas. Estou confiante de que tudo dará certo e tenho certeza de que Deus está abençoando cada detalhe desse novo projeto”, afirma Camila.
O novo espaço da Fink Design no RioMar Fortaleza promete encantar consumidores que buscam mais do que objetos – desejam histórias, conexões e beleza com significado. 

Fortaleza celebra a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores neste domingo (29/6)

Patrimônio imaterial da cidade, o festejo popular inclui missa campal, apresentações culturais e procissão marítima na Praia do Mucuripe

A cidade de Fortaleza se prepara para celebrar, no próximo domingo (29/6), na praia do Mucuripe, a Festa de São Pedro dos Pescadores de Fortaleza 2025. Iniciativa da Colônia de Pescadores Z8 e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), a festa popular mantém viva uma das manifestações mais emblemáticas da cultura de Fortaleza. Realizado desde a década de 1930, o festejo dedicado ao padroeiro dos pescadores conjuga fé, tradição e cultura popular, reunindo moradores, turistas e devotos em uma celebração à memória e à identidade dos povos do mar. 
Apóstolo de Jesus e o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana, São Pedro também foi um trabalhador do mar, por isso, é considerado o santo protetor das comunidades pesqueiras. Primeiro bem imaterial registrado de Fortaleza, a festa popular celebra a fartura vinda do mar e a proteção aos trabalhadores que dele tiram o seu sustento. 
As celebrações têm início às 8h, com a tradicional missa campal que ocorre em palco montado ao lado da Capela de São Pedro, única construção da antiga vila de pescadores, tombada e também registrada como Patrimônio Cultural de Fortaleza. O ato litúrgico é seguido por procissão marítima, momento simbólico da Festa em que a imagem do padroeiro é conduzida da Igreja de São Pedro a uma embarcação que, acompanhada por dezenas de jangadas, segue em procissão pelo mar, em um ritual que expressa a devoção da comunidade pesqueira e a força da tradição no território litorâneo. Fortalezenses, turistas e devotos também poderão acompanhar apresentações culturais no Calçadão da Beira-Mar, em frente à Capela.
Reconhecendo a importância da Festa que soma quase um século de história, a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, afirma o compromisso da gestão com a valorização dos festejos e destaca a parceria entre a Colônia Z8 e o poder público na organização conjunta da Festa. “Em Fortaleza, assim como no Nordeste, a religiosidade tem um forte protagonismo nas manifestações da cultura popular, especialmente neste mês de junho. Preservar essas expressões significa valorizar as tradições que fortalecem a nossa identidade cultural”, reforça a titular da pasta.
Com a expectativa de atrair mais de 3000 pessoas para acompanhar as festividades, a presidente da Colônia de Pescadores Z8, Maria Cristina, destaca: “Pela primeira vez, nós tivemos um momento de diálogo e construção participativa, desde o planejamento à execução, e conseguimos ampliar a rede de parceiros, o que certamente contribuirá para uma festa ainda mais bonita para fortalezenses e turistas”. 
Este ano, a Festa de São Pedro dos Pescadores de Fortaleza é realizada em parceria com o Instituto Cultural Iracema e o Governo do Ceará, por meio do projeto Ceará Sem Fome, que atuará com a doação de cestas básicas a famílias das comunidades pesqueiras em situação de vulnerabilidade. A Festa conta ainda com apoio do Acervo Mucuripe, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e do Sindicato dos Pescadores do Estado Ceará.

Primeiro bem imaterial registrado de Fortaleza
Apóstolo de Jesus e o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana, São Pedro também foi um trabalhador do mar, por isso, é considerado o santo protetor das comunidades pesqueiras. 
Em reconhecimento à sua relevância na preservação das diversas práticas socioculturais e dos traços identitários dos grupos que mantêm a continuidade dessa manifestação, a Festa de São Pedro dos Pescadores foi o primeiro bem imaterial registrado oficialmente em Fortaleza, sendo incluída no Livro das Celebrações, por meio do Decreto N° 13.030, assim como a Igreja de São Pedro, incluída no Livro de Lugares pelo Decreto N° 13.031/2012. 
Recentemente, o registro passou por revalidação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), com base na Lei nº 9.347/2008. O registro garante a proteção à manifestação popular, símbolo de resistência de patrimônio na cidade.

Serviço:
Festa de São Pedro dos Pescadores de Fortaleza 2025
Data: 29/6 (domingo)
Local: Capela de São Pedro e Praia do Mucuripe – Fortaleza/CE
Programação
8h – Missa campal
Local: Palco ao lado da Capela de São Pedro
9h30 às 12h30 – Apresentações culturais com Trio Maria Flor e Trio Pedro Lima
Local: Calçadão da Beira-Mar em frente à Capela de São Pedro
10h – Procissão marítima com a imagem de São Pedro

sábado, 28 de junho de 2025

Ranking Junino da Sua Música celebra os maiores sucessos do São João com atualizações semanais durante a temporada

A plataforma evidencia como a música regional vem ganhando força e ocupando um espaço de destaque no cenário pop brasileiro. A parceria com o Portal POPline só reforça esse movimento, com o ranking completo disponível por lá.
Com a chegada do São João, os grandes sucessos que embalam os festejos ganham ainda mais destaque. Pensando em mapear esses hits e valorizar os artistas que fazem parte dessa tradição, o Sua Música — maior plataforma dedicada à música regional no Brasil — criou o Ranking Junino.
Atualizado semanalmente, o levantamento revela as faixas mais populares entre os usuários, com foco em ritmos nordestinos como forró, piseiro e suas vertentes.
Os dados refletem o desempenho das músicas nas plataformas digitais do Sua Música, oferecendo um panorama atualizado sobre os sucessos que embalam multidões nos festejos juninos do norte ao sul do país. O ranking contempla nomes consagrados, como Wesley Safadão e Tarcísio do Acordeon, além de abrir espaço para novas vozes e apostas do cenário regional.
Na última atualização, referente ao período de 16 a 22 de junho, Tarcísio do Acordeon liderou com “Proteção de Tela”, acompanhado de perto por Wesley Safadão com seu medley junino “Seis Cordas / Baião de Dois / Cavalo Lampião”. O Top 10 traz ainda nomes como Felipe Amorim, João Gomes, Zé Vaqueiro, Jonas Esticado e Theuzinho, refletindo a diversidade e força da música nordestina contemporânea.
Confira o ranking:
1. Proteção de Tela – Tarcísio Do Acordeon
2. Seis Cordas – Baião De Dois – Cavalo Lampião – Wesley Safadão
3. Vou Começar a Não Prestar – Theuzinho, Nadson o Ferinha
4. Só Penso em Vaquejada – Toque Dez
5. Eu Vou Na Tua Casa – Felipe Amorim, BIN e Vitão
6. DNA do Mato – Zé Vaqueiro
7. Alguns ou eu assumo – João Gomes
8. Caçula do Patrão – Natanzinho Lima
9. Acordo – Unha Pintada
10. Nome na Bio – Jonas Esticado, Felipe Amorim

Regionalismo em evidência
A iniciativa reforça o compromisso do Sua Música em promover e ampliar o alcance da cultura popular, especialmente durante o São João, quando a audiência da plataforma atinge picos históricos. O ranking completo e atualizado pode ser conferido no site do Portal POPline, parceiro oficial do projeto: https://portalpopline.com.br/ranking-junino-by-sua-musica/.
"A cada semana, vemos como o público abraça os lançamentos e revive clássicos, construindo uma trilha sonora viva para essas festas tão tradicionais. O Ranking Junino é uma forma de reconhecer os artistas que movimentam o São João com atração, talento e muita energia", destaca Marcela D'Arrochella, sócia e diretora comercial do Sua Música.
Além do ranking, o Sua Música também realiza outras ações especiais neste período, como o Prêmio Hit do São João 2025, que elegerá, com ajuda dos fãs, a música símbolo dos festejos. Iniciativas como essas fortalecem ainda mais a ligação da plataforma com a identidade cultural nordestina.

Segunda edição do Dragão no Andar de Cima - Vitrine Criativa movimentos Varanda dos Museus com arte, música e literatura

2ª edição acontece no dia 5 de julho, às 16h, com exposição de lojas parceiras, artistas convidados, lançamento dos catálogos do MAC-CE e apresentação musical da Mulher Barbada e DJ Bugzinha

No sábado, 5 de julho, a partir das 16h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza a segunda edição do Dragão no Andar de Cima - Vitrine Criativa , ocupando mais uma vez a Varanda dos Museus e passeio pelas lojas com uma programação gratuita que celebra a arte, a cultura urbana, a literatura e a música.
Com foco em arte, cultura e design local, o projeto apresenta, mais uma vez, uma curaria de produtos que inclui livros, impressos, obras de arte, serigrafias, xilogravuras, litogravuras, linóleos e impressões digitais. O evento vai contar com as lojas parceiras do Dragão (Reticências, Print Shop, Utopia e Substânsia) e artistas convidados que vão compartilhar com o público processos, experiências, além de promoção lançamento de livro, roda de conversa promovida pelo Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), atrações musicais e espaço para comidinhas.

Arte por toda parte
A loja Printshop segue com o projeto Curto Circuito – Percursos Artísticos na Printshop , que propõe descontos temporários em sua galeria. Nesta edição será apresentado o trabalho do artista Carlus Campos , conhecido por suas xilogravuras, ilustrações e múltiplas linguagens visuais. Membro do Coletivo IN-GRAFIKA e fundador do Ateliê Coletivo Kraft!, Carlus também atua como ilustrador do jornal O Povo.
Na Loja Reticências , a dupla Hashtag EU leva à Varanda dos Museus sua produção marcada por palavras e frases que ocupam a cidade em forma de protesto e poesia urbana. A partir de referências que vêm da pichação e do graffiti, o coletivo apresenta e comercializa camisetas, adesivos, estampas, canecas e telas autorais.
A Livraria Substânsia recebe o lançamento do livro Coisa , da escritora Beatriz Braun , publicado pela Editora Caravana. Com prefácio do coletivo Cidade Eclipse , a obra reúne poemas escritos ao longo de cinco anos, refletindo sobre saúde mental, afetos, memórias e resistência. Beatriz, professora e historiadora, dialoga em seus versos com autores como bell hooks, Frantz Fanon e Manoel de Barros.
Na Loja Utopia , a presença de Eveline Alves , arte educadora, coreógrafa e referência cultural no bairro Serviluz, fortalece o vínculo do evento com iniciativas de base comunitária. No Dragão do Andar de Cima, ela fará ao vivo artesanatos de crochê.
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) também integra a programação com o lançamento, às 17h30, dos catálogos das exposições Reflorestamento , Mostra Cearense de Artes Visuais , Terra de Gigantes , Edital Cena Ocupa , Anas, Simôas e Dragões . A atividade será acompanhada de uma roda de conversa com artistas, curadores e equipe do museu, com destaque para Gabriel Ferreira, Aline Albuquerque, Anderson Moraes, Amrita Rocha, Léo Silva, Marília Oliveira, Felipe Camilo, dentre outros.
Música
A música e a convivência completam o clima festivo do Dragão no Andar de Cima. Na Varanda dos Museus, o público vai curtir o set do Dj Bugzinha, criação do Poço da Draga, embalando o início da festa com muita energia, a partir das 16h. Já no Minianfiteatro, às 19h, a apresentação irreverente da Mulher Barbada promete animar o público com sua mistura de performance e crítica social.
“O Dragão no Andar de Cima nasceu com a proposta de celebrar a diversidade e a potência da produção artística local em suas múltiplas linguagens. Nesta segunda edição, seguimos fortalecendo os laços com artistas que transformaram a cidade com arte, pensamento crítico e afeto. Trata-se de uma ocupação que convida o público a viver experiências estéticas, poéticas e de troca coletiva”, destaca Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar.

Serviço:
Dragão no Andar de Cima – Vitrine Criativa
Estreia: 05 de julho (sábado)
Horário: das 16h às 20h
Local: Varanda dos Museus, passeio das lojas e Minianfiteatro – Centro Dragão do Mar (Fortaleza/CE)
Entrada gratuita
Como chegar: pela Av. Leste Oeste, próximo ao cruzamento entre a Monsenhor Tabosa e Dom Manuel, também conhecida como entrada dos museus, e pela Av. Pessoa Anta, 374 (próxima à CAIXA Cultural Fortaleza).

Reggart volta à cena cultural de Fortaleza após oito anos com programação gratuita

Evento histórico do reggae no Ceará realiza nova edição durante a Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae com debates e shows no Centro Cultural Belchior

Fortaleza volta a vibrar no ritmo do reggae com o retorno da Reggart - Mostra de Cultura Reggae , que retorna suas atividades em 2025 após oito anos de pausa. A ação marca presença na programação oficial da Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae , realizada entre os dias 1º e 7 de julho, e propõe dois dias de encontros culturais gratuitos no Centro Cultural Belchior.
A programação de retomada do Reggart em 2025 acontece em dois momentos. No dia 1º de julho (terça-feira), às 18h30 , será realizada a mesa “Reggae como Política Pública em Fortaleza” , reunindo representantes do poder público e da cena cultural: Helena Barbosa (Secretária de Cultura de Fortaleza), Júlio Brizzi (Secretário da Juventude de Fortaleza), Guilherme Sampaio (deputado estadual e autor da lei da Semana Municipal), Mariana Lacerda (vereadora e presidente da Comissão de Cultura da CMFor), Amanda Satre (diretora e organizadora do Alto do Reggae) e Rubinho Star (produtor e empreendedor cultural), com mediação de Priscilla Delgado , gestora cultural e uma das realizadoras do Reggart.
Já no dia 4 de julho (sexta-feira), das 18h às 21h , o Centro Cultural Belchior recebe a potência do som com o Projeto Na Ponta da Agulha e o show da banda Rebel Lion , que presta homenagem aos 80 anos de Bob Marley, símbolo maior da cultura reggae no mundo.
Sobre o Reggart
Criado em 2011, o Reggart foi pioneiro ao se consolidar como o maior evento de cultura reggae do Ceará, ocupando equipamentos públicos importantes da cidade e articulando música, arte, debates e formação cultural com a filosofia do reggae como eixo central. Ao longo de seis edições, o evento promoveu encontros entre artistas locais e nacionais, debates sobre temas urgentes dentro do movimento, workshops, feiras e apresentações musicais. Em 2012, teve papel fundamental na aprovação da Lei Municipal nº 75/2012, que instituiu oficialmente a Semana Municipal da Cultura e da Identidade Reggae.
Mais que um festival, o Reggart é um espaço de valorização da cultura reggae em suas múltiplas expressões — da música à formação política, da arte ao empreendedorismo cultural. Em 2025, ele volta com o mesmo espírito que o fez nascer: conectar pessoas, territórios e gerações em torno da pulsação do reggae.

Programação
1 de julho, terça-feira às 18h30
Mesa: Reggae como Política Pública em Fortaleza
Helena Barbosa, Júlio Brizzi, Guilherme Sampaio, Mariana Lacerda, Amanda Sartre e Rubinho Star,
Mediação: Priscilla Delgado
Entrada Gratuita
Local: Centro Cultural Belchior ( R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema, Fortaleza )

4 de julho, sexta-feira, 18h às 21h
Projeto na Ponta da Agulha
Leão Rebelde comemora 80 anos de Bob Marley
Entrada Gratuita
Local: Centro Cultural Belchior ( R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema, Fortaleza )

Serviço:
Reggart – Mostra de Cultura Reggae - 
Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae
Dias 1 de julho, às 18h30, e 4 de julho, às 18h
Entrada Gratuita
Local: Centro Cultural Belchior ( R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema, Fortaleza)

São João de Maracanaú bate recorde com mais de 170 mil em noite de Jorge & Mateus e Seu Desejo

Pela segunda vez na edição de 2025, o São João de Maracanaú registra novo recorde de público. Foram mais de 170 mil pessoas presentes ao evento para assistir ontem, 27, os shows de estreia de Jorge & Mateus e Seu Desejo no Maior São João do Planeta, na noite que contorno ainda com as apresentações de Matheus Fernandes, Litto Lins, Preto Joya e Forró do Bob.
Diante da lotação, as coberturas foram fechadas, confirmando mais uma vez o sucesso do Maior São João do Planeta. No dia 13 de junho, nossos shows com Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, já tinham sido registrados a primeira quebra de registro, com mais de 150 mil pessoas.
Neste sábado, 28 de junho, o evento prossegue com as apresentações de Simone Mendes, Belo, Toca do Vale, Lazzaro Gamma, Pedro Guerra e Pagode do Ploc. Ainda haverá muitas apresentações artísticas e musicais na Cidade Cenográfica e no Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas no Quadrilhódromo.

Serviço:
São João de Maracanaú 2025
Data: até 29 de junho
Horário: A partir das 18 horas
Local: Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo, na Av. Wilson Camurça, no Distrito Industrial de Maracanaú, próximo ao Campus do IFCE

Caixa Misteriosa desafiou e prato autoral de Henrique Fogaça apavoram cozinheiros do “MasterChef Brasil”

Os concorrentes enfrentam a primeira Caixa Misteriosa da temporada. Crédito: Melissa Haidar/Banda

A Band exibe na próxima terça-feira (1), a partir das 22h30, o sexto episódio do MasterChef Brasil . Dessa vez, os concorrentes vão enfrentar uma Caixa Misteriosa ainda mais complexa. Guilherme, que venceu a última prova de eliminação, ficará responsável pela distribuição entre os adversários: quem tiver personalidade forte receberá um compartimento com produtos intensos, ou seja, apenas alimentos de alta potência e sabor acentuado, o que dificulta o equilíbrio. Já os que foram mais apagados e ausentes no jogo irão cozinhar com itens delicados, menos marcantes, forçando os participantes a utilizarem técnicas elaboradas para se destacarem.
A missão não tem espaço para ideias sem graça e, para complicar a situação, os concorrentes terão que harmonizar as opções com vinhos e espumantes. Os que se saíram bem sobem para o mezanino enquanto as seguintes seguem diretas para a berlinda.
No desafio final, os aspirantes a chefs deverão reproduzir uma copa lombo, prato autoral de Henrique Fogaça que tem mais de 20 anos e já ganhou um prêmio. “O molho que a gente faz em três dias, vocês vão ter que preparar no tempo estipulado”, avisa o jurado ao ministrar uma verdadeira aula sobre a iguaria. Além de ser cheia de processos, a receita exige muita atenção, já que tudo precisa sair de acordo com a criação original: ingredientes, ponto da carne de porco e empratamento. Após uma avaliação criteriosa, aquele que não apresentar um trabalho urgente dará adeus à disputa.
Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente por Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O show de talentos vai ao ar às terças-feiras, às 22h30, com reprise aos domingos, às 16h, na tela da Band em simulcast no Band.com.br e no aplicativo Bandplay . A atração também é exibida hoje sexta-feira, às 19h, no canal Discovery Home & Health e no Max. O público ainda pode acompanhar os episódios pelo canal oficial no YouTube.

Mais de 95% dos colaboradores da Arcos Dorados afirmam que a empresa é inclusiva para pessoas LGBTQIA+

Empresa reforça seu compromisso com um ambiente seguro e respeitoso para pessoas LGBTQIA+ no Brasil

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Arcos Dorados — empresa responsável pela operação do McDonald's no Brasil e em 19 países da América Latina e Caribe — reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, da inclusão e do respeito no ambiente de trabalho.

A  companhia, que conta com mais de 8 mil colaboradores declarados LGBTQIA+ (21% de seu quadro de funcionários – enquanto a Pesquisa Ipsos 2024 aponta que na sociedade brasileira essa representatividade é de 14%), investe continuamente em iniciativas que impulsionam a inclusão e geram um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e respeitoso para todas as pessoas. Ainda, são mais de 900 pessoas trans e, em relação ao total de posições de liderança da companhia, 15% são ocupadas por pessoas da comunidade LGBTQIA+.

A Arcos Dorados tem a inclusão como um de seus princípios e está comprometida em oferecer uma experiência positiva, livre de discriminação e violência. Segundo um levantamento da Travessia — consultoria especializada em Diversidade, Equidade e Inclusão, 53% dos profissionais entrevistados disseram conhecer alguém que já sofreu preconceito no ambiente de trabalho, e 24% relataram ter vivido essa discriminação diretamente, por conta de sua identidade, expressão de gênero ou orientação sexual.

Por outro lado, como reflexo de suas ações de equidade e inclusão, em pesquisa realizada internamente com seus colaboradores, no Brasil, 94,5% dos funcionários afirmam se sentir tratados com respeito e 93% dos respondentes percebem ações concretas da Arcos Dorados para promover uma cultura diversa e inclusiva. "Temos o compromisso de promover a escuta ativa e oferecer um espaço de confiança para que nossas pessoas se sintam confortáveis para se expressar. Os dados dessa pesquisa reforçam que nossos esforços estão sendo vivenciados dentro da companhia, assim seguimos comprometidos e priorizando essa agenda", afirma Fábio Sant'Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Arcos Dorados.

O valor de ser quem é

A Arcos Dorados adota a filosofia da Cooltura de Serviço, que orienta comportamentos com base nos princípios e valores da companhia. Integrada à rotina dos colaboradores, essa filosofia incentiva que as pessoas sejam quem realmente são, com liberdade para se expressar — desde como se comunicam ao visual que desejam.

Exemplo disso é Diego Souza, Gerente de Restaurante em Fortaleza. Com 42 anos de idade, ele trabalha na marca há mais de 20 anos. "Ser uma pessoa LGBTQIA+ sempre foi, para mim, um ato de coragem — de simplesmente ser quem eu sou, mesmo quando isso não era fácil. Mas tudo mudou quando entrei no McDonald's. Encontrei muito mais do que um emprego, mas um lugar onde fui acolhido, respeitado e tive a chance de crescer de verdade. Com o tempo, fui conquistando meu espaço, assumindo novos desafios e entendi que eu sou capaz de muito mais do que imaginava. E o mais importante: aprendi a ter orgulho de mim", comemora Diego, casado há 21 anos com seu companheiro.

O compromisso com a inclusão se materializa por meio de iniciativas que fortalecem a escuta, o respeito, a conscientização e a valorização das individualidades. Um exemplo disso é o Comitê de Diversidade e Inclusão, criado em 2018, com o objetivo de promover diálogos e ações para as frentes de Gênero, Raça, Gerações e Pessoas com Deficiência, além do pilar de Diversidade Sexual, que conta com iniciativas como:

  • Rede Orgulho Arcos: grupo de trabalho formado por colaboradores de diversas áreas.
  • Guia de Diversidade Sexual: guia com diretrizes para o combate à discriminação e a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.
  • Uniformes: código de vestimenta que neutraliza os estereótipos de gênero.
  • Nome social: independentemente do registro civil, seja nos restaurantes ou nos escritórios, as pessoas são identificadas pelo seu nome social em todos seus documentos internos.
  • Benefícios extensivos: todos os benefícios são extensivos aos cônjuges de mesmo gênero.
  • McAmigo: apoio psicológico, jurídico e de assistência para lidar com questões do dia a dia, e no momento de transição de gênero, para retificação da documentação, acesso a serviços de saúde e acompanhamento especializado no processo.
  • PPR: a política atual de PPR, firmada em 2023, prevê isenção de desconto em casos de afastamentos necessários para harmonização e cirurgias de redesignação sexual.

Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada da Unifor abrem seleção.

Interessados em ingressar no programa da Universidade de Fortaleza têm até dia 30 de junho para se inscrever

O Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza lançou edital de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições acontecem até 30 de junho de 2025, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br e mediante o pagamento da taxa de R$ 155.
No total, estão em oferta 20 vagas para o curso de Mestrado e 5 vagas para o curso de Doutorado. Os interessados podem escolher entre duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com a linha de pesquisa: “Computação Visual e Interação”; e Sistema de Informação, com as linhas "Ciência de Dados e Inteligência Artificial" e "Engenharia de Sistemas".
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 5, o curso é voltado para profissionais das áreas da Ciência da Computação, Engenharias, Matemática, Física e afins. Um dos diferenciais do programa é a linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que integra a expertise dos pesquisadores da Universidade junto a projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor).
A seleção contemplará duas etapas. Os candidatos passarão pela análise de currículo e, posteriormente, entrevista individual, nos dias 7 e 8 de julho. O resultado será divulgado no dia 14 do mesmo mês e as aulas estão previstas para ter início em agosto de 2025.

Sobre o PPGIA
Com mais de 20 anos no desenvolvimento de pesquisa científica em Ciências da Computação, o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor tem como diferencial o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, atendendo a demandas do mercado e buscando o embasamento científico e tecnológico.
Os cursos são destinados para perfis profissionais que buscam pesquisar novas metodologias que permitam o desenvolvimento de sistemas de computação. Assim, tornando-se capaz de criar soluções de problemas atuais e vigentes da sociedade, incluindo órgãos governamentais, outras universidades e institutos de pesquisa.

Serviço:
Seleção para o Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada
Inscrições: 16/06/2025 a 30/06/2025
Edital R. Nº 31/2025
Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 3477.3139

Sua Música e TudoGostoso firmam parceria junina

Plataforma de música líder do Nordeste e maior portal de receitas na América Latina se juntam em campanha inédita

O TudoGostoso, maior portal de receitas e culinária da América Latina (Comscore), e o Sua Música, maior plataforma brasileira de música, anunciam uma parceria inédita para as festividades juninas, oferecendo uma experiência musical e multi plataforma para suas audiências.
O TudoGostoso estará presente no Sua Música, com uma playlist temática especial com os grandes hits do São João, posicionamento de destaque na homepage da plataforma, envio de push notifications com conteúdos da campanha, além de presença da marca em dois episódios do quadro “Play na Cozinha”, no YouTube e nas redes sociais do Sua Música, com receitas do TudoGostoso preparadas pela chef Karol Teodoro e acompanhadas por creators locais.
“É um casamento entre as duas marcas nesse período tão forte e relevante para ambas. Uma parceria de visibilidade que vai aproximar o TudoGostoso fisicamente do público nordestino, criar laços e presença de marca com essa audiência regional”, celebra Chloé De Trogoff, diretora do TudoGostoso.
Já o Sua Música entra no TudoGostoso com Social Ads segmentados, Stories com identidade visual junina, post colaborativo, envio de notificações push para base de usuários, presença no Canal de Transmissão e destaque no site com URL dedicada ao Sua Música, ativando tanto as receitas e conteúdos juninos quanto a transmissão oficial do São João de Campina Grande, realizada pela plataforma.
“Essa parceria mostra não apenas a força e a capilaridade do nosso projeto, mas também o reconhecimento da cultura local e a potência do São João como um ativo estratégico - cada vez mais percebido dessa forma pelo mercado”, afirma Marcela d’Arrochella, Sócia e Diretora do Sua Música.

Força dos festejos juninos
De acordo com dados de audiência do TudoGostoso em 2024, 94% dos brasileiros reconhecem o São João como uma verdadeira expressão da cultura popular nacional, incluindo a culinária. E essa paixão dos brasileiros pelas festas se reflete na audiência do portal, que tem picos de até 4,4 milhões de visualizações em apenas um dia nos meses de junho e julho.
O Sua Música entra na campanha como referência absoluta em cultura regional e música popular. A plataforma alcançou mais de 46 milhões de pessoas em suas transmissões durante o São João do ano passado, sendo 21 milhões de pessoas nas redes sociais em seus conteúdos.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

“Emoccionado”: Lucas Lucco anuncia seu primeiro livro de poesia

Repleta de sentimentos, obra será lançada em novembro pela editora Planeta de Livros

O cantor e compositor Lucas Lucco vai lançar seu primeiro livro de poesias. Intitulado “Emoccionado”, a obra tem previsão de chegar às livrarias em novembro deste ano pela editora Planeta de Livros.
Conhecido por suas letras românticas e sua conexão emocional com o público, Lucas mergulha agora no universo literário com uma coletânea de poemas escritos ao longo dos anos. Segundo o artista, muitos dos seus versos nascem antes mesmo das melodias - e nem todos acabam se transformando em canções. “Quase sempre, minhas composições musicais começam como poemas. Mas nem sempre os poemas se tornam músicas”, revela.
“Emoccionado” surgiu da necessidade de expressar sentimentos profundos e de dar voz a dores, amores e reflexões que o cantor não conseguiu traduzir em música. “Esse livro nasceu também do excesso. Do que eu senti e não consegui cantar, nem guardar”, conta.
Com textos que falam sobre o amor, a perda, o tempo e a distância, Lucas afirma que a obra vai além de um livro romântico. “Muita gente vai achar que é um livro de amor. Mas é mais que isso. É um livro sobre sentir demais. Sobre ser chamado de emocionado e aceitar isso como identidade. Porque foi isso que me disseram que eu era, e foi isso que me salvou”, afirma Lucas.
Para o artista, a escrita foi uma forma de cura e autoconhecimento - e ele espera que os leitores também se sintam tocados pela sinceridade das palavras. “Se um texto desses tocar alguém do jeito que me tocou ao escrever… então já valeu.”
O lançamento de “Emoccionado” marca um novo capítulo na trajetória de Lucas Lucco, agora também como autor. Mais do que uma estreia na literatura, o livro é um reflexo do artista que o público já conhece - sensível, intenso e guiado por emoções verdadeiras, traços que conquistaram milhares de fãs ao longo de sua carreira.

Lançamento do 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba, no dia 5 de julho, compõe a programação de férias da Estação das Artes

Banda Mombojó, de Pernambuco, se apresenta no lançamento. Foto: Laura Proto

Nas férias de julho, é tradicional em Viçosa do Ceará a realização do Festival Mi – Música na Ibiapaba, que de 20 a 26 chega à 20ª edição. Ao longo de uma semana, a cidade serrana se transforma com a música entoando em escolas, teatro, ruas e praças. É uma verdadeira experiência musical, que envolve participantes do festival, moradores e visitantes, atraídos pelos encantos ambientais e patrimoniais da região da Ibiapaba, e pela programação formativa e artística.
O lançamento oficial do 20º Festival Mi será em Fortaleza no próximo sábado, dia 5, a partir das 18h, com shows da cearense Letícia Muniz (CE) e da banda pernambucana Mombojó, na Estação das Artes, que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Mirante. Na ocasião, serão anunciadas as atrações que subirão aos palcos do evento em Viçosa do Ceará. O lançamento em Fortaleza e o Festival Mi em Viçosa do Ceará têm acesso gratuito.
No processo seletivo para esta edição, o Festival Mi recebeu mais de 1.100 inscrições de jovens músicos e educadores de todo o estado. Desse total, 700 vão participar de 67 oficinas, entre principais, práticas de grupo e atividades optativas, lideradas por 40 docentes. Além das atividades em Viçosa do Ceará de 20 a 26, haverá ainda atividade formativa na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, nos dias 30 e 31 de julho.
O Festival Mi é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), do Hub Cultural Porto Dragão e da Estação das Artes — equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará, geridos pelos Institutos Dragão do Mar e Mirante de Cultura e Arte. O evento conta com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc), da Prefeitura de Viçosa do Ceará, do Sebrae e do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE).
Letícia Muniz
Artista multilíngue de Viçosa do Ceará, Letícia Muniz canta o encontro entre mar, serra e sertão. A artista apresenta o espetáculo “Um corpo cheio de som”, que mescla música, teatro e performance. Suas canções atravessam suas vivências, deslocamentos e memórias. Partindo de seu entendimento como mulher, nordestina, brasileira e as interferências provocadas em sua formação como atriz, cantora e instrumentista, traça um caminho de autoconhecimento, companhia e escuta da própria voz.

Mombojó
Mombojó apresenta o show "Carne de Caju", com repertório do seu último disco em homenagem a Alceu Valença, o primeiro de músicas não-autorais. A banda leva à Estação das Artes um show especial, incluindo também grandes clássicos de sua carreira, relembrando faixas dos discos "NadadeNovo", "Homem Espuma", "Alexandre".

SERVIÇO:
Lançamento do 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba – Dia 05 de julho de 2025, a partir das 18h, na Estação das Artes ( Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza/CE ). Acesso gratuito.

20º Festival Mi – Música na Ibiapaba – De 20 a 26 de julho de 2025 em Viçosa do Ceará. Mais informações no site https://festivalmi.com.br/ no perfil do evento no Instagram ( @festivalibiapaba ). Contato: inscricaofestivalmi@gmail.com

Centro Fashion sedia mutirão de vacinação no dia 28 de junho em parceria com a Prefeitura de Fortaleza

No próximo dia 28 de junho (sábado), o Centro Fashion Fortaleza será ponto de vacinação em mais uma edição do mutirão promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação acontecerá no setor Roxo, das 12h às 18h, com atendimento gratuito à população de todas as idades.
Serão disponibilizadas doses contra a Influenza (gripe) e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, com exceção das vacinas contra dengue, BCG e antirrábica humana, que não estarão disponíveis nesta edição.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal na capital, levando a imunização a locais de grande circulação, como centros de compras populares. “O Centro Fashion é um local de grande fluxo e, ao disponibilizarmos nosso espaço para uma ação como essa, contribuímos diretamente para o cuidado com a saúde da cidade”, afirmou Marcos Venício, gerente de marketing do Centro Fashion.

Vacinas que estarão disponíveis:
Para crianças: Influenza (gripe), COVID-19, Hepatite A e B, Febre amarela, Poliomielite, Rotavírus, Meningite ACWY, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Varicela (catapora) e Pneumocócica.
Para adolescentes: HPV, Meningite ACWY, Hepatite B, Influenza (gripe), Difteria/Tétano e Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Para adultos e idosos: Hepatite B, COVID-19, Influenza (gripe), Difteria/Tétano, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e Febre amarela.

Para Gestantes: Hepatite B, Influenza (gripe), COVID-19, Difteria/Tétano e Tríplice bacteriana (DTpa).
Observação: Nesta ação, não estarão disponíveis as vacinas para dengue, BCG e raiva.
-------
Documentação:
Se for criança preferencialmente cartão de vacina. 
Adultos só com documento com foto.


Serviço:
Mutirão da Vacinação no Centro Fashion
 📅 Data: 28 de junho de 2025 (sábado)
 🕛 Horário: 12h às 18h
 📍 Local: Setor Roxo – Centro Fashion Fortaleza
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto e, se possível, o cartão de vacinação.

Taty Girl apresenta show “Baú da Taty” em Fortaleza no dia 22 de novembro

No dia 22 de novembro, no estacionamento da Arena Castelão, Fortaleza será palco de uma noite especial e receberá a cantora Taty Girl apresentando o show “Baú da Taty”, projeto que revisita os grandes sucessos de sua trajetória e relembra os clássicos que marcaram o forró nas últimas décadas. A venda dos ingressos começa no próximo dia 2 de julho.
Um artista, um dos nomes mais reconhecidos do gênero no Brasil, promete uma apresentação de emoção, memórias e conexão com o público.
Com quase três décadas de carreira e uma voz que se tornou referência no cenário musical nordestino, Taty Girl integra o casting da Camarote Shows, empresa responsável por reunir grandes nomes da música e promover eventos de destaque no país.
O “Baú da Taty” resgatou músicas que marcaram gerações e convida o público a reviver momentos inesquecíveis.
Mais informações sobre as atrações convidadas serão divulgadas em breve.

Fortaleza recebe evento inédito e exclusivo sobre oportunidades de investimento em Portugal

O Portugal Business & Investment acontece no dia 3 de julho e reunirá empresários e investidores interessados em expandir negócios e patrimônios no exterior
 
Empresários, investidores e profissionais cearenses terão a chance de conhecer, em detalhes, os caminhos para diversificar e proteger seus patrimônios no exterior. No próximo dia 3 de julho, Fortaleza será sede do Portugal Business & Investment, evento exclusivo que pretende apresentar as principais oportunidades de negócios em solo português para brasileiros.
Com vagas limitadas e acesso restrito a convidados, o encontro será realizado às 19h, no Auditório Duets Office Towers, no bairro Cocó. A programação vai abordar aspectos jurídicos, financeiros e imobiliários voltados para quem deseja investir e expandir seus ativos fora do Brasil, especialmente em Portugal.
A iniciativa é promovida pela Andrade Lima Advocacia Internacional, escritório especializado em assessoria jurídica internacional com atuação em Portugal, nas cidades de Lisboa, Leiria e Porto há quase 10 anos, com foco em estruturação de investimentos e proteção patrimonial.
De acordo com os organizadores, os advogados André Lima e Ana Virgínia Andrade, o evento é voltado para quem deseja segurança e solidez no processo de internacionalização. “Portugal hoje é uma das portas de entrada mais seguras e vantajosas para brasileiros que buscam estabilidade e crescimento patrimonial em moeda forte”, afirma Ana Virgínia. Já André Lima destaca que “o encontro foi pensado para oferecer uma visão prática e estratégica, com foco nas possibilidades reais que Portugal oferece para quem quer investir com inteligência e segurança”.
Entre os temas que serão abordados estão o atual cenário para investidores estrangeiros em Portugal, alternativas de investimento — como o mercado imobiliário e programas de residência por investimento —, benefícios jurídicos e fiscais para brasileiros que investem no exterior, além do acesso a crédito com juros baixos no mercado europeu.

Serviço:
Portugal Business & Investment
Data: 3 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório Duets Office Towers – Rua Dr. Gilberto Studart, 55 – Cocó – Fortaleza/CE
Evento exclusivo para convidados

Programa social oferta terapia gratuita para crianças autistas em Nova Russas

Neste mês celebramos o Dia do Orgulho Autista, data que visa reforçar a dignidade e direitos das pessoas que estão dentro deste espectro. 
Em Nova Russas, município a 304 km de Fortaleza, o projeto "Meu Mundo Colorido", mantido pela prefeitura do municipio, atende gratuitamente crianças autistas, bem como pacientes com outras atipias. Dos 600 pacientes que o Programa Acolhe, metade é de autistas. Os contemplados do Projeto recebem acompanhamento multiprofissional gratuito com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neuropediatras, entre outros. As crianças também participam de atividades como musicoterapia, psicomotricidade, hidroginástica e oficinas esportivas, promovendo estímulos motores, cognitivos e sociais. As vagas são ilimitadas, com demanda espontânea conforme encaminhamento dos postos de saúde e também das escolas.
Para além disso, mães e cuidadoras das crianças atípicas também são acolhidas pelo Programa, praticando exercícios como pilates, exercícios aeróbicos, encontros terapêuticos, dentre outros.
Além dos atendimentos, o “Meu Mundo Colorido” concentra a distribuição de medicamentos e a emissão do Cartão Prioridade, garantindo acesso preferencial a serviços públicos e privados no município.

Em clima de São João, Ambev oferece data especial para tour cervejeiro gratuito e ensina harmonização com comidas típicas

A iniciativa que acontece 12/07 em Agudos-SP e  Itapissuma-PE, busca levar a essência da cultura cervejeira para além do copo e exaltar os sabores e tradições do Brasil

O São João é uma das festas mais tradicionais e queridas da cultura brasileira. Entre danças, trajes típicos e símbolos especiais, a comida junina também ocupa um lugar especial no coração dos brasileiros. E, para tornar a experiência ainda mais interessante, uma possibilidade é harmonizá-las com outra paixão nacional: a cerveja.
Pensando nisso, os mestres cervejeiros da Ambev trazem dicas valiosas para quem ainda não comemorou e quer preparar uma celebração especial em casa:
Pipoca manteiga de cinema + Stella Artois
Clássica e irresistível, a pipoca é uma das estrelas mais populares de São João. Combinada com a leveza e refrescância de Stella, a gordura e o sal ganham equilíbrio, criando uma harmonização saborosa e uma experiência sensorial agradável.


Pé de moleque + Patagônia Amber Lager
Com sabor intenso e textura crocante, o doce tradicional harmoniza perfeitamente com o malte tostado da Amber Lager. Ambos têm notas de noz e caramelo, criando uma harmonia por semelhança. Além disso, o final mais seco da cerveja ajuda a cortar o açúcar residual do pé de moleque, deixando tudo mais equilibrado.

Paçoca + Colorado Appia
Ícone das festas juninas, a paçoca conquista pelo sabor e pela tradição. O dulçor do amendoim harmoniza com as suaves notas de mel da Colorado Appia, que se destaca pelo corpo aveludado por ter trigo na composição - ideal para harmonizar com a textura delicada e macia da paçoca.

Serviço:
confira como garantir uma vaga no tour cervejeiro gratuito:
Para quem quer aproveitar em grande estilo o São João com uma experiência única, no dia 12/07 às 9h e às 14h — a Ambev convida o público a participar de um tour cervejeiro gratuito nas unidades de Agudos (SP) e Itapissuma (PE).
No tour, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os bastidores das instalações da Ambev, explorando a jornada de produção das cervejas e, ao final, apreciar e aprender a harmonizá-las com um cardápio junino. As visitas, que prometem proporcionar uma experiência sensorial completa com combinações que exaltam a tradição e os sabores brasileiros, são gratuitas, destinadas a maiores de 18 anos, com agendamento pelo  site da Ambev.

Medalhista olímpico Thiago Pereira viaja ao Ceará com a família para dias de diversão e participa de ação social

Acompanhado de sua mãe, esposa e filho, atleta aproveitou os dois parques do Beach Park, além de aproveitar a viagem para participar da “Maior Aula de Natação do Mundo”, ação global sobre segurança aquática

Em uma visita que uniu diversão e conscientização, o medalhista olímpico Thiago Pereira esteve no Beach Park nesta semana para aproveitar uma viagem em família. Acompanhado de sua mãe Rose Vilela, que se tornou figura querida e conhecida nos bastidores das competições que marcaram a trajetória do nadador, de sua esposa e de seu filho, o atleta se aventurou nas diferentes atrações do destino, além de buscar alguns momentos de descanso da rotina intensa como empresário. Ainda durante o período, Thiago foi padrinho da  “Maior Aula de Natação do mundo”, que ocorreu no Aqua Park nesta quinta-feira (26) e recebeu mais de 293 crianças de instituições sociais, visando a conscientização sobre segurança aquática e os riscos de afogamento, uma das principais causas de morte entre crianças.
Durante sua passagem pelo Beach Park, a família conheceu o novo Parque Arvorar,  recém-inaugurado no destino, e voltado ao contato das crianças com a natureza por meio do brincar. Com mais de 11 atrações que combinam aventura, contemplação e aprendizado de forma leve e interativa, o espaço tem como destaques os aviários de imersão — gigantes com mais de 3 mil m² e cerca de 250 animais, incluindo aves raras e ameaçadas de extinção —, além de trilhas suspensas, escorregadores e rede gigante entre as árvores, o que encantaram o Thiago e a família, que puderam desacelerar e se reconectar ao ar livre. “Meu sentimento é de encantamento… encantamento pelo Beach Park, pela estrutura, pela beleza, por tudo que aconteceu lá durante esses dias que tivemos a oportunidade. O Arvorar é simplesmente fantástico, um local maravilhoso onde as crianças, os adultos, todos têm a oportunidade de amar a natureza,” contou Rose, emocionada com a experiência. Aproveitaram também momentos de descontração no Aqua Park, melhor parque aquático das américas (tripadvisor 2024), com mais de 30 atrações incluindo a mais alta montanha russa aquática do mundo, o Surreal.
Já em sua participação na ação da “Maior Aula de Natação do Mundo”, ele foi responsável por receber e auxiliar as crianças e seus pais, junto com orientação de instrutores especializados e guarda-vidas, reforçando a conexão da sua trajetória com causas que impactam a vida de jovens brasileiros. “Essa causa tem muito a ver com a minha história. Comecei a nadar depois de um susto na infância, e ver tantas crianças tendo a chance de aprender de forma segura e divertida é como conquistar uma nova medalha — uma que salva vidas e abre portas para o esporte”, destacou Thiago Pereira, que pela segunda vez apadrinhando a ação, relembrou a importância do evento e do contato das crianças com a água de forma segura e educativa.
A presença do atleta e da sua mãe  reforça a ponte entre o evento e o projeto social que leva o nome do ex-atleta, o Nadando com Thiago Pereira, que oferece aulas gratuitas de natação em Volta Redonda (RJ), sua cidade natal. Atualmente, a iniciativa do atleta atende cerca de 360 jovens e tem como objetivo principal promover a inclusão social e reduzir o risco de afogamentos por meio do ensino da natação. Rose, assim como o filho, também lidera iniciativas comunitárias, atuando com jovens em situação de vulnerabilidade e transformando vidas pela educação e pelo cuidado.
“E o mais importante, esse evento chama a atenção do mundo inteiro, onde vinte países estão preocupados com a segurança aquática. A história do Thiago começou com quase afogamento, então é muito importante nos preocuparmos aí com as crianças e adolescentes para reduzir esses números. E voltar à Fortaleza, foi uma emoção muito grande, porque a carreira do Thiago teve um grande impacto num campeonato brasileiro de categoria, e que pela primeira vez ele foi campeão brasileiro no ano de 2001”, afirmou Rose. 

Sobre o Beach Park Entretenimento
Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a apenas 20 minutos de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 250 mil m² e reúne dois parques, o Aqua Park e o novo Parque Arvorar, quatro resorts de alto padrão, o Restaurante de Praia e a charmosa Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o terceiro melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2024). Já o Arvorar é um novo parque temático do grupo, que combina diversão, educação e conservação ambiental. O local é um convite à aventura e à conexão com a natureza, oferecendo entretenimento para todas as idades. O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

Liga Esportiva NESCAU®️ estreia em Salvador com participação da medalhista paralímpica Raíssa Machado

Embaixadora estará presente no evento, marcado para o dia 5 de julho na AABB; encontro conta com apoio de varejistas locais como GB, Mercantil, Atakarejo, Hiperideal e Cesta do Povo

Medalhista paralímpica e recordista mundial no lançamento de dardo, a baiana de Ibipeba Raíssa Machado é presença confirmada na etapa de Salvador da Liga Esportiva NESCAU®️. O maior campeonato poliesportivo estudantil do país e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar chega pela primeira vez à capital baiana no sábado, dia 5 de julho, na AABB. Embaixadora da marca, a paratleta promete interagir com as crianças e jovens baianos com a simpatia e o carisma, que são suas marcas registradas.

A Liga Esportiva NESCAU®️ é 100% gratuita. Meninos e meninas de 7 a 17 anos podem se inscrever diretamente pelo site: https://www.nescau.com.br/liganescau/etapa-salvador-2025.  
 A chegada da Liga a Salvador reforça o movimento de expansão para atender a todas as regiões do Brasil. Das 11 etapas da Liga em 2025, quatro têm a região Nordeste como palco. Antes da capital baiana, Fortaleza, São Luís e Maceió receberam a caravana esportiva de NESCAU®️.  

Além do crescimento regional, há um dado importante sobre inclusão, um dos pilares da Liga: o Nordeste concentra cerca de 5,8 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), o equivalente a 10,3% da população local. Esse número representa 31% do total nacional de PCDs, segundo a PNAD Contínua 2022 (IBGE/MDHC), e competições como a Liga Esportiva NESCAU®️ têm o objetivo de integrar essas pessoas por meio do esporte. 
 
“Nossa primeira vez na região foi em 2023, quando estivemos em Recife e Imperatriz. Já em 2024, estivemos em Fortaleza e Feira de Santana. Este ano, ampliamos e chegamos às capitais, tendo agora nossa estreia em Salvador. A região é muito importante para nós, e queremos mostrar que é possível trazer práticas esportivas variadas para o público e que eventos desse porte não precisam ser centralizados apenas no eixo sul-sudeste", afirma Anamaria Monte, gerente de experiência de NESCAU®️. 
 
“Contamos com modalidades adaptadas para crianças e adolescentes com deficiências, sejam elas físicas ou neurodivergentes, a fim de mostrar que o esporte é sim para todos. Além disso, contamos com atletas do paradesporto como embaixadores da marca, como o multicampeão Daniel Dias, as medalhistas Raíssa Machado e Verônica Hipólito, reforçando a conexão com o público e mostrando a importância do esporte para jovens com deficiências”, continuou Anamaria.

Parceria com varejistas locais amplia o impacto da Liga - A parceria com varejistas locais tem desempenhado um papel fundamental na viabilização e expansão do projeto em Salvador e outras regiões. Empresas como GB, Mercantil, Atakarejo, Hiperideal, Redemix e o Cliente Broker – Cesta do Povo têm direcionado integralmente seus investimentos para mídias exclusivas, ambientação das lojas e ações promocionais voltadas para a Liga.

Esses investimentos indiretos permitiram a expansão de quatro etapas da Liga em 2025 e já impactaram mais de 500 mil consumidores com ativações realizadas dentro dos pontos de venda. Com isso, a marca NESCAU®️ e seus parceiros estreitam o vínculo com a comunidade local, criando uma rede de apoio e promovendo o esporte como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes. 
 
O evento
A etapa de Salvador contará com nove práticas esportivas, divididas entre modalidades, oficinas e desafios. Entre as modalidades, a criançada poderá competir no futebol society, vôlei e judô, sendo a última também em versão adaptada para PCDs. Nas oficinas, serão ofertados o futmesa, twister e altinha; já nos desafios, as opções são cornhole, chute ao gol e a clássica capoeira. Todas as oficinas e desafios também contam com versões adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência. 
 
A competição conta com as seguintes categorias: Kids – 7 a 9 anos (nascidos em 2016 a 2018); Pré-mirim – 10 e 11 anos (nascidos em 2014 e 2015); Mirim – 14 e 15 anos (nascidos em 2012 e 2013); Infantil – 14 e 15 anos (nascidos em 2010 e 2011); Juvenil – 16 e 17 anos (nascidos em 2008 e 2009). Para as Oficinas e Desafios, estão aptos a participar meninos e meninas nascidos a partir de 2018. 
 
Liga Esportiva NESCAU®️ Salvador
Data: 5 de julho de 2025   
Horário: das 8h às 17h   
Local: AABB   
Endereço: Rua Dep. Paulo Jackson, 869 - Piatã 
Inscrições:  https://www.nescau.com.br/liganescau/etapa-salvador-2025. 
Evento gratuito
 
Sobre a Liga Esportiva NESCAU®️
Um dos maiores campeonatos esportivos do país e pioneiro em unir modalidades não adaptadas e adaptadas para jovens de 7 a 17 anos com e sem deficiência em um só lugar, a Liga Esportiva NESCAU®️ é um evento que promove a diversidade e inclusão por meio da prática esportiva. Com uma grande variedade de esportes, o evento tem como intuito mostrar que existe um esporte para crianças e adolescentes chamarem de seu. Em 2025 o evento completou uma década de existência e fez sua estreia em todas as regiões do país. Ao todo, são mais de 70 mil crianças impactadas pelo propósito da Liga. 
 
Sobre NESCAU®️ 
Presente no Brasil desde 1932, NESCAU®️ se tornou referência no mercado nacional com seu sabor inconfundível de chocolate. Com um forte compromisso com o esporte, a marca incentiva o movimento e a prática esportiva aliados a uma alimentação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.