sexta-feira, 5 de setembro de 2025

XVI Festival de Teatro de Fortaleza fomenta debates sobre gestão e difusão teatral em seminário e encontro internacional de programadores

Entre os dias 8 e 12 de setembro, a programação traz o Seminário "A Arte da Sustentabilidade: Teatro e Mercado em Festivais" e o Encontro Internacional de Programadores Teatrais, em parceria com o Ceará Criativo

Entre 31 de agosto e 12 de setembro de 2025, a capital cearense é palco da 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza. Com programação gratuita voltada aos mais diversos públicos, a iniciativa é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com produção do Teatro Novo. Para além de espetáculos teatrais e de outras linguagens artísticas, dos dias 8 a 12, a programação também também traz o Seminário "A Arte da Sustentabilidade: Teatro e Mercado em Festivais" e o Encontro Internacional de Programadores Teatrais, em parceria com o Ceará Criativo, uma iniciativa do Governo do Ceará.
A proposta é refletir sobre o teatro em uma perspectiva de empreendimento viável e sustentável, discutindo como a arte pode se desenvolver, crescer e alcançar novos públicos. Por diferentes prismas, o seminário propõe fomentar debates sobre a gestão de projetos teatrais desde a sua concepção, abordando a formação e produção dos espetáculos, até as estratégias de difusão para um público mais amplo e a circulação da obra em diferentes locais e festivais. 
De acordo com a secretária municipal da Cultura, Helena Barbosa, Fortaleza vivencia um momento ímpar na cena teatral. “Pela primeira vez, temos a oportunidade de reunir e promover um diálogo entre todas as escolas de formação em teatro de Fortaleza, um encontro potente e significativo que, nesse contexto de retomada da Política Nacional de Artes e reestruturação do Sistema Nacional da Cultura, fortalece uma diretriz fundamental, que é a formação. A melhor estruturação dessa política ampliará ainda mais essa potência, já reconhecida e premiada nacionalmente”, destaca a titular.
Composto por cinco mesas, palestra e workshop, o seminário acontece no Teatro Antonieta Noronha e Centro Cultural Belchior nos dias 8 e 9 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser antecipadas virtualmente, através de link na bio do Instagram do festival: @festivaldeteatrofortaleza.

Encontro Internacional de Programadores
Outra proposta do festival é  fortalecer a circulação e a mobilidade de produções culturais do Ceará, com palestras, consultorias e rodada de negócios voltada para grupos residentes em Fortaleza. A iniciativa é uma parceria entre o XVI Festival de Teatro de Fortaleza e o Ceará Criativo - Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses.
Entre os dias 9 e 12, haverá quatro consultorias especializadas que contemplam os 32 grupos participantes do festival, e uma série de encontros de Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais. As ações se estruturam como um suporte estratégico a artistas e agentes culturais.
A secretária executiva da Cultura de Fortaleza, Ticiana Studart, ressalta a relevância do Encontro para criar redes de oportunidades para artistas fortalezenses e estabelecer pontes com produtores e contratantes. “Em virtude de Fortaleza ter uma cena teatral forte e ser referência, celeiro de talentos que têm despontado nas novelas, nos palcos, no cinema e no audiovisual em geral, conseguimos, em parceria com o Ceará Criativo, atrair programadores nacionais e internacionais, iniciativa que, certamente, será um marco na consolidação de Fortaleza na rota de circulação e difusão das produções teatrais”, afirma a gestora. 
O primeiro encontro é aberto, sem necessidade de inscrição, já pras consultorias e rodadas de negócios as vagas são limitadas e precisam ser agendadas com a organização do festival.
O Ceará Criativo é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto BR, apoio do HUB Cultural Porto Dragão, produção executiva da Quitanda Soluções Criativas e executado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura.
O XVI Festival de Teatro de Fortaleza é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com produção do Teatro Novo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 8 de Setembro

- SEMINÁRIO FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA 2025

TEMA: “A Arte da Sustentabilidade: Teatro e Mercado em Festivais”
Local: Teatro Antonieta Noronha
8h - Abertura e Recepção
Duração: 30 min
Acesso:  Inscrição antecipada via link na bio e credenciamento no dia.

