terça-feira, 5 de agosto de 2025

Cidade da Criança é reinaugurada com cinema gratuito, sala tecnológica e espaço cultural

Equipamento no Centro da Cidade tem programação cultural desenvolvida pela Quitanda Soluções Criativas a partir do apoio cultural da Enel Distribuição Ceará

Espaço cultural, Casa Tecnológica e sala CINE+: três equipamentos localizados no coração da cidade, na Cidade da Criança, foram entregues à população na manhã desta segunda-feira (4). Revitalizados pela Quitanda Soluções Criativas, os espaços compõem a nova programação do parque público voltado à Primeira Infância. A proposta é oferecer atividades lúdicas e culturais para crianças e famílias, unindo aprendizado, diversão e valorização da história do local.
“É uma grande satisfação ver esses espaços ganhando vida em um local tão simbólico para Fortaleza, que é a Cidade da Criança. A Quitanda já atua na revitalização de espaços urbanos e nos orgulha fazer parte desse projeto. A Sala CINE+ presente em várias cidades do Brasil, chega aqui em formato cápsula, com programação gratuita aberta à população”, destaca Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.
Dentre as ações do espaço, revitalizado pela Prefeitura de Fortaleza, a partir do gabinete da primeira-dama, a Enel Distribuição Ceará, por meio de um projeto de incentivo fiscal, patrocina a concepção e elaboração da sala multiuso da Rede Cine+, da sala tecnológica e do espaço cultural com o histórico do parque.
“É uma satisfação participar deste momento em parceria com a cidade de Fortaleza e com a Quitanda Soluções Criativas. Este projeto é especial por resgatar uma área histórica do centro e devolvê-la à população como um espaço de convivência para todas as idades”, afirma José Nunes de Almeida Neto, presidente da Enel Ceará.
Novos espaços para toda a família
Com as novidades, Fortaleza passa a integrar a lista de municípios brasileiros com sala multiuso da Rede Cine+. Com sessões de cinema gratuitas e uma programação diversa, a proposta é oferecer à população um espaço de contato com o audiovisual a partir de filmes voltados para a família em geral. A sala tem 50 lugares e é adaptada para acessibilidade.
A ideia é fortalecer, principalmente, o audiovisual brasileiro, com temáticas de Direitos Humanos e Cidadania, além de democratizar o cinema, tornando-o cada vez mais acessível para a população. A Rede Cine+ já chegou na cidade de Itapipoca, interior do Ceará, e nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty, no estado do Rio de Janeiro.
Já a Sala Tecnológica vai abrigar o Observatório Municipal da Primeira Infância do Ceará, espaço que reúne indicadores voltados aos primeiros anos de vida dos fortalezenses. O local aborda informações ligadas à saúde, educação e outros fatores essenciais para o desenvolvimento infantil, norteando-se principalmente pelo Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza. O espaço conta ainda com miniauditório, óculos de realidade virtual e painéis informativos.
Em formato de linha do tempo, o Espaço Cultural Cidade da Criança narra a história do espaço e sua transformação ao longo dos anos, trazendo registros desde o século 19, quando era chamado de “Parque da Liberdade” em homenagem à abolição da escravatura. O histórico destaca ainda que, em 1991, o local foi tombado como patrimônio cultural de Fortaleza, a fim de que sua cultura e memória fossem preservadas.
A entrega da sala multiuso da Rede CINE+, da sala tecnológica e do espaço cultural na Cidade da Criança é uma realização da Quitanda Soluções Criativas. A iniciativa tem apoio cultural da Enel Distribuição Ceará por meio de incentivo fiscal, conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Instituto Cine+
Um espaço de difusão da arte e do audiovisual. Assim define-se o Instituto CINE+, programa inovador que visa fortalecer o setor audiovisual por meio de sessões de cinema, apresentações de várias linguagens artísticas (Salas da Rede Cine+) e ações formativas (Escola de Audiovisual).
As salas públicas de cinema do Instituto CINE+ estão em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty, e em uma cidade do interior do Ceará, Itapipoca. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o Cine+ já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas com sessões para alunos de escolas municipais, moradores locais e formações gratuitas.

Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Quitanda Soluções Criativas
Desde 2007, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Nenhum comentário: