segunda-feira, 30 de junho de 2025
Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga
São Geraldo lança oficialmente refrigerante de caju zero adição de açúcar
Cearense Samira de Castro é candidata à reeleição para a presidência da FENAJ
Vitória Futebol Clube: Hexacampeão Regional da Copa SEST/SENAT 2025
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE abre inscrições para programa de estágio com mais de 300 vagas
domingo, 29 de junho de 2025
Festival Arajara Jazz & Blues chega à 4ª Edição em Barbalha abrindo o calendário cultural de julho no Cariri
Arquiteta Camila Hamdan inaugura quiosque da grife “Fink Design” no Shopping Riomar Fortaleza
Fortaleza celebra a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores neste domingo (29/6)
sábado, 28 de junho de 2025
Ranking Junino da Sua Música celebra os maiores sucessos do São João com atualizações semanais durante a temporada
Segunda edição do Dragão no Andar de Cima - Vitrine Criativa movimentos Varanda dos Museus com arte, música e literatura
Reggart volta à cena cultural de Fortaleza após oito anos com programação gratuita
São João de Maracanaú bate recorde com mais de 170 mil em noite de Jorge & Mateus e Seu Desejo
Caixa Misteriosa desafiou e prato autoral de Henrique Fogaça apavoram cozinheiros do “MasterChef Brasil”
Mais de 95% dos colaboradores da Arcos Dorados afirmam que a empresa é inclusiva para pessoas LGBTQIA+
Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Arcos Dorados — empresa responsável pela operação do McDonald's no Brasil e em 19 países da América Latina e Caribe — reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, da inclusão e do respeito no ambiente de trabalho.
A companhia, que conta com mais de 8 mil colaboradores declarados LGBTQIA+ (21% de seu quadro de funcionários – enquanto a Pesquisa Ipsos 2024 aponta que na sociedade brasileira essa representatividade é de 14%), investe continuamente em iniciativas que impulsionam a inclusão e geram um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e respeitoso para todas as pessoas. Ainda, são mais de 900 pessoas trans e, em relação ao total de posições de liderança da companhia, 15% são ocupadas por pessoas da comunidade LGBTQIA+.
A Arcos Dorados tem a inclusão como um de seus princípios e está comprometida em oferecer uma experiência positiva, livre de discriminação e violência. Segundo um levantamento da Travessia — consultoria especializada em Diversidade, Equidade e Inclusão, 53% dos profissionais entrevistados disseram conhecer alguém que já sofreu preconceito no ambiente de trabalho, e 24% relataram ter vivido essa discriminação diretamente, por conta de sua identidade, expressão de gênero ou orientação sexual.
Por outro lado, como reflexo de suas ações de equidade e inclusão, em pesquisa realizada internamente com seus colaboradores, no Brasil, 94,5% dos funcionários afirmam se sentir tratados com respeito e 93% dos respondentes percebem ações concretas da Arcos Dorados para promover uma cultura diversa e inclusiva. "Temos o compromisso de promover a escuta ativa e oferecer um espaço de confiança para que nossas pessoas se sintam confortáveis para se expressar. Os dados dessa pesquisa reforçam que nossos esforços estão sendo vivenciados dentro da companhia, assim seguimos comprometidos e priorizando essa agenda", afirma Fábio Sant'Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Arcos Dorados.
O valor de ser quem é
A Arcos Dorados adota a filosofia da Cooltura de Serviço, que orienta comportamentos com base nos princípios e valores da companhia. Integrada à rotina dos colaboradores, essa filosofia incentiva que as pessoas sejam quem realmente são, com liberdade para se expressar — desde como se comunicam ao visual que desejam.
Exemplo disso é Diego Souza, Gerente de Restaurante em Fortaleza. Com 42 anos de idade, ele trabalha na marca há mais de 20 anos. "Ser uma pessoa LGBTQIA+ sempre foi, para mim, um ato de coragem — de simplesmente ser quem eu sou, mesmo quando isso não era fácil. Mas tudo mudou quando entrei no McDonald's. Encontrei muito mais do que um emprego, mas um lugar onde fui acolhido, respeitado e tive a chance de crescer de verdade. Com o tempo, fui conquistando meu espaço, assumindo novos desafios e entendi que eu sou capaz de muito mais do que imaginava. E o mais importante: aprendi a ter orgulho de mim", comemora Diego, casado há 21 anos com seu companheiro.
O compromisso com a inclusão se materializa por meio de iniciativas que fortalecem a escuta, o respeito, a conscientização e a valorização das individualidades. Um exemplo disso é o Comitê de Diversidade e Inclusão, criado em 2018, com o objetivo de promover diálogos e ações para as frentes de Gênero, Raça, Gerações e Pessoas com Deficiência, além do pilar de Diversidade Sexual, que conta com iniciativas como:
- Rede Orgulho Arcos: grupo de trabalho formado por colaboradores de diversas áreas.
- Guia de Diversidade Sexual: guia com diretrizes para o combate à discriminação e a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.
- Uniformes: código de vestimenta que neutraliza os estereótipos de gênero.
- Nome social: independentemente do registro civil, seja nos restaurantes ou nos escritórios, as pessoas são identificadas pelo seu nome social em todos seus documentos internos.
- Benefícios extensivos: todos os benefícios são extensivos aos cônjuges de mesmo gênero.
- McAmigo: apoio psicológico, jurídico e de assistência para lidar com questões do dia a dia, e no momento de transição de gênero, para retificação da documentação, acesso a serviços de saúde e acompanhamento especializado no processo.
- PPR: a política atual de PPR, firmada em 2023, prevê isenção de desconto em casos de afastamentos necessários para harmonização e cirurgias de redesignação sexual.