Café Afetivo com Performance Musical: A recepção dos convidados será um momento de acolhimento e conexão regada a música para criar um ambiente descontraído para a troca de experiências.

9h - Palestra: “A Arte da Sustentabilidade: Teatro e Mercado em Festivais”
Palestrante: Dudu Ferraz – Coordenador do Feverestival em Campinas/SP
Duração: 60 min 
Acesso: Inscrição antecipada via link na bio do Instagram do FTF mais credenciamento no dia 08/09.

10h - Mesa 1 – “A Formação Teatral de Fortaleza e a Criação do Produto Artístico para Cena”
Duração: 90 min
Acesso: Inscrição antecipada via link na bio e credenciamento no dia.

Discutir a formação em Fortaleza e as etapas iniciais da produção teatral abordando a arte e a gestão por trás da criação de um espetáculo. Entender como uma ideia se transforma em um produto artístico com a concepção criativa (dramaturgia, direção, atuação) e a gestão de projetos (orçamento, cronograma, equipe). Trazer um panorama do processo de formação do espetáculo, destacando o equilíbrio entre a visão artística e as necessidades práticas para a materialização da obra.
Condutora da Conversa: Samara Garcia – Diretora da Vila das Artes (ICI/SECULTFOR)

Convidados:
- Clovis Levi – Diretor, Autor, Professor de Interpretação e de Direção, Crítico Teatral
- Graça Freitas – Coordenadora da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes
- Liliana Matos – Instituto Federal do Ceará/IFCE
- Levy Mota – Coordenador do Laboratório de Teatro/Porto Iracema das Artes
- Isabel Botelho – Coordenadora de Formação do Theatro José de Alencar
- Henrique Gonzaga – Coordenador da Escola de Cultura e Artes do CCBJ

15h - Mesa 2 – “Comunicação Estratégica e Visibilidade Teatral”
Duração: 90 min 
Acesso:  Inscrição antecipada via link na bio e credenciamento no dia.
Esta roda de conversa abordará a comunicação como ferramenta essencial para os grupos e espaços. O debate se concentrará em como utilizar a plataforma do festival para amplificar a visibilidade dos grupos e companhias da cidade, construindo uma audiência fiel e geradora de impacto, tanto nas mídias tradicionais quanto nas redes sociais.

Condutor da Conversa: Renato Abê - Jornalista

Convidados:
- Magela Lima – Universidade Federal do Ceará/UFC
- Professor Wellington Júnior – Universidade Federal do Ceará/UFC
- Sônia Lage - Dégagé Comunicação

16h30 - Mesa 3 - “Festivais como incentivadores do desenvolvimento Cultural e da sustentabilidade econômica”
Duração: 90 min
Acesso:  Inscrição antecipada via link na bio e credenciamento no dia.

Esta mesa discutirá o impacto transversal e multidimensional dos festivais, analisando-os não apenas como eventos artísticos, mas como catalisadores de desenvolvimento. Serão abordadas as formas como os festivais geram oportunidades econômicas, fortalecem cadeias produtivas locais e promovem a valorização da identidade cultural.
Condutor da Conversa: William Mendonça 
Convidados:
- Nilde Ferreira – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
- Cynthia Margareth – Aflorar Cultura
- Dudu Ferraz – Feverestival

Dia 9 de Setembro
- SEMINÁRIO FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA 2025
TEMA: “A Arte da Sustentabilidade: Teatro e Mercado em Festivais”
Local: Centro Cultural Belchior (CCBel) 

9h às 13h - Workshop “Afeto, criação e partilha - produção colaborativa como (re)existência", com Cynthia Margareth/Aflorar Cultura.
Espaço: Sala do CCBel
Duração: 240 min
Acesso: Inscrição antecipada via link na bio do Instagram do FTF, com credenciamento no dia da atividade.

9h - Mesa 4 - “Do Palco à Gestão: Estratégias de criação e sustentabilidade dos Grupos e Companhias de teatro”
Espaço: Auditório do CCBel
Duração: 90 min 

Acesso: Inscrição antecipada via link na bio do Instagram do FTF, com credenciamento no dia da atividade.

Esta mesa aprofundará as estratégias de gestão e planejamento que os grupos e companhias adotam, utilizando os festivais como ponto de partida. Serão apresentados experiências exitosas e ferramentas práticas para gestão de grupos, planejamento financeiro e a construção de uma marca sólida, garantindo a continuidade, sistematização e permanência desses grupos e companhias.

Condutor da Conversa: Gyl Giffony – Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
Convidados:
- Raimundo Moreira – Cia. Prisma de Artes
- Francis Wilker – Universidade Federal do Ceará/UFC
- Jota Junior Santos – Grupo Pavilhão da Magnólia

11h - Mesa 5 – “A Ocupação Criativa em espaços e equipamentos culturais no Ceará”
Espaço: Auditório do CCBel
Duração: 90 min
Acesso: Inscrição antecipada via link na bio do Instagram do FTF, com credenciamento no dia da atividade.
A mesa trará o potencial das sedes e espaços de programação para a sustentabilidade dos grupos. Os participantes discutirão como a ocupação criativa desses espaços pode gerar receitas, fortalecer a base comunitária e transformar o local em um polo de atividade cultural contínua, mesmo fora do período dos festivais.
Condutora da Conversa: Dane de Jade – Gestora Cultural ONG Beatos

Convidados:
- Silvia Moura – Gestora do Teatro Antonieta Noronha e do Teatro São José
- Américo Córdula – Gerente de Teatro do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
- Vanéssia Gomes – Gestora do Teatro Carlos Câmara (IDM/SecultCE)

- ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROGRAMADORES DE TEATRO
13h às 17h - Consultoria: Circulação de grupos em mostras e festivais nacionais e internacionais com Felipe Assis
Local: Sala Multiuso do Centro Cultural Belchior
Vagas: 8 vagas (artistas, grupos e/ou coletivos)
Acesso: Mediante inscrição prévia. 

Dia 10 de Setembro
- ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROGRAMADORES DE TEATRO
15h - Roda de Conversa e Café com Programadores de Festivais de Teatro
Local: Auditório do Centro Cultural Belchior
Vagas: 16 Pessoas

Dia 11 de Setembro:
- ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROGRAMADORES DE TEATRO
9h às 17h - Consultoria: Elaboração de projetos para editais de mobilidade artística nacionais e internacionais
Local: Auditório do Centro Cultural Belchior
Vagas: 8 Pessoas
Acesso: Mediante inscrição prévia.

Dia 12 de Setembro
- ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROGRAMADORES DE TEATRO:
10h às 13h - Encontro de Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais (Rodada de Negócio)
Local: Auditório do Centro Cultural Belchior 
Vaga: 16 Pessoas
Acesso: Mediante inscrição prévia

SERVIÇO:
XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) – De 31 de agosto a 12 de setembro de 2025 em espaços culturais de Fortaleza. Informações: Rede Social: @festivaldeteatrofortaleza. 
Seminário “A Arte da Sustentabilidade: Teatro e Mercado em Festivais”
Data: 8 e 9 de setembro de 2025 (Segunda-feira e Terça-feira)
Local: Dia 8 no Teatro Antonieta Noronha; Dia 9 no Centro Cultural Belchior (CCBel)

Encontro Internacional de Programadores
Data: 9 a 12 de setembro de 2025 (Terça-feira a Sexta-feira)
Local: Centro Cultural Belchior (CCBel)

ENDEREÇOS:
Teatro Antonieta Noronha - R. Pereira Filgueiras, 4 - Centro
Centro Cultural Belchior - R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema

Nenhum comentário: